fbpx
ArtigosHomeNotícias

Artigo: Qual a melhor maneira de entrar em contato com nossos vizinhos galácticos?

Compartilhe:

Nota da redação: o artigo “Qual é a melhor maneira de entrar em contato com nossos vizinhos galácticos?” foi escrito em 2017 por  David Szondy para o site New Atlas.

----publicidade----

Nele o autor aborda de maneira simples e didática o que a humanidade já fez, o que está fazendo e o que deve fazer se realmente deseja estabelecer contato com civilizações extraterrestres.

O primeiro trecho está disponível logo abaixo. No final há um link direcionando para o texto original em inglês, que pode ser lido com a ajuda do Google Tradutor.

É um texto que vale muito a pena ser lido e degustado. Se você é um apaixonado pela ciência, pelo universo, pela ufologia e pelas possibilidades que o cosmos oferece, este é o momento de aprender.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Boa leitura!

Chamando todos os alienígenas!

O dia 20 de agosto de 2017 marcou o 40º aniversário do lançamento da primeira missão Voyager da NASA, que carrega um disco de ouro cheio de mensagens para civilizações potenciais além do nosso Sistema Solar.

Este ano também é o 20º aniversário do filme de ficção científica Contato, que trata do recebimento de mensagens de alienígenas no rádio.

----publicidade----

Tanto o disco quanto o filme são criações de Carl Sagan e levantam uma questão interessante: qual das duas abordagens tem a melhor chance de sucesso no contato com alienígenas? As mensagens de rádio ou sondas não tripuladas?

Contato com vizinhos galácticos

O primeiro contato com civilizações extraterrestres há muito fascina cientistas, filósofos e escritores. Tem sido objeto de estudos científicos de pessoas sérias, mas também de picaretas, épicos de ficção científica, suscitando debates internacionais.

Os resultados especulativos do primeiro encontro entre o homem e o extraterrestre percorrem toda a gama da imaginação.

----publicidade----

Visitas de alienígenas ou saudações das estrelas têm sido vistas como maravilhosamente momentosas, com a raça humana elevada ao próximo passo na perfeição evolutiva, até acabarmos como o prato principal na mesa de alguém.

O que esperar do encontro

Quer o resultado seja como em 2001: uma Odisseia no Espaço ou To Serve Man, como estabeleceremos contato com quem ou o que vive além de nosso Sistema Solar?

Nosso primeiro contato será uma nave alienígena carregando homenzinhos verdes? Uma sonda operada por uma inteligência artificial?

Um misterioso artefato enterrado na Lua? Um sinal de rádio ecoando nas estrelas? Zaphod Beeblebrox invadindo uma festa em Islington?

Questões a serem respondidas

O problema em responder a estas perguntas é que literalmente não sabemos nada sobre qualquer outra forma de vida inteligente. Nem mesmo sabemos se eles existem ou qual a probabilidade de sua existência.

Como pensam, suas limitações, ou de que forma eles podem escolher para se darem a nos conhecer? Essas são questões tão complexas que muitas vezes mergulham no reino da metafísica, se não da teologia.

Uma maneira muito mais fácil de chegar a uma resposta é não perguntar “como eles entrarão em contato conosco?”, mas sim “como iremos contatá-los?”.

Se pudermos responder a última, estaremos muito mais perto de responder a primeira. Saber como enviar mensagens ensina como recebê-las.

_____________

Leia Também:

Cientistas podem ter encontrado uma parede gigante no limite do Sistema Solar

Elon Musk: Temos que acelerar as viagens espaciais. Nossa civilização corre riscos

Intrigante sinal de rádio vindo do espaço profundo volta a se repetir. Ouça agora!

_____________

Para continuar a leitura do artigo é só clicar AQUI. Se estiver no celular basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela (ao lado do navegador) e escolher TRADUZIR.

Mas se estiver no computador é só clicar com o botão direito do mouse e escolher TRADUZIR.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×