fbpx
NotíciasDestaqueMancheteVídeos

Mistério durante eclipse solar: OVNI ou… apenas uma sombra?

Compartilhe:

Durante o recente eclipse solar total, visível a partir dos Estados Unidos, México e Canadá, vários avistamentos de supostos óvnis chamaram a atenção e deixaram os espectadores boquiabertos. Um dos registros mais notáveis foi feito em Arlington, Texas, mostrando o que parece ser um objeto delgado, em forma de flecha, passando pelas nuvens.

----publicidade----

Indo para a internet para compartilhar o vídeo, uma pessoa disse: “ALERTA VERMELHO: Acabou de surgir um novo vídeo do OVNI avistado sobre Arlington, Texas, durante o eclipse solar de hoje e as pessoas estão pirando porque ele parece desaparecer nas nuvens”.

 


As imagens insólitas rapidamente viralizaram, causando um verdadeiro frenesi nas redes sociais, com internautas compartilhando os vídeos aos montes. Alguns especulavam, estarrecidos, que poderia ser uma nave alienígena desaparecendo entre as nuvens. Em poucos instantes, o tema havia ganhado as manchetes de tabloides sensacionalistas, enquanto centenas de perfis ligados à ufologia exploravam a polêmica online.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Outros avistamentos e registros de diversos tipos – nenhum como a “sombra” delgada – foram reportados em diferentes localidades no dia do eclipse, alimentando ainda mais a comoção pública.

Investigador acredita ser apenas uma sombra de aeronave

Enquanto alguns internautas especulavam trata-se de um UFO a um “dementador” da história de Harry Potter, para o pesquisador John Greenewald, editor do site The Black Vault, especializado em investigar teorias da conspiração, a explicação é bastante simples.

Ele expressou seu ceticismo em relação a essas alegações. “Honestamente, não consigo acreditar em quantas pessoas acreditam nessas teorias da conspiração sobre o eclipse de ontem”, lamentou Greenewald em seu perfil no Twitter.

----publicidade----

Ele sugere que o suposto OVNI flagrado em Arlington poderia ser, na verdade, a sombra de um helicóptero projetada nas nuvens – um fenômeno que, segundo ele, é comum nas proximidades de aeroportos. “Cresci perto de um aeroporto e já vi algo parecido muitas vezes antes”, afirmou.

Ele também compartilhou dados do aplicativo Flightradar24 mostrando o intenso tráfego aéreo na região durante o eclipse e reforçando sua explicação racional para o caso.

De fato, o episódio ocorreu num momento do eclipse em que acontece ou fenômeno conhecido de “nitidez das sombras”. Pelo fato de a luz do Sol ser reduzida e transformar-se quase um ponto de emissão que a física denomina “puntiforme”, as sombras projetadas por qualquer objeto tornam-se mais nítidas e aparentemente mais sólidas.

----publicidade----
Ferramenta de fact-checking do próprio X (antigo Twitter) dá alerta aos leitores da postagem: é sombra!
Ferramenta de fact-checking do próprio X (antigo Twitter) dá alerta aos leitores da postagem: é sombra!

Teorias conspiratórias e folclore envolvendo eclipses

Este eclipse em particular esteve o tempo todo sendo alardeado por perfis sensacionalistas, porque, dada a sua raridade e oportunidade de observação, a NASA programou uma série de experimentos e anunciou alguns lançamentos de foguetes com instrumentos para detectar a atividade solar. Outra fonte de teorias da conspiração neste ano foi baseada numa coincidência: o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na fronteira entre a Suíça e a França, anunciou o retorno de suas atividades no mesmo dia do eclipse. Contudo, essas especulações não faziam o menor sentido, já que o CERN fica numa localidade fora da área de influência do fenômeno astronômico.

Os eclipses solares sempre despertaram fascínio e temor nas sociedades ao longo da história. Desde a Antiguidade, eles foram vistos como maus presságios ou sinais sobrenaturais por diversas culturas. Na Grécia antiga, acreditava-se que um eclipse era causado por um ataque do deus Dragão à Lua. Já os antigos romanos sacrificavam animais em rituais durante os eclipses. No folclore medieval europeu, era comum a crença de que eclipses solares eram provocados por feiticeiras tentando devorar o Sol.

Mesmo com os avanços científicos, algumas teorias conspiratórias envolvendo eclipses ainda persistem nos dias atuais, alimentadas pelo interesse por “likes” e “cliques”. Seja como for, fenômenos naturais raros como os eclipses continuam a instigar nossa imaginação e senso de maravilhamento diante dos mistérios do cosmos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×