fbpx
NotíciasManchete

USAF libera detalhes sobre OVNI “Apollo”, que desativou radar de caça

Compartilhe:

Em um movimento raro na história da Ufologia, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) liberou informações detalhadas sobre um encontro com um objeto voador não identificado (OVNI), conhecido como “Apollo”. O incidente ocorreu no dia 26 de janeiro de 2023, próximo à base de Eglin, na Flórida.

----publicidade----

Os documentos, obtidos através do Ato de Liberdade de Informação (FOIA) pelo engenheiro de software e pesquisador de UAP, Abbas Michael Dharamsey, revelam detalhes de um misterioso avistamento de um Fenômeno Aéreo Não Identificado (UAP) que ocorreu durante uma missão de teste sobre o Golfo do México.

O OVNI, apelidado de “Apollo” devido à sua semelhança com a cápsula da aeronave Apollo 13, foi um dos quatro objetos detectados no radar das aeronaves a uma altitude de 17.000 pés. Um piloto de caça conseguiu travar o radar no OVNI e obter uma captura de tela do objeto, enquanto os outros três foram apenas detectados pelo radar.

Notavelmente, ao se aproximar a 4.000 pés do OVNI líder, o radar do piloto falhou e permaneceu desativado pelo resto da missão, com investigações pós-missão falhando em diagnosticar conclusivamente a falha. O objeto, que não apresentava asas, hélices ou qualquer outra superfície de sustentação, exibia uma luz alaranjada para avermelhada no centro.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia
Reprodução

Os documentos também incluem um desenho do OVNI, fornecendo uma representação visual de apenas uma parte do encontro do piloto. No entanto, um vídeo relacionado ao incidente foi retido integralmente sob a “Isenção (b)(1)”, que protege informações consideradas críticas para a defesa nacional ou política externa e devidamente classificadas por uma ordem executiva1.

O vídeo chegou a ser mencionado pelo deputado norte-americano Matt Gaetz numa das audiências públicas de discussão do tema UAP no Congresso Nacional. Não ficou claro, à época, se Gaetz viu o vídeo, ou se a imagem que ele viu foi apenas uma captura de tela dele. Mesmo assim, o episódio foi usado pelo político para criticar a manutenção do sigilo do Departamento de Defesa em torno do assunto.

Dharamsey, que disse ter sido “inspirado” pelo The Black Vault para começar a fazer esses e muitos outros pedidos de FOIA, disse em um email que planeja “… recorrer do pedido para o vídeo para verificar como o objeto realmente se parece, tentar encontrar qualquer possível origem humana para a nave, e fazer mais pedidos de FOIA com relação a qualquer investigação do evento pela AARO ou qualquer outra organização governamental”.

----publicidade----

Num complemento a um texto publicado em março de 2024 pelo The Black Vault, Dharamsey deu mais esclarecimentos sobre o documento, o encontro com Gaetz e seus próximos passos na investigação:

“Fomos informados por Matt Gaetz que ele participou de um briefing confidencial no qual dois pilotos encontraram, o que ele poderia melhor descrever como “um orbe”, durante uma missão de treinamento de rotina ao largo do Golfo do México. Com este pedido FOIA, podemos confirmar que o evento ocorreu. O desenho, fornecido no lugar do vídeo, descreve um objeto que não parece ter nenhuma origem que eu possa indicar. Meus próximos passos são apelar da solicitação do vídeo para verificar a aparência real do objeto, tentar encontrar qualquer possível origem humana para a nave e registrar mais FOIAs com relação a qualquer investigação do evento pela AARO ou qualquer outra organização do governo.”

A liberação dessas informações pela Força Aérea dos EUA é relevante no contexto do intenso debate sobre Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs) que está ocorrendo no meio político norte-americano. Este é o primeiro caso de liberação de documentos sobre um encontro anômalo pela Força Aérea desde o Projeto Blue Book. O documento completo pode ser baixado neste link.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×