fbpx
NotíciasManchete

Misteriosos drones surgem sobre instalações nucleares da Suécia

Compartilhe:

Uma série de avistamentos de misteriosos drones estão ocorrendo perto de várias instalações nucleares na Suécia desde semana passada. Os avistamentos foram confirmados pela Autoridade Policial Sueca, que lançou uma investigação nacional sobre os incidentes, aos quais chamou de “incidentes extremamente graves”.

----publicidade----
Reator número 3 da Usina Nuclear de Forsmark: local de avistamento de objeto voador não identificado associado a drone (Imagem: Wikimedia / robin-root)
Reator número 3 da Usina Nuclear de Forsmark: local de avistamento de objeto voador não identificado associado a drone (Imagem: Wikimedia / robin-root / https://www.flickr.com/photos/robin-root/222328805/)

Os insólitos avistamentos foram divulgados na imprensa local e logo ganharam repercussão em sites dedicados a UAPs, tecnologia e manobras militares como The Drive e The Debrief.

O primeiro relato de um desses drone misteriosos ocorreu no dia 14 de janeiro. Aproximadamente às 20h, no horário local, um objeto foi visualizado por um segurança da Usina Nuclear de Forsmark, localizada ao longo da Costa Leste da Suécia, cerca de 110 quilômetros ao norte de Estocolmo.

Dadas as preocupações de segurança envolvidas com a instalação nuclear, a polícia dirigiu-se imediatamente à área. A porta-voz da polícia, Petra Blomqvist, confirmou que os policiais em solo e no helicóptero da polícia fizeram contato visual com uma aeronave não identificada operando perto da usina nuclear de Forsmark.

----publicidade---- Portal Vigília Recomenda o Podcast Ufologia de Quintal

Pouco depois de ser visto pela polícia, o drone começou a se mover para o leste, antes de finalmente desaparecer perto da ilha de Gräsö.

“Vimos o drone do chão e no ar. Então nós o perdemos. Não está claro o que aconteceu com ele”, disse Blomqvist à agência de notícias sueca Aftonbladet. “Não há indicação de que tenha caído ou aterrissado.”

Na mesma época do avistamento em Forsmark, a polícia diz que drones não identificados semelhantes foram vistos voando perto de várias outras instalações nucleares suecas, incluindo as usinas nucleares Oskarshamn e Barsebäck.

Também houve relatos adicionais de avistamentos de drones perto da Usina Nuclear de Ringhals, localizada na costa oeste da Suécia. A emissora de televisão pública nacional sueca SVT postou um vídeo capturado por uma família que passava de carro pelo local.

----publicidade----

O vídeo mostra uma luz brilhante de aparência indistinta, supostamente voando perto da Usina Nuclear de Ringhals por volta das 20h30, horário local, também em 14 de janeiro. No momento em que o vídeo foi capturado, um segurança de Ringhals notificou a polícia de que ouviu “o que foi percebido como um drone na área”.

Línk para o vídeo de objeto voador gravado por família próximo de Usina Nuclear. Reprodução: SVT | Imagem: Daniel Petersson
Veja o vídeo de objeto voador gravado por família próximo de usina nuclear. Reprodução: SVT | Imagem: Daniel Petersson

A mesma resposta policial foi acionada para o local — pessoal em solo e policiais no helicóptero — mas dessa vez segundo a autoridade da polícia os oficiais não conseguiram localizar um drone operando na área naquele momento.

“Estes são eventos extremamente graves. Estamos investigando uma possível conexão, por meio de coordenação nacional, entre os eventos, diz a porta-voz da polícia à SVT.

----publicidade----

As incursões de óvnis, ou UAPs — como são normalmente chamados agora no meio militar — no espaço aéreo protegido e principalmente próximos de instalações nucleares têm se tornado uma preocupação constante para as nações em todo o planeta.

No recente caso da Suécia, os avistamentos de “drones misteriosos” coincidiram com o anúncio do tenente-general Michael Claesson, chefe de operações conjuntas das Forças Armadas da Suécia, de que o país estaria reforçando sua presença militar visível na ilha de Gotland em resposta ao crescente número de desembarques russos em embarcações que atravessam o mar Báltico.

Nos Estados Unidos esse tipo de relato também tem crescido. O site The Drive relembrou reportagem recente que mostrou uma incursão de drone absolutamente bizarra acima da usina nuclear de Palo Verde, no Arizona, que permanece inexplicável até hoje.

Documentos da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (NRC) mostram que Palo Verde está longe de ser a única instalação nuclear a ter esse tipo de visitas. Cerca de 60 avistamentos de drones diferentes ocorreram em 24 instalações de energia nuclear entre 2015 e 2019. Por causa disso, a NRC e Administração Nacional de Segurança Nuclear parecem estar finalmente levando a situação a sério, fazendo movimentos para implantar sistemas anti-drone em locais sensíveis.

_______________

LEIA TAMBÉM:

EUA: políticos querem mais esforço na investigação dos UAP. E relatórios anuais

Óvnis desarmaram armas nucleares nos anos 1960, afirmam militares americanos

Óvnis sobre instalações nucleares preocupam autoridades do Irã

China e Rússia também mantêm bases equivalentes à Área 51

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×