fbpx
CasosMancheteNotíciasVídeos

Alegando ameaças, ex-militar pede retirada de vídeo sobre Varginha

Compartilhe:

Na semana passada o Portal Vigília noticiou a bombástica entrevista do ex-militar que afirmou ter visto de perto uma das criaturas supostamente capturadas em janeiro de 1996, no episódio que deu origem ao famoso Caso Varginha. Num desdobramento ainda mais surpreendente, o pesquisador Edison Boaventura Júnior, autor da entrevista, anunciou na última sexta-feira, 21 de janeiro, que retirou o vídeo do ar a pedido do entrevistado, que relatou receber ameaças.

----publicidade----

Em novo vídeo publicado em seu canal Enigmas e Mistérios, que recentemente ultrapassou a marca de 100 mil inscritos, Boaventura explicou as razões apontadas pelo entrevistado para que retirasse o material do Youtube.

“Esse ex-recruta estava abalado (…). E ele falou pra mim o seguinte: ‘estou sofrendo represálias, recebendo mensagens de ordem ameaçadora por telefone’”, revelou Edison Boaventura Jr.

No vídeo, o pesquisador apresenta trechos de conversas com o ex-recruta por Whatsapp onde ele contesta o argumento do pesquisador, de que ele não precisaria se preocupar com as ameaças quanto às questões legais. Segundo Boaventura, o sigilo sobre os documentos de Varginha (e o termo de confidencialidade que a testemunha relatou ter sido obrigada a assinar), teriam validade de 25 anos (o Caso Varginha completou 26 anos neste mês de janeiro de 2022).

“As coisas não funcionam só no papel. Não tenho medo da justiça, pois a lei está do meu lado. O problema é outro. Pode acontecer alguma coisa comigo, se isso continuar. E (com) minha família”, escreveu o entrevistado.

As ameaças teriam acontecido por telefone, mas a testemunha tentou transcrever seu teor nas mensagens ao pesquisador. A ligação anônima o teria orientado a “cancelar imediatamente” a divulgação “caso tenha prestado depoimento a qualquer mídia de divulgação, seja ela internet, TV ou mídia impressa”. Isso porque, segundo o interlocutor, o ex-militar responderia por “violação de assuntos classificados como ultrassecretos pelas Forças Armadas do Brasil”.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

O pesquisador ressaltou que “em consideração à testemunha e à família”, por causa das ameaças relatadas, o canal Enigmas e Mistérios resolveu tirar a entrevista sobre Varginha do ar, mesmo com o vídeo tendo mais de 200 mil visualizações.

Contatos com o ufólogo iniciaram em junho de 2020

Logo a após a publicação da entrevista, o ufólogo Edison Boaventura Júnior chegou a conversar com o Portal Vigília, fornecendo mais detalhes do trabalho de apuração e checagem do depoimento. O primeiro contato com o ex-recruta tinha acontecido por e-mail no dia 12 de junho de 2020.

Boaventura revelou que tinha provas seguras da vida militar do entrevistado, e também do pai dele, já falecido, ligado à Polícia Militar. Durante o processo de apuração, o pesquisador disse ter levantando nomes e contatos de colegas do ex-recruta, com quem ainda está tentando falar para conseguir mais “peças do quebra-cabeças”, como costuma se referir ao incidente em Varginha.

----publicidade----

“É verídico, ele vivenciou isso (…). Eu já tinha informações que convergem com isso tudo que ele falou. Inclusive o envolvimento com os americanos (…). Eles foram para lá no dia 20, os americanos, numa aeronave C17 da USAF — eu tenho foto dessa aeronave também”, relatou o ufólogo, em referência à informação recém confirmada por um controlador de voo.

Na troca de mensagens com o Portal Vigília, Boaventura garantiu já ter apurado mais detalhes da pesquisa com as criaturas supostamente levadas para o departamento de medicina legal da Unicamp. Graças a informações fornecidas por duas enfermeiras, o ufólogo diz que foram frustradas tentativas de análise do sangue (hemograma) dos seres, que teria coagulado nas mangueiras do equipamento.

Segundo ele as máquinas teriam sido completamente substituídas pelos militares norte-americanos. “Todo o material que foi usado no setor foi substituído por outro novinho. Inclusive as máquinas de hemograma. Elas eram importadas dos Estados Unidos, então vieram novas máquinas e eles fizeram questão de colocar o mesmo código de série para despistamento”, relatou.

Novidades sobre o Caso Varginha

Antes de saber das ameaças à sua testemunha, Boaventura brincou com os riscos na conversa com a reportagem, acrescentando uma nova informação que ele diz ter checado mas que até hoje não faz parte da história divulgada do Caso Varginha, nem mesmo estaria “no radar” dos pesquisadores da época.

----publicidade----

“Outra coisa que vou te contar antes que eu morra — nunca se sabe o que pode acontecer (risos) — é que a nave não caiu em Varginha. Ela caiu numa cidade do lado”.

Segundo o pesquisador, a queda associada ao conhecido avistamento do casal Eurico Rodrigues de Freitas e Oralina Augusta de Freitas de um “submarino voador” provavelmente foi apenas distração. Boaventura garante ter informação de um bombeiro que se dirigia ao verdadeiro local da queda. No caminho, um policial militar teria feito contato com a viatura dos bombeiros que voltassem, porque o Exército já tinha assumido o resgate.

Sobre o recente pedido de sua nova testemunha, que pediu para excluir o vídeo, Boaventura disse que ainda está “digerindo” a questão.

“Expliquei que o vídeo viralizou e que muitos já haviam publicado em portais, etc etc. Mas, ele queria que eu tirasse do ar no meu canal e não se importava com o resto, pois o problema é que meu canal era o mais visado”.

Há pouco menos de um ano, logo após o aniversário de 25 anos do episódio, outra nova testemunha localizada pelo Portal Vigília desmentiu a narrativa da conclusão oficial do Exército para o Caso Varginha. Agora temos as novas revelações do ex-recruta e a polêmica retirada do vídeo do Youtube. Pelo visto, mesmo 26 anos depois o Caso Varginha ainda tem muitas surpresas e reviravoltas a oferecer.

Confira o vídeo de explicações do Canal Enigmas e Mistérios:

[ATUALIZAÇÃO em 28/01/2022: o nome da testemunha foi suprimido e sua imagem foi borrada para preservar sua identidade após seu contato com o Portal Vigília]

_________________

LEIA TAMBÉM:

Exclusivo: nova testemunha contradiz conclusão do Exército sobre Caso Varginha

Avião dos EUA entrou sem autorização no Brasil e americanos estiveram em Varginha no dia da captura do ET

“Eu nunca vi coisa igual na vida”, diz legista de caso relacionado a ET de Varginha

Equipe de documentário sobre ET de Varginha é recebida com ameaça de tiros

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×