fbpx
NotíciasHome

Histórico: helicóptero Ingenuity faz o primeiro vôo em Marte

Compartilhe:

O helicóptero Ingenuity da NASA completou na manhã desta segunda-feira, 19, um curto, mas histórico voo de subida e descida na superfície do planeta Marte.

----publicidade----

O pequeno robô fez história na exploração do espaço quando pairou no ar fino do planeta vermelho. Ele foi a primeira máquina da Terra a voar como um avião ou helicóptero em outro mundo.

No Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), na Califórnia, os engenheiros comemoraram muito quando a imagem mostrando a sombra do helicóptero pairando sobre a superfície marciana foi transmitida para a Terra.

Ingenuity em Marte

O primeiro voo do Ingenuity em Marte foi uma manobra modesta para cima e para baixo, subindo até uma altitude de apenas 3 metros. Lá, ele pairou por até 30 segundos e então desceu para um pouso.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Sua câmera de bordo gravava imagens, ajudando o sistema de navegação a manter o helicóptero estável. No solo a mais de 60 metros de distância, as câmeras do rover Perseverance também gravaram o voo.

Com o teste bem-sucedido mais quatro voos podem ser tentados. Os três primeiros são projetados para testar as habilidades básicas do helicóptero. O último poderia voar uma distância de 160 pés e depois retornar, mas os engenheiros não querem arriscar tanto.

A NASA quer encerrar os testes dentro de 30 dias marcianos a partir do momento em que o Ingenuity foi desembarcado do Perseverance.

----publicidade----

Ingenuity e seu voo histórico

Mas por que pilotar um helicóptero em Marte é tão difícil?

Porque não há muito ar para empurrar para gerar sustentação.

Na superfície de Marte a atmosfera é apenas 1/100 da densidade da Terra, cerca de um terço do que sentimos aqui.

----publicidade----

Decolar da superfície de Marte é comparável a voar a uma altitude de 100.000 pés na Terra. Nenhum helicóptero em nosso planeta voou tão alto, e é mais de duas vezes a altitude de vôo típica de aviões a jato.

Entretanto o objetivo foi alcançado.

A NASA havia planejado o primeiro vôo do Ingenuity para 11 de abril. Mas em 9 de abril, houve um problema durante um teste em que os rotores atingiram velocidades de voo sem que o helicóptero decolasse e a missão foi adiada.

Mais visitas ao planeta vermelho

A NASA não foi o único visitante da Terra ao planeta vermelho este ano.

A sonda Tianwen-1 da China também chegou em fevereiro e entrou em uma órbita estável do planeta semanas depois.

Já no final de maio, ele lançará um módulo de pouso e rover que tentará alcançar a superfície do planeta vermelho. Se tiver sucesso, será o primeiro pouso bem-sucedido da China em outro planeta – ela já pousou na lua três vezes.

A sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos também chegou a Marte há dois meses.

_______________

Leia também:

Misterioso poço descoberto em Marte pode acelerar a colonização do planeta

O que a chegada de três missões simultâneas a Marte representa para humanidade?

Sete minutos de terror: rover Perseverance pousa daqui a pouco em Marte

________________

Após o disparo de seus propulsores em 29 de março, ele entrou em uma órbita onde pode começar um estudo detalhado da atmosfera e do clima do planeta.

Essa fase da pesquisa científica estava programada para começar na última quarta-feira, 14.

Com informações do New York Times

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×