fbpx
Notícias

Cientistas encontram água em planeta potencialmente habitável

Compartilhe:

Astrônomos descobriram pela primeira vez água em um planeta potencialmente habitável. A descoberta faz do planeta K2-18b um candidato plausível na busca por vida alienígena.

----publicidade----

Os detalhes foram publicados na revista científica Nature Astronomy.

O novo planeta tem pouco mais do dobro do tamanho da Terra e está em uma categoria de planetas conhecidos como “Super Terra”. Ele possui uma temperatura fria o suficiente para ter água líquida, entre zero e 40 ° C.

“Esta é a primeira vez que detectamos água em um planeta na zona habitável ao redor de uma estrela onde a temperatura é potencialmente compatível com a presença de vida”, destacou a cientista Giovanna Tinetti, da University College London (UCL).

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Ela descreve a descoberta como “incrível”.

Longe demais

O K2-18b está a 100 anos-luz da Terra (cerca de 650 milhões de quilômetros), portanto, longe demais para enviar uma sonda.

Segundo o Dr. Ingo Waldmann, também da UCL, a única opção agora é aguardar o lançamento da próxima geração de telescópios espaciais e procurar gases na atmosfera do planeta que só possam ser produzidos por organismos vivos.

----publicidade----

A equipe responsável pela descoberta examinou os planetas monitorados pelo Telescópio Espacial Hubble entre 2016 e 2017.

Somente K2-18b revelou a assinatura molecular da água, que é um ingrediente vital para a vida na Terra. A modelagem computacional dos dados sugeriu que até 50% de sua atmosfera poderia ser água.

O K2-18b foi descoberto em 2015 e é uma das centenas de Super Terras – planetas com massa entre a Terra e Netuno – encontradas pela sonda Kepler da NASA.

----publicidade----

___________________

Leia Também:

Como funciona a TESS, nova sonda buscadora de planetas da NASA

NASA trabalha em nave que atinge 1/5 da velocidade da luz

Nasa encontra planeta similar à Terra potencialmente habitável

____________________

O lançamento do muito atrasado Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA em 2021, e a missão Ariel da Agência Espacial Europeia permitirá que os astrônomos estudem em detalhes as atmosferas dos planetas descobertos até agora.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×