fbpx
Notícias

Astrônomos não percebem e asteroide gigante passa ‘raspando’ pela Terra

Compartilhe:

Os astrônomos não perceberam e um asteroide gigante passou ‘raspando’ pela Terra na noite da última quinta-feira, 25. O corpo celeste é o maior de 2019 a passar a uma distância tão pequena do nosso planeta.  

----publicidade----

Chamado de 2019 OK, o elemento rochoso ele não havia sido detectado com antecedência por centros de observação mundiais.

 Ele possui entre 50 e 130 metros de diâmetro e passou a 71.400 quilômetros da Terrauma distância considerada curta. A Lua, por exemplo, está a 384.000 quilômetros, uma distância cinco vezes maior do que a que o asteroide passou. 

Asteroide gigante

Membros do Observatório Sonear, de Oliveira, Minas Gerais, foram os primeiros a rastreá-lo. Após a confirmação, os sócios da entidade avisaram a União Astronômica Internacional (UAI), que tem sede na França. 

----publicidade---- Evidência - um produto do nosso parceiro Loja Obscura Arte

De acordo com Cristóvão Jacques, diretor sócio do observatório mineiro, a colisão de um asteroide deste tamanho com a Terra poderia destruir uma cidade inteira. Isso porque o corpo celeste possui o tamanho de um campo de futebol 

Distância mínima

Ele afirma ainda que, que considerando as dimensões do universo, 71.000 quilômetros é uma distância mínima. Entretanto, o corpo celeste não representou risco real ao planeta. 

“Em média, um asteroide passa por semana entre a Terra e a Lua. A maioria deles, contudo, é muito menor do que o 2019 OK”, explica. 

----publicidade----

_____________________

Leia Também:

Fotos da NASA mostram detalhes da superfície do asteroide Bennu

----publicidade----

Asteroide de 55 milhões de toneladas pode atingir a Terra em outubro

Afinal, o asteroide Oumuamua é ou não é uma nave extraterrestre?

_____________________

Jacques destaca que esse asteroide, o 2019 OK, dá a volta completa ao redor do Sol a cada 2,7 anos e passará novamente próximo à Terra em 2035 e 2086. velocidade do corpo celeste ao redor do Sol é estimada entre 50 e 60 mil km/h. 

Os australianos do projeto ASAS-SN, fizeram um vídeo que mostra 2019 OK passando pela Terra.

Fonte

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×