fbpx
Falsos OVNIsMancheteNotíciasVídeos

Óvni ou drone? A farsa do objeto voador brilhante filmado em Hérauld, na França

Compartilhe:

No dia 9 de novembro de 2021, ufólogos e entusiastas da Ufologia da França — e de toda a Internet — envolveram-se em um intenso debate: o que poderia ser o óvni brilhante filmado por moradores do departamento francês de Hérauld, na região da Occitânia?

----publicidade----

O vídeo publicado originalmente no Twitter por uma conta de nome LoveWorld_Peopl, que se apresenta genericamente como divulgadora de “notícias globais”, dava conta de que moradores da região que fica no sul da França teriam registrado uma espécie de UFO Tic Tac de intenso brilho alaranjado.

Dois vídeos curtos foram postados pela conta, como se tivessem vindo de diferentes testemunhas. Ambos mostram um objeto aparentemente alongado, cilíndrico, de luz intensa, com extremidades arredondadas. A luminosidade parece similar a uma lâmpada incandescente. Em ambos os vídeos o objeto que parece ter pequenas dimensões e estar a baixa altitude, faz paradas durante as quais rotaciona sobre o próprio eixo.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Rapidamente os vídeos viralizaram nas redes sociais e suscitaram todo tipo de hipóteses, além de estimularem outros relatos de supostas testemunhas. Não demorou muito a notícia começou a repercutir em canais de imprensa locais e nacionais, chamando a atenção para o suposto contato.

Mas afinal, um óvni brilhante sobrevoou Hérauld?

A resposta veio alguns depois, em 13 novembro, com um vídeo no canal de Youtube do humorista francês Rémi Gaillard. Ele apresentou a revelação junto com dois moradores da comuna Francesa de Martignargues (no departamento de Guard, também na Occitânia), Marie, uma criadora de animais, e o meteorologista Loïc, fundador de um canal dedicado à previsão do tempo na região.

Rémi é um conhecido “profissional” das pegadinhas. Fez fama inicialmente na França e depois suas peças ganharam o mundo. Às vezes levando suas farsas ao extremo, ele acumula no currículo diversas expulsões de ambientes por seguranças ou problemas com a polícia.

----publicidade----

No vídeo ele assume que tratou-se de uma pegadinha “que levei semanas para preparar” e agradece “a cobertura da imprensa”, que facilitou o trabalho do humorista com matérias baseadas na história sem fundamentos. Marie e Loïc, as pessoas que apareceram nos vídeos, foram apresentadas como “testemunhas” aos jornalistas.

Suspeitas de observadores mais atentos

Antes que fosse divulgada a revelação do que estava por trás do curioso vídeo do suposto óvni da França, usuários mais experientes já haviam apontado problemas com a narrativa apresentada em ambas as filmagens.

Um dos problemas estava justamente nos momentos finais de uma das gravações, quando o cinegrafista tenta correr para registrar o objeto que parecia estar descendo mas, por descuido, deixa à mostra a luz caída à direita e embaixo da tela, enquanto tenta focar o céu, como se tentasse fazer parecer que estava perdendo o objeto de vista. O erro dura uma fração de segundo.

----publicidade----

Outra questão rapidamente notada foi a similaridade com a velocidade e os movimentos típicos de um drone com algum tipo de luz fixada.

O perfil OVNI66, dedicado a listar testemunhos de OVNIs no departamento francês dos Pirineus Orientais, rapidamente refutou a primeira publicação:

“(…) sem dados precisos sobre esses múltiplos “relatos” sem fontes, pode-se especular: no 1º segundo, a pessoa de costas poderia ser o piloto do drone. No final do vídeo, parece que desce ao chão depois de executar uma dancinha sobre os espectadores”, disse OVNI66.

O usuário Guy_Fawkes_News também notou:

Aposto que é um drone iluminado ou algo assim. Nos últimos dois segundos, o objeto está ao nível do solo, eles estão bem próximos e “como que por acaso” o vídeo corta, disse.

Na apresentação do vídeo em seu canal, Rémi Gaillard diz que quis copiar Orson Wells e sua rádio novela que espantou os ouvintes em 1938 induzindo-os a achar que estava havendo uma invasão alienígena real. Infelizmente, parece que a pegadinha de Rémi funcionou com a imprensa local e tem tudo para virar mais um daqueles vídeos de canais de ufologia que limitam-se a passar supostos registros adiante sem muitas explicações.

Mas e você? Quer ajudar a divulgar a Ufologia séria? Então que tal passar adiante essa matéria revelando a farsa?

Confira a seguir o vídeo com as explicações de Rémi Gaillard na íntegra (dica: no PC, é possível ativar legendas traduzidas automaticamente):

__________________

LEIA TAMBÉM:

O que são as luzes vermelhas filmadas no céu de São Paulo?

Luzes estranhas em vários locais do mundo: óvnis ou Starlinks?

UFO “Tic Tac” da BAND: imagens de alta resolução solucionam o mistério

Nem todo UFO é extraterrestre – Ou como identificar fraudes e sensacionalismo em tempos de Internet

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×