fbpx
VídeosHome

Análise do vídeo de “extraterrestre conversando” descarta montagem

Compartilhe:

A primeira análise de um vídeo curioso, que mostra o que parece ser um extraterrestre conversando com um homem, resultou num veredito inusitado: não haveria indicativos de ser uma montagem digital!

----publicidade----

Se você acompanha alguma coisa de Ufologia nas redes sociais, é provável que já tenha trombado com ele em alguma dessas redes. Um homem, com uma atitude absolutamente natural, conversando com um extraterrestre. Quase como se explicasse um caminho ou, até, desse-lhe uma bronca. Para entender de qual vídeo se trata, veja abaixo:

O vídeo surgiu originalmente na rede social Twitter (de onde extraímos o post acima, aliás), publicado no início de junho de 2020 pelo usuário @rogival (Rodrigo Giraldo V.), que se dedica a divulgar vídeos e registros de objetos insólitos. No Facebook, ele se apresenta como Tu Tarot Gratis.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Produtos e estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

O Portal Vigília entrou em contato com Giraldo para tentar saber a origem do vídeo. Da mesma forma que já tinha respondido para outros pesquisadores, no entanto, ele foi evasivo. “Temos provedores de vídeos dos Estados Unidos, Europa, alguns países da Ásia e América Latina. Eles exigem sigilo de nós! Mas você é absolutamente livre para usá-lo como quiser”, respondeu o usuário pelo Twitter.

Por mais que o vídeo circule já há algum tempo, a primeira e até agora única análise mais detalhada foi realizada poucos dias depois da publicação pelo canal do Youtube “Source Code” (código fonte, em inglês), que dedica-se a coletar diferentes vídeos da internet e tentar responder à pergunta: real ou falso? “Parsing real and fake”, como se auto descreve o canal.

Análise por software mostra assinaturas iguais

Utilizando o software online Forensically (disponível gratuitamente para qualquer usuário neste link), o canal revela que analisando capturas de tela diretamente do vídeo não identifica “diferenças de assinaturas” entre as imagens do homem conversando, do fundo e do suposto extraterrestre.

----publicidade----
As assinaturas de cor são as mesmas em toda a captura de vídeo, indicando que poderia não ser uma montagem digital
As assinaturas de cor são as mesmas em toda a captura de vídeo, indicando que poderia não ser uma montagem digital (Reprodução/Canal Source Code)

Usando uma técnica de acentuação de erro de JPG, o autor destaca que “eles [os padrões de cores] são os mesmos nas duas figuras. Então estamos procurando um padrão das assinaturas e vemos que temos as mesmas cores e os mesmos padrões em ambas as imagens [do homem e do suposto extraterrestre]“.

Em uma montagem feita com elementos tirados de diferentes ambientes, mesmo que processados para um resultado visual homogêneo, essa técnica denunciaria assinaturas de cores diferentes em regiões do vídeo modificadas, mas não foi o que aconteceu.

Exemplo prático da diferença de assinaturas de uma montagem_ a iluminação é uniforme em toda a imagem, mas a assinatura de cor mostra diferença na análise de erro de jpg
Exemplo prático da diferença de assinaturas de uma montagem: a iluminação é uniforme em toda a imagem na visualização normal, mas a assinatura de cor mostra diferenças na análise de erro de jpg, e destacam quanto o disco quanto o paraquedas, que não faziam parte da imagem original. (Montagem Portal Vigília/Reprodução)

A única diferença realmente notável que Source Code localizou aparece na margem superior esquerda do vídeo. “no canto superior esquerdo há algum tipo de acréscimo, não tenho certeza do que. É como se fosse algo do software usado para capturar o vídeo que foi sobreposto pela imagem”, avalia.

----publicidade----
Na margem superior direita, uma assinatura de software sobreposta. Única marca suspeita no vídeo do alienígena conversando (Reprodução/Canal Source Code)
Na margem superior direita, uma assinatura de software sobreposta. Única marca suspeita no vídeo do alienígena conversando (Reprodução/Canal Source Code)

Ok, não é montagem, então é mesmo o vídeo de um extraterrestre conversando? Calma, ainda não é possível sair dizendo que é um legítimo alien! O autor destaca que o fato de não detectar uma montagem, não exclui a possibilidade de “efeitos práticos”, ou seja, uma pessoa usando uma fantasia ou até técnicas de “animatronics” (animação robótica).

Mas além da abordagem do canal Source Code, é preciso considerar que aparentemente o vídeo não é original. É a captura de uma exibição. Isso pode contaminar e até anular toda a análise de padrões de assinaturas de cor!

De qualquer forma, é um vídeo curioso! Mas e você, leitor e leitora, o que acha? Conte pra gente no nosso Fórum Vigília ou nos comentários aqui e nas redes sociais!

Confira, abaixo, a análise em vídeo (legendas automáticas disponíveis, com tradução para português):

LEIA TAMBÉM:

Especialistas britânicos garantem que nova “alien interview” é falsa

Uma versão russa da “Alien Interview”?

Compartilhe:

One thought on “Análise do vídeo de “extraterrestre conversando” descarta montagem

  • Mas quem é esse homem que conversa com o extraterrestre?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×