fbpx
Artigos

A vaidade humana na Ufologia

Compartilhe:

No transcorrer de meus 49 anos de vida, dos quais 26 dedicados a acompanhar o que tem passado no mundo da Ufologia, pude constatar que um dos maiores males do ser humano é, inegavelmente, a vaidade; conclusão esta que não se trata de nenhuma descoberta fantástica. Todavia, gostaria de manifestar minhas impressões a respeito de alguns daqueles que se rotulam de “Ufólogos” e que se servem da Ufologia, em primeiro lugar, para atender seus interesses, com uma contribuição direta para com a mesma num segundo plano, de forma muito aquém do possível e necessário.
Digo isso com convicção e um certo constrangimento, pois entendo que um Ufólogo, na real definição do termo, deve ser desprovido dessa faceta negativa. Mal comparando, gostaria de lembrar a atuação dos abnegados cientistas que passam a maior parte de suas vidas confinados em laboratórios em busca de benefícios para a humanidade, sem serem conhecidos pela quase totalidade da opinião pública, com raríssimas exceções.
A meu ver, seria importante essa reflexão por parte de todos os que militam no meio ufológico, entre os quais me incluo. Existe uma carência patente de união entre os grupos espalhados por nosso Brasil, procurando a sua maioria agir de forma totalmente independente, com os “seus” casos investigados, limitando inclusive o seu campo de ação –mormente quando a investigação entra na fase crítica dos exames técnicos e laboratoriais– não recorrendo a outros grupos melhor estruturados com receio de, provavelmente, expor suas limitações.
Vamos pensar grande, direcionar nossos objetivos para a causa maior sem constrangimentos, unindo nossas forças e fazendo uma corrente de ajuda mútua e expontânea, uma vez que, na maioria das vezes, as investigações são interrompidas pois não se sabe o que fazer daí para a frente ou que recursos utilizar.
Entendo que é chegado o momento de se deixar o egocentrismo de lado, procurando não medir esforços para que as pesquisas possam ter sua continuidade e, se possível, atingir a tão almejada conclusão que possibilite montar o imenso e complexo quebra-cabeças que envolve a fenomenologia ufológica, que vem desafiando nossos conhecimentos através dos tempos.

Antonio de Pádua Faroni
CEPEX-Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (extinto)1º Secretário

----publicidade----
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×