Home Notícias Vídeo de UFOs no Haiti é uma montagem cinematográfica

Vídeo de UFOs no Haiti é uma montagem cinematográfica

240
2
COMPARTILHE

Parece mais um daqueles clichês, sobre a vida imitando a arte… ou a arte imitando a vida. Mas foi exatamente o que aconteceu. Há algumas semanas, circula freneticamente em todas as listas de Ufologia no mundo, a mensagem indicando dois vídeos colocados no Youtube — supostamente amadores — de fantásticos e detalhados objetos voadores não identificados. Os UFOs estariam sobrevoando o Haiti e a República Dominicana. Rapidamente, os vídeos chegaram à lista dos mais assistidos do Youtube, e causaram uma verdadeira mobilização internacional em busca de um usuário de apelido “Barzolff814”, autor dos posts originais.

Mas foi o reporter David Sarno, do The Los Angeles Times, que conseguiu desmascarar aquela que deverá ser considerada uma das mas bem elaboradas fraudes de todos os tempos. Aliás, um “experimento sociológico”, como denominou seu autor. Barzolff814, que preferiu manter o anonimato, é um animador profissional formado em uma renomada escola de arte da França e com uma década de experiência em computação gráfica e animação.

Sozinho, usando um computador Macbook Pro e uma suíte de aplicativos disponíveis para qualquer consumidor, “Barzolff814” precisou de apenas 17 horas para criar os vídeos que colocaram em alerta pesquisadores e entusiastas da Ufologia em todo o mundo.

Depois de contar sua história ao repórter, para comprovar a fidelidade dos dados, “Barzolff814” forneceu ao LA Times um novo vídeo da suposta aeronave. Intitulado “Prova”, o vídeo apresenta a versão pequena do UFO flutuando sobre uma rua de Paris e controlado por duas simpáticas senhoras. É uma paródia, já que nem na versão original, nem na “prova”, foram usados modelos em escala, apenas modelagem 3D e computação gráfica.

O autor ressaltou que a crição aconteceu no contexto dos estudos para seu filme, que ainda está na fase de conceito e não tem previsão sequer de início das filmagens. Mesmo negando ser uma estratégia de marketing viral, o enredo é brilhantemente semelhante ao que aconteceu na vida real: dois jovens colocam na internet um vídeo fraudulento sobre OVNIs mas a situação foge de seu controle e atinge proporções mundiais.

O que aconteceu de fato excedeu e muito as expectativas de Barzolff. Ele chamou os resultados de seu experimento de “engraçados, surpreendentes, completamente viciantes e um pouco assustadores”. A parte assustadora é que apesar da evidência, “muitas pessoas se recusam a acreditar que é uma fraude”, declarou ao Los Angeles Times.

De fato, a julgar pela crescente quantidade de mensagens que o Portal Revista/Vigília vem recebendo, perguntando sobre o vídeo ou simplesmente dizendo “Eu não disse? Eu sabia que eles existiam!”, vai demorar até a Ufologia se recompor da comoção que o vídeo já causou.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário