fbpx
NotíciasManchete

Proposta do Senado dos EUA pode favorecer fim de segredos sobre óvnis desde 1947

Compartilhe:

Um novo texto apresentado pelo Senado dos EUA para a Lei de Autorização de Defesa Nacional 2023 (NDAA), relativo aos óvnis (ou UAPs), pode significar a remoção da pedra que faltava para a abertura caixa de Pandora da Ufologia nos Estados Unidos. O texto finalizado pelos legisladores retroage a 1947 para oferecer imunidade a civis, cientistas e militares envolvidos em segredos sobre UFOs para o governo dos EUA.

----publicidade----

O ano não foi escolhido por acaso: em meados de 1947 teria ocorrido o famoso incidente em Roswell, até hoje referenciado pela comunidade ufológica mundial como um dos principais casos de suposta queda e recuperação de destroços de uma nave alienígena. O episódio ocorrido na pacata cidade do Novo México até hoje é cercado de mistérios e histórias mal contadas.

O novo texto é desdobramento direto — mas ampliado — da emenda proposta no Congresso dos EUA, no início de julho de 2022, pelo parlamentar Mike Gallagher (Republicano do Wisconsin) para a Lei de Autorização de Defesa Nacional 2023 (NDAA). Gallagher propôs imunidade e proteção a denunciantes de Fenômenos Aeroespaciais e Submarinos Não Identificados. A inclusão da emenda na proposta final de texto do Senado para a NDAA foi aprovada na Câmara. Falta agora os Senadores aprovarem o texto final para submetê-lo à sanção presidencial.

Foi através da NDAA, aprovada em novembro de 2021, que se estabeleceu a obrigatoriedade do Departamento de Defesa dos EUA criar uma divisão especializada na coleta e análise de dados sobre a atividade UAP em território norte-americano. Todas essas ações são, por sua vez, consequência direta do teor do relatório apresentado pelo Pentágono em junho de 2021, quando o Departamento de Defesa apresentou ao Congresso suas análises de 144 casos de encontros bem documentados de militares com óvnis e conseguiu dar explicação plausível para apenas um dos episódios.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Senado: abertura sobre óvnis em outro nível

Segundo alguns militantes da causa UFO nos EUA, a nova redação do Senado para a NDAA promove uma grande ampliação na proposta original de Gallagher. O documento estende especificamente até 1947 e anos posteriores o alcance da imunidade para “insiders” que revelarem o que sabem a respeito não apenas de óvnis, mas também de operações secretas do governo envolvendo UAPs.

A respeito do assunto, Jeremy Corbell, cineasta investigativo, porta-voz da liberação de vários e controversos vídeos militares registrando supostos UAPs e único civil especificamente mencionado durante a audiência sobre óvnis realizada em maio de 2022 na Câmara dos Representantes dos EUA, indicou em sua conta no Twitter um longo artigo explicando o impacto da NDAA 2023 publicado pelo jornalista Christopher Sharp, no site Liberation Times.

----publicidade----

De fato, Sharp faz uma comparação entre a forma e o momento da nova proposta do Senado com o chamado “Comitê da Igreja”, uma ação realizada pelo Senado dos EUA em 1975. Formalmente denominado Comitê Seleto do Senado dos Estados Unidos para Estudo das Operações Governamentais com Respeito às Atividades de Inteligência — que resultou na criação do que Comitê Permanente de Inteligência do Senado dos EUA, o grupo investigou abusos da Agência Central de Inteligência (CIA), Agência de Segurança Nacional (NSA), Federal Bureau de Investigação (FBI) e o Internal Revenue Service (IRS).

O trabalho trouxe à tona revelações chocantes como a Operação MKULTRA envolvendo drogas e tortura de cidadãos americanos inconscientes como parte da experimentação humana no controle da mente; ações envolvendo a vigilância e infiltração de organizações políticas e de direitos civis americanas, um programa da CIA para assassinar secretamente líderes estrangeiros, a Operação Mockingbird, uma propaganda sistemática com jornalistas nacionais e estrangeiros operando como ativos da CIA e dezenas de organizações de notícias dos EUA fornecendo cobertura para a atividade da CIA.

Ceticismo em relação aos potenciais resultados

O próprio vice-presidente da Comissão Seleta de Inteligência, senador republicano pela Florida, Marco Rubio, comentou sobre a importância da proposta:

----publicidade----

“Este ano a Reautorização de Inteligência do Senado foi aprovada por unanimidade e é a mais importante já oferecida”, afirmou.

O entusiasmo com o documento não encontra eco em todos os cenários. Sem mencionar o novo texto diretamente mas referindo-se ao que chama de “lobby pelo desacobertamento”, o conhecido cético Mick West também aproveitou o Twitter para alfinetar a comunidade ufológica.

“E se o resultado de todo esse lobby de divulgação for que o governo afirma claramente que não há OVNIs recuperados. A comunidade OVNI acreditará nisso?”, perguntou.

A proposta dos senadores vem logo após a disseminação de críticas generalizadas à (pouca) atuação do Grupo de Sincronização de Gerenciamento e Identificação de Objetos Aerotransportados, órgão governamental oficial especificamente criado para monitorar e buscar explicações para o fenômeno UAP. Ao que parece os parlamentares norte-americanos não vão desistir tão fácil até que o governo realmente apresente tudo o que sabe a respeito dos UAP.

____________________

LEIA TAMBÉM:

Sessão comemorativa leva tema óvni ao Senado no Dia Mundial da Ufologia

Audiência sobre óvnis nos EUA: mais um passo na abertura controlada?

Opinião: O que o relatório do Pentágono disse sobre UFOs/UAPs e você não viu?

Liberado parcialmente o relatório secreto do Pentágono sobre óvnis

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×