fbpx
NotíciasCasosDestaqueMancheteVídeos

Pouso de óvni em Holloman: encontro extraterrestre documentado?

Compartilhe:

A história de um suposto pouso de uma nave extraterrestre na base aérea de Holloman, no Novo México, que teria ocorrido em 1971, voltou com força à cena UFO internacional nesta semana depois de um tweet do cineasta James Fox, diretor e produtor do filme “Moment of Contact“, sobre o Caso Varginha.

----publicidade----

Fox mencionou que entrevistou os cineastas Bob Emenegger e Allan Sandler, que à época teriam tido acesso a pelo menos parte de uma filmagem do pouso e a testemunhas em primeira mão, e afirmou que eles acreditavam que a filmagem — a completa — existia. Teria sido feita “não muito longe de Socorro”, no Novo México.

A menção reacendeu o interesse geral em mais um episódio nebuloso da Ufologia, cheio de mistérios mas também imprecisões. Um trecho de apenas 8 segundos do suposto registro em vídeo creditado ao caso foi a única parte que se tornou pública publica.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Produtos e estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Já no post de Fox há uma série de informações imprecisas. Mesmo depois de entrevistar os cineastas, que chegaram a produzir um documentário — que incluiu os 8 segundos do registro — ele supõe sem muita certeza que o episódio teria acontecido em 65. A história original, no entanto, data o registro de maio de 1971.

Ele também afirma que os próprios cineastas apontaram o local como “não muito longe de Socorro”, quando a localização exata seria a própria base, a oeste de Almogordo. Socorro fica a pelo menos 130 km de distância!

A história do suposto pouso filmado na base Holloman

Durante uma missão fotográfica de rotina, um sargento técnico e um membro da equipe fotográfica da base estavam a bordo de um helicóptero e fizeram várias gravações em vídeo de três objetos. Um dos objetos se afasta e começa a descer.

----publicidade----

Uma segunda equipe de câmera de alta velocidade no solo filma a uma distância de aproximadamente 180 metros. As câmeras continuam a rodar enquanto o veículo extraordinário entra em vista. Ele paira silenciosamente cerca de 3 metros acima do solo por quase um minuto e gira como um navio ancorado antes de pousar sobre três sapatas ligadas a hastes.

Um comandante e dois oficiais, juntamente com dois cientistas da Força Aérea, chegam e esperam apreensivamente. Um painel desliza aberto no lado da nave e avançam um, depois dois e um terceiro extraterrestre que parecem ser homens vestidos com macacões justos. Talvez curtos pelos padrões altos dos seres, com uma tez azul acinzentada estranha, olhos afastados e nariz grande e proeminente. Eles usavam uma peça na cabeça que se assemelhava em design a uma corda.

Um desenho aproximado da aparência dos supostos extraterrestres que teriam pousado na base aérea de Holloman (Reprodução/Youtube)
Um desenho aproximado da aparência dos supostos extraterrestres que teriam pousado na base aérea de Holloman (Reprodução/Youtube)

O comandante e os dois cientistas avançam para cumprimentar os visitantes. Arranjos são feitos por algum tipo de aparelho de comunicação e o grupo rapidamente se retira para um escritório interno na área da base. Deixado para trás, fica um grupo atônito de militares.

----publicidade----

Quem seriam os visitantes, de onde eles vieram e o que eles queriam é desconhecido.

Imprecisões sobre o pouso extraterrestre em Holloman

Em 1969 os EUA encerraram o projeto Blue Book, da Força Aérea, dizendo que não estavam mais interessados em óvnis ou estudando-os. Após o encerramento, o governo afirmou que não havia evidências de óvnis ou de retenção de documentos e que não havia implicações para a segurança nacional.

No entanto, em 1973, militares abordaram Bob Emenegger e Allan Sandler, dois produtores em Los Angeles, para fazer um documentário sobre óvnis. Eles já haviam produzido oito documentários sobre defesa e queriam que eles fizessem mais um sobre o fenômeno UFO.

Bob Emenegger, que era cético em relação aos óvnis, perguntou se isso era real. Nesse momento, o gerente de segurança Paul Shardle na Base Aérea de Norton disse: “o que você diria se eu lhe dissesse que uma nave alienígena pousou na Base Aérea de Holloman às seis da manhã em maio de 1971 e filmamos isso de três pontos diferentes – dois no solo e um no helicóptero – e permitiremos que você use o filme para seu documentário?”

Bob ainda não estava interessado em extraterrestres. Ele disse que essas pessoas eram todas loucas. Mas os militares garantiram que não haveria encobrimento. Ele podia ir aonde quisesse – ele contou que de fato entrou no Pentágono sem assinar qualquer documento de confidencialidade, e falou com todos os chefes do Blue Book além do próprio Art Lundahl, o principal nome da CIA à época para coisas relacionadas a UFOs.

No final do documentário chamado “OVNIs: Passado Presente e Futuro”, financiado pela Fundação MacArthur, com US$ 250 mil dólares, eles disseram que não poderiam usar o filme por causa do Watergate. A desculpa era que aquela seria “uma má hora” e eles retiraram o vídeo.

E aqui justamente há outra grande imprecisão. Na história original, registrada há décadas pela Ufologia, o acesso dos cineastas ao material bruto era dado como certo. Mas a fala de Fox coloca tudo isso em suspeição.

8 segundos do vídeo em Holloman incluídos em documentário

Quando o documentário foi lançado Bob Emenegger confirmou que havia oito segundos de uma das ditas três câmeras que teriam registrado os acontecimentos na Base Aérea de Holloman nele. O filme não mostra muita coisa: apenas um plano de fundo, onde é possível ver as colinas de Holloman, e um objeto objeto razoavelmente brilhantemente, às seis da manhã, descendo sobre as colinas. Mas está a enorme distância e nada é tem definição.

A tal parte classificada do filme, onde os extraterrestres saem da nave, teria sido retirada. Eles queriam que as pessoas soubessem que Holloman aconteceu e permitiram o uso dos oito segundos, mas o resto do filme classificado foi censurado. Pelo menos assim a história foi passada adiante.

Até Jacques Vallée, renomado pesquisador de óvnis e cientista da computação francês, falou sobre o episódio do suposto pouso na Base Aérea de Holloman durante uma entrevista. Ele afirmou que o vídeo foi mostrado a ele por um oficial da Força Aérea dos EUA e que mostrava três discos voadores pousando na base. Vallée também mencionou que o vídeo foi filmado em 16mm e tinha cerca de 12 minutos de duração.

Vallée afirmou que o oficial da Força Aérea lhe disse que o evento ocorreu em maio de 1971 e que os extraterrestres a bordo dos discos voadores se comunicaram com os militares usando algum tipo de dispositivo telepático. No entanto, Vallée não pode confirmar a autenticidade do vídeo ou das informações fornecidas pelo oficial da Força Aérea.

Essa é sem dúvida uma história interessante e intrigante. No entanto, para variar, além dos 8 segundos incorporados ao documentário de Emenegger e Sandler, não há qualquer outra evidência concreta para confirmar a veracidade das alegações. E mesmo estas, visivelmente, ganharam novos nuances ao longo do tempo — às vezes totalmente contraditórios — cada vez que foram transmitidas adiante.

Para quem quiser conhecer o documentário na íntegra, ele está disponível no Youtube e abaixo. É possível acionar as legendas traduzidas automaticamente para o português:

__________________________

LEIA TAMBÉM:

Revelado relatório secreto sobre pouso de UFO na Inglaterra

Fogueira pode ter sido interpretada como pouso de UFO em Itupeva (SP)

Casimiro de Abreu: uma cidade marcada pelo fenômeno óvni

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×