fbpx
NotíciasDestaqueFotosMancheteOVNIs diurnos

Imagem de esfera voadora em Mossul, no Iraque, agita a Ufologia

Compartilhe:

Uma imagem incrível do que parece ser uma esfera voadora filmada de cima por um equipamento de vigilância numa zona de conflito em Mossul, no Iraque, está agitando a Internet. Trata-se da mais nova divulgação do cineasta Jeremy Corbell, entusiasta da Ufologia, que forneceu o material em primeira mão para o tabloide inglês Daily Mail, que publicou a imagem em seu site. A imagem foi registrada em abril de 2016, por uma aeronave de reconhecimento de inteligência. E o registro aparentemente foi incluído em um relatório em vídeo confidencial sobre óvnis foi mostrado a várias agências do governo dos EUA.

----publicidade----

A parte informativa do relatório descreve o registro como “um pequeno clipe de uma orbe voadora não identificada que tem um brilho metálico em sua superfície” e mostra o estranho objeto voando sobre a cidade iraquiana de Mosul, com o fundo da foto mostrando as ruas abaixo. Essa é de fato a primeira imagem de um UAP em uma zona de conflito que chega a público enquanto tem andamento a investigação do governo dos EUA sobre fenômenos aéreos não identificados (UAP).

Embora a imagem em si não seja classificada, a filmagem da qual foi extraída fazia parte de um briefing criado pela Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados do Pentágono (UAPTF), a antiga unidade encarregada de investigar incidentes de óvnis da Defesa norte-americana, que agora foi substituída pelo Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI).

Inicialmente, a esfera de Mossul foi apresentada diretamente por Corbell e pelo jornalista George Knapp em seu novo podcast UFO, o “Weaponized”. O briefing descreve e mostra o UAP movendo-se do sul para o norte, acrescentando que não parece ter descido.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Ela foi capturada a partir de um vídeo de quatro segundos intitulado “Mosul Orb”, incluído no briefing, a esfera aparece por um segundo enquanto voa próxima de um avião espião MC-12.

Curiosamente, o objeto parece não ter superfícies de voo óbvias, como asas ou propulsão discernível.

Segundo o DailyMail, uma fontes com conhecimento operacional da filmagem disseram que a aparição foi filmada usando “FMV [vídeo full motion] da DGS-1” – sugerindo que vários outros sensores do avião captaram dados infravermelhos e outras informações do objeto durante o registro do orbe. Além disso, essas fontes afirmaram que vídeo foi enviado para a Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, onde foi estudado por especialistas em inteligência e imagens de sinais eletrônicos do Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM).

----publicidade----

O tabloide dá a entender que já tinha conhecimento do caso, que permanece sem explicação, complementando que o episódio fazia parte da Avaliação Preliminar de óvnis do ODNI. O nome ofusca sua real importância: ele integrou o relatório do Pentágono publicado em maio de 2021, que analisou 144 casos e encontrou explicação para apenas um dos casos pesquisados.

Neste mês de janeiro de 2023, o ODNI publicou um segundo relatório, no qual afirma ter analisado 510 casos até 30 de agosto de 2022. Destes, 171 episódios continuam sem explicação.

----publicidade----

O tabloide garante que suas fontes afirmam que o relatório confidencial descreveu dezenas de vídeos em servidores classificados mostrando esferas de aparência metálica capturadas por aviões espiões ou drones dos EUA no Oriente Médio, vários semelhantes à imagem divulgada por Corbell.

“Esses drones operam de 20 a 25.000 pés no ar e voam por aí. Estamos de olho em bandidos em todo o mundo”, disse a fonte.

“O operador irá ampliar a visão de uma cidade na Síria. E de repente uma pequena bola voa para fora do visor. O operador diz: ”Que diabos?” E então ele começa a se concentrar nisso e apenas observa a bola por um tempo. Podemos obtê-lo por 30 segundos, podemos observá-lo por 10 minutos. E então faz algo notável, como de repente sair da tela.”

Conforme descrevem os registros de dados na própria imagem, a filmagem da esfera teria sido obtida em Mossul, no norte do Iraque, às 9h47 UTC (6h47 no horário de Brasília), em 16 de abril de 2016. Os registros indicam ainda as coordenadas exatas onde o vídeo foi gravado, mas Corbell disse ter removido a informação como precaução para evitar o vazamento de informações confidenciais.

As forças do CENTCOM foram implantadas no Oriente Médio desde 2014 para conduzir operações militares contra o ISIS.

Desde a liberação do primeiro relatório público sobre UAPs pelo Pentágono, o cineasta tem dito que tem em seu poder muitos relatos, evidências e registros militares envolvendo atividades UAP e pretende continuar trazendo a público novas informações.

“Estamos divulgando pela primeira vez uma imagem tirada por militares do UAP em uma zona de conflito ativo”, disse Corbell. “Este é um cenário completamente diferente para ataques terrestres de treinamento nas costas leste e oeste.

“Os UAPs [fenômenos anômalos não identificados] representam um risco significativo para nossos homens e mulheres, e este caso destaca isso – e, infelizmente, não é o único.”

“Não são apenas questões de segurança para pilotos e tropas terrestres. Suas implicações potenciais são muito mais profundas. E agora a escala provou ser global.”

Corbell ressalta que independentemente de onde os óvnis vêm, o Ministério da Defesa dos EUA “agora admite abertamente que eles estão aparecendo cada vez mais em todo o mundo e eles são “um problema fundamental de inteligência de combate e identificação que precisa ser resolvido”.

O primeiro episódio do Podcast Weaponized, de Corbell e George Knapp, pode ser visto a seguir (legendas com tradução automática para português estão disponíveis).

 

LEIA TAMBÉM:

Novo vazamento em vídeo mostra UFOs em cerco a navio militar dos EUA

Pentágono confirma (de novo) autenticidade de vídeo de óvni do USS Omaha

UFOs multimeios, efeito bokeh e a atitude do Pentágono

Netflix lança documentário “Bob Lazar: Área 51 e Discos Voadores

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×