fbpx
NotíciasManchete

Grande “bola de fogo” ilumina o céu de Maceió

Compartilhe:

Na noite de quinta-feira, 12 de outubro de 2023, os moradores e turistas na orla de Maceió (AL) foram surpreendidos por um fenômeno inusitado. Uma grande “bola de fogo” iluminou o céu do mar, deixando todos intrigados. A grande luz alaranjada foi vista no mar na capital alagoana e também na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.

----publicidade----


A luz oscilando no céu provocou curiosidade nos moradores. Muitas pessoas usaram as redes sociais para divulgar seus registros do fenômeno e questionarem se poderia ser um meteoro, uma bola de fogo ou um Objeto Voador Não Identificado (óvni). Nos relatos e registros não fica claro quanto tempo durou a aparição e tampouco nota-se evidências de que o fenômeno apresentasse algum deslocamento.


No entanto, a aparição foi flagrada por uma câmera do serviço Clima ao Vivo instalada no alto de um prédio no bairro Farol, em Maceió. O monitoramento 24 horas registrou com fidelidade os lentos momentos descendentes de pelo menos três clarões, que ocorreram entre 22h15 e 22h27, e que provavelmente foram a causa da estranheza dos moradores.

Os clarões em forma de círculo começam de forma repentina, sem um tracejado de lançamento que costuma ser típico dos sinalizadores, e vão caindo lentamente em direção ao mar, numa trajetória na diagonal. Não simultâneos, os clarões ocorrem em pontos diferentes do céu nas três vezes e parecem ter início relativamente na mesma altitude.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Ninguém sabe o que eram as bolas de fogo

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, em Maceió, não recebeu relatórios de aeronaves ou dos controladores referentes ao fenômeno.

Para especialistas consultados nas diversas matérias que estão repercutindo na imprensa, a hipótese mais plausível é de que foi lançado um sinalizador no mar. O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que analisou as imagens e disse que a luz é semelhante à de um sinalizador náutico, como os utilizados pela Marinha ou embarcações em apuros.

----publicidade----

Apesar disso, o Porto de Maceió, disse não recebeu nenhum chamado e que teria que ser provocado pela Marinha se tivesse algo errado ou suspeito nas redondezas. A Capitania dos Portos informou encaminharia uma embarcação à região para tentar descobrir se algum navio naufragou e fez um pedido de socorro. A Marinha do Brasil, por sua vez, ainda não confirmou qualquer ocorrência relacionada ao evento. Aos jornalistas que a procuraram teria respondido apenas que procederia “com as ações julgadas cabíveis”.

Ouvido pela reportagem do G1, o meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maceió, Vinícius Pinho, disse acreditar na hipótese de um sinalizador lançado no mar. “Até onde vi, não aparenta ser nenhum fenômeno meteorológico. Aparenta ser algum tipo de sinalizador”, afirmou.

Outra hipótese considerada é que o objeto luminoso seja lixo espacial que reentrou na atmosfera terrestre, pegando fogo durante o processo. Esta teoria, embora plausível, ainda precisa ser confirmada por especialistas para determinar a verdadeira natureza das luzes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×