Categories Notícias

NASA descobre primeiro planeta orbitando duas estrelas (vídeo)

Compartilhe:

O telescópio TESS da NASA – enviado ao espaço em 2018 – descobriu o primeiro planeta circumbinário tipo Tatooine, que orbita duas estrelas em vez de uma.

----publicidade----

A descoberta foi anunciada na segunda-feira, 6, durante a  235ª reunião da Sociedade Astronômica Americana, realizada este ano em Honolulu, no Havaí.

Batizado de TOI 1338 b, o exoplaneta – da categoria de planetas que não orbitam o nosso Sol –fica a cerca de 1.300 anos-luz de distância na constelação de Pictor. E embora uma de suas estrelas seja um pouco maior que o nosso próprio sol, a outra é uma pequena anã vermelha com apenas 30% da massa do sol.

As duas estrelas também estão bastante próximas, orbitando uma a outra a cada 14,6 dias. Mas o planeta TOI 1338 b traça um caminho mais amplo ao redor do par, levando cerca de 95 dias para concluir uma única órbita.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Produtos e estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Das cerca de duas dúzias de planetas circumbinários atualmente conhecidos, 12 foram descobertos pelo telescópio espacial Kepler da NASA. Mas, ao contrário do Kepler, o TESS foi projetado para encontrar exoplanetas em torno das estrelas mais próximas e brilhantes.

Ao identificar esses mundos, o TESS está preparando o cenário para futuras observações de acompanhamento com telescópios mais avançados, como o próximo Telescópio Espacial James Webb, que está previsto para ser lançado em 2021.

Veja a animação Feita pela NASA:

----publicidade----

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.