hsette escreveu:Não consigo perceber nenhum tipo de lógica em separar as questões e torná-las auto-exludentes.
A lógica não está em separar esta ou aquela atividade humana e isolá-las ou aboli-las. A lógica está em se preparar primeiramente uma base sólida de justiça social e de igualdade de direitos para que as gerações futuras possam usufruir de uma ciência sem abrir mão de seus direitos.
hsette escreveu: Na pequena lista abaixo temos alguns poucos exemplos de conhecimentos obtidos a partir de nossas atividades na área espacial, e que têm impacto profundo sobre nossa qualidade de vida aqui na Terra:
"Nossa" qualidade de vida se restringe a apenas uma parcela da Humanidade. Que valor isto tem se todos têm o mesmo direito?
hsette escreveu:• conhecimentos sobre a dinâmica do efeito estufa;
• mecanismo de ação da camada de ozônio como defesa contra raios UV;
• descoberta do buraco na camada de ozônio da Terra;
• estudos sobre o atual estágio de aquecimento global;
• melhoria nos nossos conhecimentos meteorológicos, fundamentais para produção de alimentos e demais atividades humanas;
• avanços significativos na área de telecomunicações;
• nenhuma outra atividade humana tem conseguido agregar tantas atitudes cooperativas entre nações.
Tudo muito bonito, mas segundo relatório elaborado e divulgado pela FAO (
Food and Agriculture Organization of the United Nations), em 2000, as últimas estimativas indicavam 826 milhões de pessoas subnutridas (entre 1996–1998), sendo 792 milhões em países em desenvolvimento e 34 milhões em países desenvolvidos.
A América Latina possui 89 milhões de pessoas em extrema pobreza, 54 milhões na indigência, segundo Jacques Diouff, da FAO.
Onde fica o direito que todo ser humano tem de se alimentar e de viver ao menos uma vida digna?
O que importa para estas pessoas os avanços tecnológicos ou a conquista do espaço, se possuem no estômago um espaço vazio e ignorado?
E onde isto vai parar se em 1960, os 20% mais ricos da humanidade tinham renda 30 vezes maior que os 20% mais pobres e em 95, tinham 82 vezes mais?
