Você gostaria de fazer uma viagem à Marte?

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Você gostaria de fazer uma viagem à Marte?

Mensagem por Kosmus15 »

Hoje eu li uma notícia a qual dizia que já há mais de 3 mil brasileiros inscritos para colonizar Marte!
O projeto MARS ONE prevê que a chegada do primeiro grupo à Marte seja em 2023.
O problema não é chegar a Marte, mas sobreviver por lá. As condições não são animadoras. A gravidade, 40% da experimentada na Terra, é apenas um dos fatores. O ar é mais rarefeito, a temperatura pode chegar a -135°C, e tempestades de poeira são comuns. Pelo menos, segundo dados da sonda Curiosity, os índices de radiação não impediriam a exploração humana no planeta. "A nossa única garantia é de que será o mais seguro possível", reconhece Bas Lansdorp, fundador do Mars One.


Durante a viagem, que irá durar cerca de 8 meses, os tripulantes perderão massa óssea e muscular.


Segundo Lansdorp, depois de passar um tempo vivendo no campo gravitacional bem mais fraco de Marte, será quase impossível se reajustar de volta à gravidade mais forte da Terra.
Os candidatos selecionados passarão por treinamento físico e psicológico. A equipe vai usar tecnologia já existente em todos os aspectos do projeto.
A energia será gerada por painéis solares, a água será reciclada e extraída do solo, os astronautas vão cultivar os alimentos que vão consumir e também contarão com suprimentos de emergência. A cada dois anos, novos exploradores vão se juntar ao grupo de colonos.


Marte é um planeta varrido pelo vento solar. Na Terra, por outro lado, estamos protegidos do vento solar graças a um forte campo magnético. Sem ele, seria muito mais difícil sobreviver.
Apesar de Marte ter tido uma proteção parecida há cerca de 4 bilhões de anos, hoje, a maior parte da atmosfera do planeta se foi e não há mais um escudo protetor como este.
A superfície do planeta é extremamente hostil para a vida, segundo Veronica Bray, do Laboratório Planetário e Lunar da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
Bray, no entanto, encara o projeto holandês com ceticismo.
De acordo com a cientista, não há água líquida, a pressão atmosféria é "praticamente um vácuo", os níveis de radiação são mais altos e as temperaturas variam muito.
"A exposição à radiação é uma preocupação, especialmente durante a viagem. Isto pode levar ao aumento do risco de câncer, um sistema imunológico mais frágil e, possivelmente, infertilidade", afirmou.
Para minimizar a radiação, os responsáveis pelo projeto vão cobrir com vários metros de terra as cúpulas onde os colonos vão viver. Ela será cavada pelos próprios habitantes do local.
"Não tenho dúvidas de que podemos, fisicamente, colocar um humano em Marte. Se ele vai conseguir sobreviver durante um período maior de tempo, é muito mais duvidoso", acrescentou Bray.
Gerard't Hoof, embaixador do projeto e um dos ganhadores do prêmio Nobel em física teórica em 1999, admite que existem riscos para saúde ainda desconhecidos. Ele afirma que a radiação é "de uma natureza muito diferente" do que qualquer coisa que já tenha sido testada na Terra.
"Comunicaremos aos candidatos que há riscos, mas será nossa responsabilidade manter estes riscos em níveis aceitáveis", afirmou.




Somente no primeiro mês o projeto registrou cerca de 80 mil candidatos.

O Brasil é sexto país em números de inscritos:


Estados Unidos: 17.324
China: 10.241
Grã-Bretanha: 3.581
Rússia: 3.236
México: 3.176
Brasil: 3.018
Canadá: 2.767

Quem tiver interesse em se candidatar, basta se cadastrar pelo site MARS ONE e pagar o valor de U$S 17.
Deve-se enviar um vídeo explicando por que deveria ser selecionado pelo programa.


E ai, alguém aqui teria coragem de deixar tudo e se aventurar no planeta vermelho?
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Acho uma grande tolice esta história de colonizar um planeta morto como Marte.

Por que não colonizam o Saara, ou a Amazônia?
Ad Honorem Extraterrestris
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Bem, não sei dizer se eles estão certos ou errados em fazer o que estão fazendo, mas analisando a grosso modo, o que posso dizer é que, na maioria dos automóveis, sempre há um pneu de reserva (estepe) para o caso de acontecer algo durante a viagem.


Não sei, mas parece que está enraizado no ser humano o desejo de sempre ir além e além. Tanto é que muito do que somos hoje, se deve a ousadia e o espírito inovador e aventureiro do ser humano. Isso foi o que garantiu a sobrevivência da espécie.
Se não fosse por certas atitudes e ações inovadoras, ainda estaríamos vivendo em árvores!



No entanto, realmente, se analisarmos mais a fundo veremos muitos "pontos sem nós" em nosso planeta e em nosso modo de viver e agir. Porém, melhoramos um pouco de uns séculos para cá.

Tenhas paciência, Euzébio, a evolução consciencial se dá um passo por vez, assim como qualquer outra evolução.
Está mais do que claro que o ser humano aprende com os erros. Se esse for um passo errado, de certo aprenderemos. Sempre foi assim.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

E olha que tem gente interessada, hein?
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Acho essa ideia de querer viajar para Marte uma tolice. Nossa tecnologia ainda não está preparada para isso. Ao invés disso, acho que poderíamos desenvolver formas de vivermos em desertos, locais gelados, no fundo dos oceanos e outros lugares inóspitos aqui na Terra, mas que de longe, são bem mais amenos e agradáveis do que Marte. Pelo menos pode-se respirar nestes locais e não se perde massa óssea.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Claro que é uma asneira e um risco enorme a colonização de Marte com os meios que dispomos agora se... Marte efetivamente for deserto. Mas... e se as teorias de conspiração forem verdadeiras e já lá houver lá de facto colónias (subterrâneas) com uma população, entre terrestres e extraterrestres, na ordem dos 700 000 (sim, 700 mil) indivíduos?
Ou seja, nesse caso as pessoas que para lá vão, que supostamente terão de quebrar os laços familiares e de amizade que tenham na Terra, principalmente porque uma das condições é terem a certeza que não vão voltar à Terra, poderão ser colocadas numa dessas colónias e terão assim as condições de vida e de segurança necessárias a uma vida normal além de que, forçosamente, terão de fazer parte do segredo e por isso impedidos de o revelar caso tivessem contacto com a Terra.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão