fbpx
HomeNotícias

Vídeo de UFO em quase colisão com avião em Zurique é real?

Compartilhe:

Nos últimos dias um vídeo curioso supostamente mostrando uma quase colisão de um UFO com um avião surgiu em vários sites de notícias. Ao que tudo indica, a fonte primária de todas as notícias é um post na rede de compartilhamento de vídeos Rumble.

----publicidade----

Sucinta, a descrição informa que um passageiro a bordo de um avião da Singapore Airlines, rumo ao Aeroporto de Zurique, na Suíça, capturou um OVNI em vídeo enquanto o voo estava já se encaminhava para a aterrissagem.

Segundos depois do início da gravação, é possível observar a passagem de um objeto não identificado quase causando uma colisão com a aeronave. “O piloto seguiu o protocolo de segurança, os motores rugiram e os passageiros entraram em pânico. O piloto conseguiu evitar o objeto voador não identificado e fez um pouso seguro no aeroporto de Zurique mais tarde”, descreve o post original.

A data e hora do voo seriam 17 de janeiro de 2021, entre 7h30 e 7h50. O autor do post especula que não poderia ser um drone ou um pássaro, porque são invisíveis ao radar e a manobra realizada pelo piloto (a aeronave faz uma curva momentos antes da passagem do objeto) provaria que o piloto estava ciente da presença insólita e preparado para se esquivar do óvni.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Produtos e estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

O site sobre viagens e aviação Your Mileage May Vary teve o cuidado de transcrever todo o áudio do vídeo (ao menos a parte inteligível):

0:30: Há um anúncio repentino: “Você deve se sentar. Para fazer a proteção, coloque os pés apoiados no chão. Cruze os pulsos e segure-se no encosto do banco à sua frente. Apoie a cabeça nos pulsos. Coloque os pés apoiados no chão. Curve-se. Coloque o rosto no colo. Coloque os braços sob as pernas e segure {ininteligível}.”

0:51: O som do motor do avião muda conforme ele se inclina abruptamente para a direita.

0:53: O locutor lembra a todos para “se prepararem”.

1:07: Um objeto branco pode ser visto, movendo-se rapidamente da esquerda para a direita.

1:09: A pessoa que parece estar gravando a manobra solta um palavrão: “Puta merda!”

Fonte: Your Mileage May Vary

https://www.youtube.com/watch?v=Z7RtbL_aUPg

----publicidade----

Uma fraude elaborada para tornar-se viral

O vídeo ganhou destaque no perfil Rumble Viral, no Youtube, onde foi publicado em 21 de janeiro de 2021. Não demorou muito começou a atrair comentários de aviadores, além de usuários ligados à aviação e sites de turismo, apontado diversas falhas na história.

Os usuários reconheceram a aeronave como um Airbus A320, modelo que não é operado pela Singapore Airlines. A aeronave no vídeo aparentemente pertence à Lufthansa e vários usuários estranharam o logotipo cinza aplicado à “winglet” (curvatura na ponta da asa), uma vez que a companhia aérea de Singapura utiliza seu logotipo sempre na cor azul em seus aviões.

Além da divergência em relação ao modelo e proprietária da aeronave, há várias inconsistências em relação ao áudio e à manobra do avião. Sem contar o fato de a filmagem ficar fora de foco coincidentemente no momento da suposta passagem do UFO e da quase colisão com a aeronave.

----publicidade----

Uma das análises mais completas das inconsistências do vídeo foi apresentada pelo usuário Uk_Mx_Aviation, num dos comentários da postagem no Youtube:

“1. Este avião não é um Singapore Airlines A350, é um A320 (Singapura não voa com eles)
2. Este vídeo é claramente feito após a decolagem, não na aproximação.
3. O anúncio é para uma aterrissagem de emergência e uma brace (após a decolagem?). Você também pode dizer que é um áudio sobre o original.
4. A agitação foi claramente adicionada como um efeito.
5. Curvas como esta após a decolagem são normais”

“Honestamente, este vídeo é muito divertido, mas eu realmente espero que ninguém acredite que seja real”, completou o usuário.

Por fim, o site Lions Ground localizou o vídeo original e desmascarou completamente a fraude. De fato, tratava-se de uma manobra de decolagem (não de pouco) de uma aeronave Airbus 320 Lufthansa. O vídeo foi espelhado, borrado e completamente modificado digitalmente.

Ficou claro que alguém teve bastante trabalho para tornar uma falsa quase colisão entre um UFO e um avião em uma história viral. E aparentemente deu resultado, porque diversos sites de notícias deram a informação como se fosse real.

————————–

LEIA TAMBÉM

Nem todo UFO é extraterrestre… Ou como identificar fraudes e sensacionalismo em tempos de Internet

A Batalha de Los Angeles: sim, a histórica foto é real!

O alienígena de metal de Falkville: real ou falso?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×