Sir Francis Crick forma entre os cientistas que se ocupam na pesquisa da Origem da Vida na Terra e trabalham para a resolução deste grande enigma que, apesar das teorias surgidas, continua insolúvel.
Na capa de seu livro – Life Itself: It’s Origin and Nature – fica muito sugestivo qual será o tema desenvolvido pelo autor: lá está a imagem da terra solta no espaço e uma nave alienígena vinda das profundezas cósmicas, acabando de traçar um imenso G ao redor do planeta e o ponto onde este Ufo aterrissou.
Advogando a Panspermia Dirigida, o cientista afirma que a Origem da Vida na terra é extraterrestre e a sua semente teria aterrissado no planeta a bordo de uma nave espacial, cuidadosamente congelada em “containers” e enviada por “fonte extraterrestre e através da atividade deliberada de uma sociedade alienígena” – Sir Francis Crick.
Seria esta uma civilização tipo I, II ou III?
A idéia deste tipo de civilizações surgiu com o russo Nilolai Kardashev. Cresce o número dos astrofísicos e exobiólogos que crêem na possibilidade de que já existam civilizações como estas apesar de escaparem às nossas tecnologias as percepções a respeito das suas existências.
Voltaremos a este assunto em física.
Crick e Leslie Orgel – Instituto Salk de La Jolla/Califórnia – publicaram a teoria da Panspermia Dirigida no ano de 1973, na Iccarus nº 19.
Crick e Orgel foram desprezados e ridicularizados no meio acadêmico, quando expuseram a sua Teoria da Panspermia Direta. Hoje em dia muitos colegas seus acreditam que esta teoria tem possibilidades concretas de ser uma resposta para o enigma da vida e também poderia representar um bom começo para pesquisas científicas mais profundas como: a vida estaria espalhada em todo o universo?
Desde que o nosso Sistema Solar formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos, quem ousaria afirmar que outros sistemas no universo poderiam ter-se formado 10 bilhões de anos antes?
Sabe-se que o intervalo da formação do nosso sistema solar em relação ao início da vida na terra é muito curto, supõe-se então que este mesmo intervalo em outros sistemas planetários possa ter ocorrido em 6 bilhões de anos. “O tempo disponível cria assim a possibilidade de existência de sociedades tecnológicas de outros pontos da galáxia até antes da formação da terra”, sugerem Francis Crick e Orgel. Os dois cientistas pediram que a sociedade científica “considerasse sua nova teoria efetiva, isto é, que uma forma de vida foi deliberadamente trazida à terra por uma sociedade tecnicamente avançada de outro planeta”.
Como neste caso específico, poderiam surgir as críticas costumeiras que sempre envolveram as questões formuladas pela exobiologia, Sir Crick e Orgel as anteciparam: possíveis críticas – os espórios não sobreviveriam durante a viagem espacial muito rigorosa.
Propostas feitas pela dupla de cientistas: “Os microorganismos vieram em nave cuidadosamente projetada, com proteção necessária e eficiente para manter seu ambiente de vida”.
O avançar da ciência, entretanto, veio em auxílio dos dois providenciando um ponto positivo e confiável para a sua teoria – a “janela do tempo” – uma janela providencial para eles, e foi o que provocou a mudança de atitude da comunidade científica em relação à teoria elaborada pelos dois cientistas, recebida, primeiramente, com descrédito e levada ao ridículo por todos. A janela do tempo estreitou-se para 200 milhões de anos o que quase impedia á matéria genética essencial de ter o prazo suficiente para evoluir na terra. Outro fator importantíssimo para a mudança de atitude dos cientistas: todos os aminoácidos existentes compreendem 20 aminoácidos que são parte de todos os organismos vivos no globo terrestre, sejam lá quais forem e quando evoluíram e o DNA e seus quatro nucleotídeos são os mesmos para todos viventes terrestres.
A 8ª Conferência sobre a Origem da Vida
Berkeley/Califórnia/1986.
Os participantes rejeitaram a “Sopa Prébiótica” e a “vida vinda do barro” como hipóteses, a voz geral foi a de que. Ao invés de uma variedade de códigos genéticos e de formas de vida, a ciência havia demonstrado uma poderosa realidade – “toda a vida na terra, das bactérias às sequioias e aos seres humanos, evoluiu de uma única célula ancestral”.
De onde teria vindo esta célula? 285 cientistas estiveram presentes a esta conferência representando 22 países, eles todavia, não aprovaram a teoria de Crickl e Orgel, mas houve a seguinte consideração proveniente de muitos dos presentes que manifestaram a sua boa vontade quanto a Panspermia Direta: “O suprimento de precursores orgânicos para a vida ampliou-se vindo do espaço”.
Naquela conferência sugeriu-se a exploração espacial em busca da Origem da Vida. No espaço, com certeza “ambientes mais primitivos podem ter conservado melhor os traços da origem da vida”.
“Um homem honesto, armado com tudo o que a sabedoria dispões para nós agora, pode somente declarar isto com algum senso, a origem da vida surge no momento como sendo quase um milagre, tantas são as condições que terão de ser satisfeitas a contento para que ela prossiga”.Francis Crick – Life Itself.

fonte: http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=109