Euzébio escreveu:Matematicamente impossível não existirem civilizações extraterrestres
Pouco provável é diferente de impossivel. mas ok, concordo contigo, sem o radicalismo.
somos ainda muito primitivos...
Acho que nao existe nada mais subjetivo que isso. Qual a referencia para nossa "primitividade"? Comparados a quem, somos primitivos? Aos supostos espiritos evoluidos?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio escreveu:Matematicamente impossível não existirem civilizações extraterrestres
Pouco provável é diferente de impossivel. mas ok, concordo contigo, sem o radicalismo.
somos ainda muito primitivos...
Acho que nao existe nada mais subjetivo que isso. Qual a referencia para nossa "primitividade"? Comparados a quem, somos primitivos? Aos supostos espiritos evoluidos?
Podemos nos comparar até mesmo aos animais para sabermos o quanto estamos atrasados em nossa evolução moral, ou seja, o quanto somos primitivos.
No entanto, basta tomarmos as palavras de grandes sábios da Humanidade de todos os tempos para comprovarmos o quanto somos ainda primitivos. Sendo inteligentes, não temos Sabedoria. Sendo sentimentais, não conhecemos o Amor. A Guerra ainda é a melhor forma de nos entendermos, a Miséria e a Opulência a melhor forma de nos distinguirmos.
Se tudo isto não for primitivismo, não sei mais o que é.
Como bem frisou o Gustavo, a questão de um parâmetro é fundamental.
No caso, teríamos que encontrar uma espécie que tivesse se orientado no sentido de desenvolver atividade tecnológica. Nesse sentido, nenhuma outra espécie animal da Terra serve como referência.
Ainda assim, a comparação deveria ser feita em função do desenvolvimento tecnológico, uma vez que aspectos morais estão baseados em conceitos abstratos e relativos, tanto geograficamente quanto temporalmente. O que é moral para alguns, em um determinado local, e numa determinada época, pode ser amoral para outros.
Por exemplo, Maomé é grande sábio para muitos, Cristo é grande sábio para outros; nenhum dos dois o é para mim e para muitos outros.
Eu tomo Jesus, Buda, Sócrates, Ghandi, Francisco de Assis, Kardec, Chico Xavier e alguns outros como grandes exemplos morais para a Humanidade, podendo ser tomados como parâmetros para a nossa evolução.
Eu tomaria o Bushinho, Saddam, Bin Laden (para citar apenas os mais recentes) como a antítese do bom exemplo moral a ser seguido.
Não seriam estes bons e maus exemplos para a nossa Humanidade?
Ademais, a questão é: como inferir que nossa civilização seja primitiva a partir delas?
Não vejo nenhuma relação de causalidade entre uma coisa e outra.
Ora bem, podemos partir de uma premissa que pode não ser totalmente correcta mas ai vai:
Se civilização X fora do nosso sistema solar ( no nosso pelos vistos nao ha grandes indicios de vida inteligente) consegue chegar cá para nos visitar, partimos do principio lógico que são mais evoluidos, aliás bastante mais evoluidos que nós, correcto?
hsette escreveu:As listas acima são totalmente subjetivas.
Ademais, a questão é: como inferir que nossa civilização seja primitiva a partir delas?
Não vejo nenhuma relação de causalidade entre uma coisa e outra.
Basta analisar o que cada um destes personagens fez em vida e comparar com as nossas atitudes diárias para termos uma boa analogia.
Obviamente refiro-me à moral e não à tecnologia.
Todos foram pacifistas, partidários da não-violência e alguns até deram sua própria vida em nome destes ideais de amor e fraternidade. Somos primitivos pelos sentimentos negativos que alimentamos - como o ódio ou o rancor - e que nos aproximam dos animais selvagens. Até mesmo na alimentação carnívora encontramos indícios desta brutalidade.
O morticínio, a intolerância, o orgulho, a vaidade, a brutalidade e a ignorância que permeiam a nossa vida são indícios que muito ainda temos o que aprender, muito ainda temos que evoluir.
ricardo_britan escreveu:Ora bem, podemos partir de uma premissa que pode não ser totalmente correcta mas ai vai:
Se civilização X fora do nosso sistema solar ( no nosso pelos vistos nao ha grandes indicios de vida inteligente) consegue chegar cá para nos visitar, partimos do principio lógico que são mais evoluidos, aliás bastante mais evoluidos que nós, correcto?
Sim, mas apenas no quesito tecnologia, não implicando assim que sejam moralmente mais adiantados do que nós.
Em termos comparativos, Roma era superior em tecnologia aos povos conquistados, mas isto não significa que era moralmente mais adiantada.
Mas este é contudo um bom questionamento: até que ponto civilizações mais adiantadas tecnologicamente podem o ser também avançadas moralmente; ou se o adiantamento moral de um povo pode proporcionar-lhe também um avanço tecnológico.
Continuo a pensar que quanto maior for a idade e o desenvolvimento de uma civilização mais pacifista possa ser, isto é apenas uma opinião, podiamos por o facto de exisitirem civilizações mais avançadas belicistas mas nestas a tendência seria a auto destruição
A argumentação do Britan é pertinente. O fato de possíveis civilizações extraterrenas empreenderem viagens interestelares indica um grau de avanço tecnológico elevado.
Já sobre dizer se somos primitivos, o avanço tecnológico me parece o único que poderia servir de parâmetro.
Não tem como dizer que os valores morais de um povo, uma civilização, uma espécie extraterrena, são bons ou maus. Esse maniqueísmo está mais no campo religioso, cujos valores também são abstratos e subjetivos.
Valores morais não são um bom parâmetro. É possível até que eventuais civilizações extraterrenas tecnologicamente avançadas nem possuam esse tipo de valor entre seus atributos.
O morticínio, a intolerância, o orgulho, a vaidade, a brutalidade e a ignorância que permeiam a nossa vida são indícios que muito ainda temos o que aprender, muito ainda temos que evoluir.
É obvio que temos muito ainda que evoluir. E isto não é uma característica especial deste momento histórico em que estamos vivendo. Sempre foi assim, e assim continuará sendo, enquanto houver a humanidade. Ainda bem!
É, temos mesmo pontos de vista muito diferentes...
Vamos raciocinar juntos.
Vou fazer uma comparação pueril: se dermos uma pistola automática de última geração - carregada - nas mãos de uma criança, o que poderemos esperar? Oras, uma criança não tem muito esclarecida a noção de bem e de mal - ou de risco de vida. A conseqüência deste nosso ato será indubitavelmente catastrófico.
Se dermos esta mesma arma nas mãos de um adulto, certamente teremos alguma chance de nada acontecer - assim como poderemos ter também um acidente fatídico, dependendo das habilidades do adulto.
No entanto, se a entregarmos nas mãos de hábil e bem treinado atirador, teremos não uma arma, mas sim uma ferramenta bem acurada.
Eu acredito mesmo que estamos na fase da criança, portanto muito temos que evoluir em termos de moralidade - e não de tecnologia - para que tenhamos um bom uso desta última.
Mas ocorre que estamos tratando de comparações, e não de julgamento de valores. Valores morais não têm uma base definida sobre a qual se possa fazer comparações.
Se por acaso, chegarem à Terra representantes de uma civilização extraterrena para a qual o conceito de Deus é algo totalmente estranho e desprezível, você os julgaria inferiores a nós?
hsette escreveu:Tudo bem com seu raciocínio, Euzébio.
Puxa, obrigado!
hsette escreveu:Mas ocorre que estamos tratando de comparações, e não de julgamento de valores. Valores morais não têm uma base definida sobre a qual se possa fazer comparações.
Eu discordo, acho que em se tratando de moral, ao menos alguns pontos são concordantes. Eu ainda considero a Amor o ponto mais alto de qualquer moralidade, e isto envolve o respeito ao próximo, às suas necessidades e às suas deficiências.
hsette escreveu:Se por acaso, chegarem à Terra representantes de uma civilização extraterrena para a qual o conceito de Deus é algo totalmente estranho e desprezível, você os julgaria inferiores a nós?
Eu me perguntaria que raios de civilização é esta que desconhece um conceito qualquer de Deus (pelamordedeus, não estou defendendo o Deus bíblico, mas sim uma Inteligência Suprema!)...
Perdoem-me os ateus de plantão, mas não dá para imaginar um Universo nestas dimensões sem uma Inteligência que lhe seja responsável.
(..) acho que em se tratando de moral, ao menos alguns pontos são concordantes. Eu ainda considero a Amor o ponto mais alto de qualquer moralidade, e isto envolve o respeito ao próximo, às suas necessidades e às suas deficiências.
Eu também tenho o Amor em mais alta consideração, mas nós o conhecemos como atributo humano, além do que, sujeito a condicionantes culturais, geográficas e temporais. Penso que não é possível extrapolar esse sentimento para eventuais civilizações extraterrenas.
O ponto em que insisto é que, para efeito de comparação, precisamos de parâmetros concretos, não abstratos, não subjetivos. Por exemplo, a matriz energética de uma civilização. Há estudos bastante interessantes nesse sentido.
Indico o do físico teórico Michio Kaku (The Physics of Extra-Terrestrial Civilizations), que pode ser lido (em inglês) em: http://www.mkaku.org/articles/physics_o ... civs.shtml
Eu me perguntaria que raios de civilização é esta que desconhece um conceito qualquer de Deus...
Não estaria aí um sinal da dificuldade em se levar em conta valores morais para efeito de comparação?
Perdoem-me os ateus de plantão, mas não dá para imaginar um Universo nestas dimensões sem uma Inteligência que lhe seja responsável.