Militares contra imagens "espiãs" do Google

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Militares contra imagens "espiãs" do Google

Mensagem por Euzébio »

As tropas dos Estados Unidos no Iraque se juntaram aos diretores de uma organização nuclear australiana em suas denúncias contra o serviço Google Earth, que oferece imagens de satélite tão detalhadas que podem ser um perigo para a segurança.

Imagem

O serviço causou polêmica ao ser lançado, ainda em caráter experimental, em meados deste ano."Há muitos anos não vejo um produto tão estimulante", disse o colunista especializado em tecnologia Paul Gilster.

"O Google Earth é uma fonte inesgotável de informação e entretenimento", afirmou o jornal Washington Post.

Efetivamente, o serviço proporciona diversão garantida ao usuário que tenha tempo disponível e uma conexão à Internet rápida o suficiente para desfrutá-lo.

O Google Earth permite obter imagens aéreas - a cerca de 300 metros de altitude- do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a Volta da França, a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Cannyon.

Mas era uma questão de tempo até que o software - que pode ser baixado no endereço earth.google.com - começasse a causar problemas.

Assim como ocorreu com o potente serviço de e-mail gratuito Gmail, o Google Earth também desperta preocupação, mas desta vez não é devido a problemas de privacidade - embora alguns usuários já digam que se sentem invadidos pela publicação de imagens muito detalhadas de suas piscinas - mas pela segurança.

Além de imagens de alta resolução, o serviço dá ao usuário informações precisas sobre as coordenadas do lugar, o que pode causar problemas em casos de instalações estratégicas, como aeroportos ou bases militares, já que supostamente poderia ajudar o inimigo a localizar armas e veículos.

Este é, aparentemente, o caso do Iraque.

As imagens "podem levar exatamente ao edifício onde estamos", afirmou o capitão Joshua Thompson, lotado na base aérea de Balad, no Iraque, à rede de televisão NBC.

As imagens desta base aérea foram feitas há um ano, mas Thompson assinalou que o lugar não mudou muito desde então.

Assim como os militares, os responsáveis por um reator nuclear perto de Sydney, na Austrália, demonstraram no início do mês preocupação pelo grau de detalhes oferecido pelas imagens.

A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia (Ansto, na sigla em inglês) a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana, que aparecem borradas.

Ron Cameron, diretor de operações do organismo australiano, se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais.

"Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar", disse Cameron.

Os porta-vozes do Google se defenderam afirmando que o que se vê no Google Earth está disponível ao público, sendo a companhia somente uma intermediária.

À margem dos problemas de segurança, ou apesar deles, o Google Earth se transformou em uma fonte inesgotável de entretenimento e em uma ajuda para agüentar tediosas rotinas nos locais de trabalho.

Isso fica provado em uma rápida pesquisa sobre o que é dito na rede sobre o programa: "meu recorde para encontrar a Estátua da Liberdade é de 17 segundos. Mas sou canadense", afirma o autor do "blog" Google Maps Mania.

Como afirmou o jornal The Washington Post, o Google Earth é uma fonte inesgotável de distração, e isso se vê inclusive entre os militares americanos.
Ad Honorem Extraterrestris
Yarwinish
Mensagens: 57
Registrado em: 17 Out 2004, 19:35
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Yarwinish »

Engraçado como essas autoridadades dos EUA fazem tanto discurso e apologia à chamada "democracia" quando lá dentro mesmo há uma grande censura por parte dos militares.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

eu compreendo que em alguns casos se censure as imagens, é um caso de defesa nacional, é ridiculo dar a conhecer a um inimigo que nao tem patria nem localizaçao fisica, com detalhe os locais onde o mesmo pode atacar
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Por favor, que coisa ridicula. Eh claro, que o Google permite q um guri de 8 anjos ache o pentagono. Agora, se um terrorista for calcular o local para largar uma bomba H, certamente vai fazer isso de taxi e com um GPS na mao, ao inves de pela internet.

Povo ridiculo. :x
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Marcos Felipe
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Ago 2005, 00:26

Mensagem por Marcos Felipe »

Gustavo Latorre escreveu:
Por favor, que coisa ridicula. Eh claro, que o Google permite q um guri de 8 anjos ache o pentagono. Agora, se um terrorista for calcular o local para largar uma bomba H, certamente vai fazer isso de taxi e com um GPS na mao, ao inves de pela internet.

Povo ridiculo. :x
meu caro, acho que a preocupação do exército americano é relacionada a localização de tropas em movimento... imagino que o "elemento surpresa" fica prejudicado com este "olho" no céu....

alguém aeh jah ouviu falar em Echelon?....
Pela democratização da informação ufológica!