A América para os americanos, rs...

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy

Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Pura cultura. Eles sao uns insuportaveis que, por coicidencias historicas (coisa do tipo estar/entrar no lugar certo na hora certa) ficaram podres de ricos da noite pro dia, e hoje usam isso para arrotar superioridade para cima dos outros. Simples assim.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

O Brasil deveria ter continuado uma monarquia, teríamos nos dado melhor (nos tempos de Pedro II éramos considerados país de primeiro mundo).
Pelo amor de Deus Euzébio, não incite essa gente a voltar ao poder. Já tivemos muito trabalho para retirá-los.

A Argentina também era considerada um país de primeiro mundo até 1940 (era 4ª potência econômica mundial), e foi o primeiro país do latino-americano a ter um avião a jato. Sabiam?

Porque será que tudo mudou? Simples, a economia mundial mudou. O agronegócio não é mais tão importante em termos financeiros. O valor dos produdos agrícolas baixou astronomicamente e a tecnologia passou a ser fundamental. Lembrem-se que o estado de São Paulo, que isoladamente pode ser considerado igual a um país Europeu, enriqueceu graças ao café e seguidamente graças a industrialização e vem empobrecendo por falta de tecnologia de ponta.

Os paises latinos não tiveram tanta esperteza em desenvolver uma tecnologia industrial e acabaram sucumbindo ao poder de grande conglomerados americanos e europeus a partir da década de 1950.

Em linhas gerais é isso. Nada a ver com monarquia, ditadura, etc. São movimentos macro-econômicos.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Se eu pudesse escolher, viveria num país de monarquia parlamentarista. Este troço de democracia (?) me é muito asqueroso...
Ad Honorem Extraterrestris
Petrovski
Mensagens: 420
Registrado em: 24 Dez 2005, 19:57

Mensagem por Petrovski »

Lol, eu só viveria num país assim se eu fosse o rei :)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Se eu pudesse escolher, viveria num país de monarquia parlamentarista. Este troço de democracia (?) me é muito asqueroso...
Caro Euzébio, acho que você está fazendo uma pequena confusão. Democracia não é antagonista de Monarquia ou Parlamentarismo.

Ditadura sim é o oposto. Vou dar uma explicação rápida sobre essa questão toda, caso alguém ainda não esteja bem a par.

Ditadura: É o poder de um único homem. Geralmente não há eleições ou há apenas eleições parciais como ocorria no Brasil durante a ditaduta militar, onde se escolhia pelo voto os vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais. Alguns cargos eram decidido pela ditadura como o de governador, creio que uma parte dos deputados e senadores e o presidente que era indiretamente eleito pelos militares e tinha poder de veto total além do Decreto-Lei que era baixado e pronto. Não era permitido mais que 2 partidos políticos (Arena pelo governo e MDB pela oposição).

Geralmente as ditaduras são bem mais duras que a brasileira como Iraque, Coréia do Norte, Cuba, União Soviética etc.

O ditador pode ser um Monarca, caso mais comum nas antigas monarquias, um General, caso das ditaduras militares, ou um golpista, caso de Fidel Castro, Hitler, Mussolini.

Geralmente uma ditadura sempre esconde grandes massacres, injustiças e erros administrativos medonhos porque não há o poder do povo de questionar. A ordem é cumpra-se.

Democracia ocorre quando o povo decide pelo voto. Há muitas modalidades de democracia. A mais antiga conhecida era a Grega, onde o povo se reunia e decidia o que queriam. Isso não é mais possível em países tão grandes e populosos, mas a internet tem potencial para aumentar a participação popular, só não foi percebida ainda.

Uma democracia pode ser presidencial com monarquia, parlamentarista com monarquia, só presidencial, só parlamentarista.

Parlamentarismo:

Nesse tipo de governo, o povo escolhe seus representantes (deputados, senadores, etc). Esses representantes vão escolher o 1º Ministro que é quem representa o executivo no país (caso da Inglaterra, só que lá é parlamentarismo com monarquia). A Itália também é parlamentarista e lá dicifilmente um 1º Ministro consegue completar 1 ano de poder, porque o governo perde a maioria no Congresso e o 1º Ministro cai. Aqui no Brasil, provavelmente a média do mandato seria de 3 dias a uma semana e já começaria o toma lá da cá para saber quem vai ser o novo primeiro ministro. Felizmente o povo sabiamente (coisa rara), escolheu o presidencialismo.

Presidencialismo:

O representante do executivo é escolhido por voto direto (caso brasileiro), em um ou dois turnos (caso brasileiro) ou por voto indireto (caso americano), e terá um Mandato pré-definido. Se ele fizer maioria no congresso, terá condições de passar a maioria de suas Leis. Se não fizer, então terá que fazer uma composição com os outros partidos que significa toma lá da cá, cargos públicos para os aliados, benesses e até mensalão. Tudo depende da qualidade moral do presidente e colaboradores. No caso americano, o povo vota num colégio eleitoral que decidirá quem será o presidente. É praticamente um voto indireto. Mesmo que um candidato consiga a maioria dos votos, isso não lhe garantirá o cargo, pois depende do estado já que os mais populosos tem peso proporcionalmente menor. Em parte temos esse problema no Brasil, onde no Norte e Nordeste, um deputado consegue se eleger com bem menos votos que na Região Sul e Sudedeste. Em resumo, nós do Sudeste mandamos menos e pagamos mais impostos. Então, os Estados Unidos, a nação que se vangloria de ser democracia e cobra isso dos outros, não é uma democracia plena.

Monarquia:

Os monarcas hoje em dia decidem muito pouco e geralmente tem uma função apenas ostentativa como na Inglaterra onde eles acham que é legal ter rainha, rei, príncipes e essa imbecilidade toda e pagam bem caro por isso, porque a família real custa caro. Como já responderam acima, país monarca só se for para ser o rei. Eu aceitaria sendo um príncipe ou um nobre da corte.

Enfim, a monarquia é a sucessora dos feudos. Quando o Império Romano caiu, a Europa ficou dividida em feudos. Um feudo era uma grande fazenda onde um antigo general romano assumia o poder e garantia a segurança dos habitantes. Os moradores dos feudos eram os servos que deviam obediência total ao Senhor Feudal. Com o tempo isso foi evoluindo e as regiões foram se transformando em uma unidade política com o Sr. Feudal se transformando em monarca. Os países que fizeram isso primeiro (Espanha e Portugal), assumiram e avançaram mais rapidamente economicamente e dominaram o cenário econômico da época culminando com a catastrófica descoberta das américas.

Muito povo esperto se livraram de seus reis pela força como na França onde a monarquia foi enforcada. Outros mais toleram-nos até hoje, caso da Inglaterra, Espanha, Japão, Suécia, etc. Outros adotam o rei dos outros para si como a Austrália e Nova Zelândia.

No Brasil houve a deposição do monarca por um golpe republicano com a garantia que depois de 100 anos haveria um plebiscito para decidir entre monarquia e república. Felizmente a república venceu.

Enfim, família real seria mais um mensalão prá pagar.

Agora tudo isso pode ser capitalista, comunista ou socialista, mais aí é conversa prá outro dia prá falar sobre sistema econômico.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Grande lulu! valeu pela aula! (vc é professor?)

:wink: