fbpx
Notícias

Tiazinha filma zepelim e causa polêmica ufológica

Compartilhe:

Os ufólogos só puderam tirar a dúvida neste domingo, 19, após a exibição das imagens no programa Domingo Legal, no SBT. A cantora Suzana Alves, a Tiazinha, filmou mesmo o dirigível (Zepelim) da Goodyear, no último dia 8 de agosto, que pensou tratar-se de um disco-voador.

----publicidade----

A filmagem foi ao ar na tarde de domingo, no programa do apresentador Gugu Liberato. Tiazinha trocou a exclusividade das imagens para o Domingo Legal pela possibilidade de fazer o lançamento de sua nova banda e seu novo trabalho no programa dominical.

Ao contrário do esperado, as imagens foram ao ar sem comentários ou análises de um dos muitos pesquisadores do assunto que Tiazinha disse ter contatado. Pior: o engenheiro e ufólogo Claudeir Covo, e sua esposa, Paola, que eram convidados do mesmo programa para comentar as imagens, estavam a caminho do auditório quando receberam uma ligação informando que não mais precisariam ir, já que a participação da cantora teria sido cancelada.

Claudeir Covo e sua esposa, Paola, ambos do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA) e Instituto Nacional de Pesquisas Ufológicas (INPU), foram os primeiros pesquisadores a terem acesso à filmagem. Inicialmente, no entanto, só puderam ver o vídeo na pequena tela de cristal líquido da filmadora digital usada por Suzana Alves. Com o compromisso de a cantora entregar uma cópia para análise, em matéria publicada no dia 14 de agosto pela Vigília, Claudeir Covo comentou que “o que ela viu realmente é muito estranho”, mas preferiu esperar para ver as imagens numa tela convencional antes de opinar a respeito.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Produtos e estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

A cópia da fita só chegou às suas mãos na quinta-feira, 16. “E não era a que foi exibida. Estava com a qualidade muito prejudicada. Talvez com a intenção de atrapalhar o nosso trabalho”, queixou Paola Covo. Após analisar a imagem e bater várias outras informações, os pesquisadores não tiveram dúvidas: na realidade o que a cantora filmou pensando tratar-se de um objeto voador não identificado, possivelmente de origem não terrestre, é um artefato que já está entrando para o folclore paulistano: o dirigível da Goodyear.

“O Claudeir chegou a entrevistar até o piloto que estava no dirigível naquele dia”, informou por telefone a pesquisadora, enquanto Claudeir preparava, às pressas, em atenção à comunidade de ufólogos que esperou apreensiva uma posição quanto à filmagem, um texto para ser publicado no site do INPU (http://sites.uol.com.br/inpu). Segundo Paola, a descoberta foi comunicada ao namorado de Suzana Alves, Eriberto Leão, já na sexta-feira, 17. Ainda conforme revelou a pesquisadora à Vigília, a produção do Domingo Legal já havia sido informada da conclusão das investigações.

No programa, sem a participação de Covo ou Paola, Suzana Alves revelou ter entregado a fita para “vários” ufólogos, e que estava em seu camarim um pesquisador que teria vindo do Ceará especialmente para analisar a filmagem.

----publicidade----

Contudo, os pesquisadores Claudeir e Paola, que passaram a semana investigando a história, foram excluídos da programação. Eles já estavam a caminho, no transporte providenciado pela emissora, quando receberam a notícia de que a Tiazinha não participaria mais do Domingo Legal. “Agora que o Programa do Gugu foi ao ar, também não temos dúvidas que tudo foi uma grande jogada de Marketing. Estávamos prontos para divulgar os resultados da nossa pesquisa no Programa do Gugu, quando recebemos um telefonema da produção, informando que a Suzana Alves não mais iria participar e que não seria mais necessário a nossa presença no programa”, escreveram ambos num texto publicado no site do INPU logo após a exibição das imagens no programa Domingo Legal.

Os pesquisadores revelaram inclusive que, naquela noite, a aeronave era pilotada pelo comandante José Eduardo de Souza Blaschek, com o qual já haviam conversado. Segundo a nota divulgada no site do INPU, o piloto confirmou que “estava ocorrendo o Encontro dos Empreendedores da Goodyear, no Centro de Convenções do Colégio São Luiz, próximo à Consolação, e entre 18:00 e 21:00 horas, ele ficou o tempo todo sobrevoando a região do Pacaembu e Consolação”.

Mais coincidências fundamentam a conclusão. O objeto tem uma luz estroboscópica na parte superior. Trata-se da luz anticolisão do dirigível. Além disso, segundo a pesquisa realizada in loco, a direção em que a filmadora estava apontada era justamente a do Pacaembu. O relatório completo da pesquisa realizada por eles pode ser encontrado no site do INPU.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×