fbpx
HomeNotícias

Sonda da NASA captura sinal de rádio vindo de uma das luas de Júpiter

Compartilhe:

A Agência Espacial Americana (NASA) divulgou nesta segunda-feira, 11, por meio de nota oficial, que a sonda da missão Juno detectou pela primeira vez um sinal de rádio proveniente de Ganimedes, uma das luas de Júpiter.

----publicidade----

De acordo com a NASA, o sinal foi capturado por apenas cinco segundos, enquanto Juno voou a uma velocidade de 50 quilômetros por segundo sobre a região polar de Júpiter, onde as linhas de seu campo magnético se conectam com a lua Ganimedes.

Sinal de rádio de Júpiter?

Um dos funcionários da agência no estado de Utah, Patrick Wiggins, declarou que – apesar de acreditar na existência de vida fora da Terra – o sinal não tem origem alienígena e especificou que “é uma função mais natural”.

Embora se possa acreditar que o sinal seja de origem extraterrestre, esse fenômeno é causado por elétrons que oscilam a uma taxa mais lenta do que giram.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Isso faz com que eles amplifiquem as ondas de rádio muito rapidamente, explicou o especialista.

Uma sonda da NASA na lua

A sonda Juno foi lançada em 5 de agosto de 2011 e entrou na órbita de Júpiter em 4 de julho de 2016, depois de deixar para trás milhões de quilômetros para estudar a formação e o desenvolvimento do quinto planeta do Sistema Solar.

“Juno vai observar a gravidade e os campos magnéticos de Júpiter, a dinâmica e composição atmosférica e evolução”, indicaram os técnicos da NASA.

----publicidade----

Por sua vez, a lua Ganimedes é considerada o maior satélite natural de Júpiter e de todo o Sistema Solar. Tem um diâmetro de 5.268 quilômetros.

_________________

Leia Também: 

----publicidade----

Signatário de Tratado Internacional, Brasil se comprometeu a não explodir a Lua

Empresas cobiçam asteroide de ouro e prata descoberto na órbita de Marte

“Vida alienígena em Lua de Júpiter: uma aposta certa”, diz cientista espacial

__________________

É também o único que possui campo magnético, sendo composto por um núcleo de ferro recoberto por manto rochoso e gelo, segundo valiosas informações sobre suas propriedades fornecidas pela sonda Pioneer 10, da família Voyager, a sonda Galileo e mais recentemente o motor voador da missão Juno.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×