fbpx
Notícias

Nick Pope nega ter visto

Compartilhe:

Na tarde do dia 9 de julho desse ano, o produtor de cinema Karl Woods e sua esposa avistaram um objeto voador não identificado em sua casa, na cidade de Cheshire, na região de Northwich. Eles tiveram tempo de filmar a aparição, produzindo uma filmagem que foi divulgada com estardalhaço na Inglaterra, pelo grupo de pesquisas ufológicas BUFOSC – British UFO Studies Centre (veja matéria).

----publicidade----

O BUFOSC revelou à Vigília estar buscando informações junto a órgãos oficiais e o próprio Ministério da Defesa Britânico (MoD). Quem está auxiliando o grupo neste processo é o pesquisador Nick Pope, que já trabalhou para governo na pesquisa de fenômenos ufológicos.

No Brasil, no entanto, a informação circulou truncada. Notas de pesquisadores internacionais sobre o assunto que foram veiculados nas listas de discussão de Ufologia chegaram a credenciar Nick Pope como Ministro da Defesa. Anos atrás, ao colocar um comentário de Pope a respeito dos UFOs na seção de “frases”, até mesmo a revista de ciência Galileo chegara a citá-lo como Ministro.

O fato é que Pope está envolvido com o tema Ufologia desde 1991, quando foi chamado a trabalhar para o MoD numa seção encarregada de catalogar e analisar casos de avistamentos de UFOs. Ele deixou esse cargo em 94, não sem antes causar polêmica ao expressar sua opinião contrária à dos seus superiores, afirmando que os UFOs têm grande implicação para a defesa da Inglaterra.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Depois que deixou a pasta ufológica no MoD, Pope transformou-se num ativo pesquisador do tema, tendo escrito três livros a respeito: “Open Skies, Closed Minds”, “The Uninvited” and “Operation Thunder Child”. Por fax, da Inglaterra, ele falou à Vigília sobre seu envolvimento na pesquisa da filmagem de Karl Woods e sobre as tentativas de conseguir um posicionamento oficial do governo com referência ao tema.

Embora confirme a ajuda ao Bufosc, Nick Pope negou ter assistido ao vídeo, que está causando grande controvérsia no Reino Unido. Alguns dos principais críticos da evidência acreditam tratar-se, na verdade, de um balão, apesar de todo o relato de Karl Woods sobre a movimentação do objeto.

Confira os comentários de Pope:

----publicidade----

Vigília: Você ainda mantém seu trabalho no Ministério da Defesa? E qual é a relação entre seu trabalho e os UFOs?

Pope: Entre 1991 e 1994 meu trabalho no Ministério da Defesa envolvia a pesquisa e investigação do fenômeno UFO e os mistérios relacionados, como abduções alienígenas, “crop circles” (os círculos ingleses) e mutilações animais. Minha missão era procurar por evidências de qualquer ameaça ao Reino Unido, e o trabalho que eu fazia era similar ao daqueles envolvidos com o esforço oficial de pesquisa de UFOs na USAF [N.E: Força Aérea dos EUA], o Projeto Blue Book. Embora eu ainda trabalhe para o Ministério, eu não estou mais envolvido com o assunto UFO; porém eu continuo a pesquisar e investigar, como atividade privada. Eu não sou “Ministro da Defesa”, mas um Alto Oficial Executivo que é o cargo civil equivalente ao posto de major no Exército.

Vigília: Qual sua opinião sobre a filmagem de Karl Woods?

----publicidade----

Pope: Eu não vi o filme, então não tenho uma opinião sobre o que ele mostra.

Vigília: Qual é a sua participação pessoal na análise do caso?

Pope: Eu tenho um pequeno envolvimento neste caso. Eric Morris [N.E: diretor do Bufosc] me telefonou algumas vezes e eu dei a ele algumas dicas sobre quem contatar no Ministério da Defesa e na Autoridade de Aviação Civil (CAA), e que perguntas específicas fazer. Eu também sugeri o nome de uma companhia que poderia ser útil para realizar as análises apropriadas na filmagem. Eu pedi para me manter informado e me ofereci para ajudar futuramente se eu puder, mas não ouvi nada mais. Como você deve saber, está havendo muita controvérsia e más impressões sobre este caso, como você pode ver no site UFO UpDates [N.E: Lista de discussão moderada pelo pesquisador Errol Bruce-Knapp].

Vigília: O Ministério da Defesa está oficialmente envolvido na pesquisa do caso?

Pope: Eu acredito que tanto Eric Morris, Tim Matthews ou um de seus colegas contatou a RAF Valley [N.E: base da Força Aérea Real, em Valley] e alguém da base da força aérea confirmou que nenhum dos seus aviões estava na área naquele momento. Eu acho que eles também contataram a “Secretariat” (Air Staff) – a divisão do Ministério da Defesa responsável pelos avistamentos de UFOs – mas acredito que receberam uma resposta padrão. Eu duvido que qualquer investigação oficial esteja em andamento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×