fbpx
HomeNotícias

Entenda a polêmica sobre o novo vídeo de óvnis reconhecido pelo Pentágono

Compartilhe:

Mesmo tendo a autenticidade confirmada pelo Pentágono, o vídeo dos supostos óvnis em forma de pirâmide (ou triangulares) divulgados pelo cineasta Jeremy Corbell está causando debates acalorados na Internet. Sua publicação original aconteceu no Mistery Wire.

----publicidade----

Se você não leu sobre isso primeiro aqui, no Portal Vigília, você certamente já trombou com as imagens na chamada mídia “mainstream”, que vem explorando com estardalhaço o vazamento obtido pelo cineasta, principalmente depois que a porta-voz do Pentágono, Susan Gough, revelou que de fato a imagem foi feita pelo pessoal da Marinha.

Como se não bastasse o teor da filmagem em si, pegou de surpresa a comunidade ufológica no mundo todo o rápido reconhecimento dela, junto com a confirmação da autenticidade de algumas fotos. Poucas horas após a divulgação Gough enviou comunicado por e-mail, originalmente para o site The Black Vault, confirmando os vazamentos.

O Pentágono admitiu, também, que o material faz parte de um relatório que está sendo produzido para apresentação ao Congresso dos EUA contendo informações que os serviços de inteligência já dispõem sobre óvnis ou UAP’s (Unidentified Aerial Phenomena), como os militares norte-americanos preferem chamar agora.

----publicidade---- Evidência - um produto do nosso parceiro Loja Obscura Arte

Vídeo de óvni pode ser efeito bokeh

Mas essa polêmica toda, se por um lado aponta para a possibilidade de um enfraquecimento do segredo em tornos do fenômeno UFO, também acendeu as luzes de amarelas de alerta para uma parcela dos pesquisadores.

Isso porque o vídeo divulgado por Jeremy Corbell vem sendo apontado por alguns investigadores passível de ser facilmente reproduzido com uma lente preparada para fazer o chamado efeito “bokeh”.

Quem apontou essa possibilidade foi o pesquisador Mick West, cético especializado em desmascarar falsas alegações sobre óvnis, sobrenatural e conspirações.

----publicidade----

“Ele se move como um avião, pisca como um avião. Mas se é um avião, por que se parece com uma ‘pirâmide’?”, escreveu West.

Em seu canal no Youtube, Mick West demonstra como o efeito pode ser fabricado com lentes especiais ou mesmo lentes comuns para celular modificadas (como a que aparentemente foi usada com o equipamento de visão noturna).

“Se a imagem principal estiver um pouco fora de foco, é possível que se trate de um efeito chamado ‘bokeh’, alega o pesquisador.

O efeito produzido totalmente na lente, de forma mecânica, afeta principalmente as áreas do fundo da imagem, que estão fora de foco ou distorcidas.

Com uma abertura controlada, o efeito transforma todos os objetos no formato previsto pela abertura, seja ela circular, quadrada ou… triangular (na verdade, em qualquer formato).

----publicidade----

Cortina de fumaça ou óvnis de origem desconhecida?

Segundo West, o efeito “bokeh” pode ter feito um avião convencional, ou drone, junto com algumas estrelas brilhantes, parecerem triângulos, tal como no vídeo dos óvnis do Pentágono.

“Não tenho certeza se é isso, mas é uma possibilidade!”, disse o pesquisador, que divulgou um segundo vídeo para esclarecer novas dúvidas de seus seguidores.

“Portanto, não há nada inconsistente com o bokeh no vídeo ‘pirâmide'”, cravou.

A explicação alternativa — que é bastante plausível — levanta mais dúvidas sobre a estratégia e as intenções do Pentágono do que a respeito dos objetos filmados.

O Pentágono de fato investigou as circunstâncias da filmagem? Que equipamento foi utilizado? Haveria algum interesse em vazar evidências que podem ser potencialmente frágeis, já numa análise superficial?

Nos grupos de discussão por mensagens, Twitter e demais redes sociais já há pesquisadores e entusiastas considerando a possibilidade de estar em curso, às vésperas da apresentação de um relatório importante, uma típica operação “cortina de fumaça”. Talvez nunca saibamos.

O canal brasileiro no Youtube do pesquisador João Marcelo Rios publicou com legendas em português as explicações de Mick West. Confira abaixo:

_____________________________

LEIA TAMBÉM:

Pentágono confirma autenticidade de imagens de óvnis vazadas

T-180 dias: começou a contagem regressiva para a desclassificação do tema óvni nos EUA?

Ex-diretor da CIA diz que passou a acreditar em óvnis após relato de amigo piloto

Documentos da Funai revelam ataques de óvnis a indígenas no Acre

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
×