Categories Notícias Manchete

Análise do óvni da Mooca descarta balão

Compartilhe:

No início de agosto, a filmagem de um objeto voador não identificado (óvni) no famoso bairro da Mooca, na Capital de São Paulo, viralizou na Internet e começou a circular no mundo todo. O objeto, com um formato incomum, pareceu de desdobrar em dois ou mais pedaços enquanto passava calmamente pelos céus do bairro da leste da capital paulista. O registro gerou muitas especulações por parte dos internautas pela relativa similaridade que a cena teria com aquelas habitualmente produzidas por um balão em chamas, algo bastante comum em São Paulo até não muito tempo atrás.

----publicidade----

No entanto, uma análise bastante detalhada recém publicada pelo pesquisador e Youtuber Jorge Uesu, idealizador do Canal OVNIS e Mistérios em Geral – OMG, no Youtube, acaba de descartar completamente essa hipótese a partir do estudo das imagens em si, das comparações possíveis e da trajetória completa do fenômeno.

O registro amplamente divulgado na Internet foi feito por Diego Santos no dia 8 de agosto e postado em seu próprio canal no Youtube. Na filmagem, o estranho objeto alaranjado e brilhante cruza o céu e em determinado momento inclina-se e solta um objeto menor. Curiosamente o objeto menor que segue à frente do objeto maior. Poucos segundos depois, a cena se repete.

Contrariando o senso comum, o objeto maior não desaparece, ou “queima”. Ele continua sendo registrado por 3 longos minutos até desaparecer da vista da testemunha, bloqueado pelas edificações no entorno.

----publicidade---- Loja do Portal Vigília - Estampas exclusivas para quem veste a camisa da Ufologia

Vários palpites sobre a natureza do objeto, na mesma época, já davam como descartada a possibilidade de trata-se de um drone ou, ainda, algo mais elaborado como computação gráfica.

Imagem e trajetória confirmam que não era um balão

O pesquisador fez contato com o autor do vídeo e conseguiu as imagens originais, com o dobro da resolução do vídeo disponível no Youtube. E o que elas revelam é a mesma insólita forma mutante, com iluminação própria, bastante brilhante, e com forma bem delimitadas mas estranhamente muito difíceis de descrever. E com a duração do fenômeno em mente, tratou de comparar com outros registros em vídeo de balões pegando fogo.

Com isso Uesu consegue demonstrar que, uma vez iniciado o fogo no papel do balão, não importa o tamanho do artefato, seu tempo máximo de voo em chamas não passa mais dos 30 segundos. Isso é bem menos do que os 3 minutos de duração do registro feito por Santos.

----publicidade----

Além disso, o ufólogo contou com os dados de dois trechos de vídeo captados a partir de diferentes vias na região pela mesma testemunha. Assim ele conseguiu traçar o caminho aproximado do óvni nos céus para concluir que ele se deslocou o tempo todo em trajetória incompatível com o vento, segundo a direção e velocidade registrados oficialmente em pelo menos duas estações meteorológicas na região.

Uesu conclui sua análise revelando um vídeo de um objeto de forma igualmente indecifrável que outra testemunha havia feito, na mesma região da Mooca, em plena luz do dia, horas antes do registro que Santos faria no período da noite.

Uma senhora paralisada por homenzinhos de olhos negros

Para concluir seu vídeo, o pesquisador relembrou um caso conhecido da Ufologia, resgatado pelo Grupo Ufológico do Guarujá (GUG). O episódio foi originalmente investigado por integrantes do grupo Centro Investigador de Objetos Voadores Extraterrestres (CIOVE), sob a supervisão do ufólogo Rafael Sempere Durá.

----publicidade----

O caso passou-se na noite de 11 de julho de 1978, no Alto da Mooca. Por volta das 23h40, uma senhora conhecida como Dona Amália percebeu a TV ficando sem imagem e os cães latindo.

Quando ela resolveu levar o lixo para fora e aproveitar para averiguar, abriu a porta para o quintal e ficou paralisada. Neste momento deparou-se com um objeto oval pousado sobre seu quintal. À frente do objeto dele havia dois pequenos seres em macacões cinza claro e capacete prateado. Os capacetes tinham viseiras transparentes que permitiam ver seus olhos fundos e negros e sua pele amarelada.

Confira a seguir a análise completa do Canal OVNIs e Mistérios em Geral

_________________

LEIA TAMBÉM

Objeto filmado no céu de São Paulo se desdobra em dois e vídeo ganha o mundo

O que são as luzes vermelhas filmadas no céu de São Paulo?

Ação da Red Bull com paraquedistas causa relatos de óvnis em São Paulo

Astrônomo amador registra objeto intrigante em São Paulo

Compartilhe:

Você também pode gostar

2 comentários

marcelo disse:

Isso é um balão e o sr. Jorge Uesu cometeu varios erros na sua analise:
1 – O balão NÃO necessariamente queima quando caem lanternas do bojo, a grande maioria dos balões continuam sua “viagem” normalmente no céu queimando e caindo as lanternas do bojo ,isso é comum e normal, o que já demonstra o total desconhecimento sobre balões.
2 – A direção “estimada” do balão e a direção “estimada” do vento tem uma diferença de somente 45 graus e não direção contraria como ele disse no video ; se teve um pequeno erro nas medições já que o balão está bem alto e não se sabe se a medição é realizada a nível do solo ou em altitude onde a corrente de vento pode soprar em uma direção diferente então é plenamente compativel a direção dos dois.
3 – Ele fez uma simulação com lanternas na sacada do predio mas não informa a distância que fez a filmagem que deveria ser parecida com a distancia filmada do balão de no minimo 700m.
4 – Ele faz um calculo do tamanho do balão errado já que o balão NÃO está em cima do prédio , está na direção do prédio a centenas de metros longe dele.
Sobem balões todo final de semana em São Paulo e até no meio da semana sobem alguns.

marcelo disse:

Isso é um balão, o sr. Jorge Uesu não sabe nada sobre balões. É normal cairem lanternas do bojo do balão SEM o balão pegar fogo, as lanternas caem por má fixação ou queimam por balanço excessivo ou fim da queima do toco de vela e o balão NÃO queima , continua sua viagem normalmente. NÃO tem nada de orbs, são lanternas caindo do bojo do balão.
A suposta direção do balão e a suposta direção do vento tem uma pequena diferença, que, se teve uma pequena variação a grande altitude é plenamente compatível.
Estudem mais sobre balões, pois estamos no país dos balões, erros infantis como esses cometidos nesse video não aconteceriam se fosse feito um estudo sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.