FAQ  •  Registrar  •  Entrar

Estrela magnética desafia teoria dos buracos negros

Moderadores: Britan, Alexandre, Cavaleiro, hsette, Euzébio, eDDy, Moderadores

<<

Imensidão

Mensagens: 277

Registrado em: Seg Mar 24, 2008 1:43 pm

Localização: santa catarina

Mensagem Sex Ago 27, 2010 7:09 pm

aí tudo bem eu concordo, tinha esquecido das pulserinhas. mas é mais seguro ir na minha nave propulsionada por uma força maior que a maior erupção solar possível. só que nao posso dizer que propulsão é essa, nem onde a nave esta agora, é uma pena.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...

Advertisement

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
<<

Cavaleiro

Avatar do usuário

Moderador

Mensagens: 810

Registrado em: Ter Ago 04, 2009 11:10 am

Localização: Portugal

Mensagem Sex Ago 27, 2010 7:29 pm

Aposto que você tem parceria com o nosso velho conhecido Dan...
Ele é que queria contruir uma nave XPTO...
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
<<

Imensidão

Mensagens: 277

Registrado em: Seg Mar 24, 2008 1:43 pm

Localização: santa catarina

Mensagem Sex Ago 27, 2010 7:35 pm

nao, a nave do dandolo nao passa mais pelo portão de ferro da liga das galaxias, tecnologia ultrapassada.

ps. agora vamos parar com essa bobissa
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
<<

Cavaleiro

Avatar do usuário

Moderador

Mensagens: 810

Registrado em: Ter Ago 04, 2009 11:10 am

Localização: Portugal

Mensagem Sex Ago 27, 2010 7:47 pm

Também acho.
Vamos voltar ao sério.

Onde íamos?
Ah! Nos buracos negros.

Como será então o outro lado de um buraco negro? Uma explosão de luz? um jorro de plasma, gases ou/e poeira?

Já dizia Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Em que é que se transformará a matéria "digerida" pelo buraco negro?
Para onde irá? Sim, porque me custa a acreditar que tanta matéria se acumule num local só e não seja detectado por instrumentos de medição.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
<<

Britan

Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 2985

Registrado em: Qua Mai 12, 2004 7:14 pm

Localização: Portugal

Mensagem Sex Ago 27, 2010 8:43 pm

Aqui há uns tempos vi uma teoria interessante sobre os buracos negros e o que estaria do outro lado, vou procurar.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
<<

Britan

Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 2985

Registrado em: Qua Mai 12, 2004 7:14 pm

Localização: Portugal

Mensagem Sex Ago 27, 2010 8:52 pm

Encontrei :

Link Original


Nosso Universo pode estar em uma ponte entre dois outros universos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/04/2010

Vermes

O nosso universo pode estar situado no interior de um buraco de minhoca (wormhole) - também conhecido como Ponte de Einstein-Rosen - uma espécie de "cano" hipotético que une dois universos.

O próprio buraco de minhoca seria parte de um buraco negro que ficaria dentro de um universo muito maior, que contém o nosso como um traço dificilmente detectável por algum cientista "extra-universal".

Esse cenário, com cara de ficção científica, no qual nosso universo nasceu dentro um buraco de minhoca, está em um artigo que acaba de ser publicado em uma das mais importantes revistas de Física do mundo.

Imagem
Pontes de Einstein-Rosen, como a ilustrada acima, nunca foram observadas na natureza, mas oferecem soluções teóricas para a Relatividade Geral ao combinar modelos de buracos negros e buracos brancos.[Imagem: Wikimedia]

Gravidade e expansão acelerada do Universo

Tal exercício teórico não nasce da ociosidade: acontece que a física atual se debate há anos com problemas difíceis de resolver. O maior deles é a nossa bem conhecida gravidade.

Embora seus efeitos possam ser sentidos o tempo todo, ela não se dá com as outras forças conhecidas. Nenhum cientista conseguiu até hoje desenvolver uma teoria que junte a gravidade às forças nucleares fraca e forte e ao eletromagnetismo.

O outro problema é a expansão do Universo. A gravidade deveria estar fazendo com que ele estivesse se contraindo, ou no mínimo, ela deveria estar desacelerando sua expansão. Mas as observações mostram o contrário, o que fez surgir as teorias da matéria escura e da energia escura.

Saindo pelo cano

Nikodem Poplawski, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, acredita que esses problemas podem ser resolvidos se nosso universo tiver nascido quando uma estrela gigante, situada em um universo muito maior e muito mais antigo do que o nosso, colapsou, formando uma ponte para um outro universo.

Se o nosso universo surgiu no meio dessa ponte entre esses dois outros universos, a gravidade pode ser rastreada para antes daquele instante mágico do Big Bang, permitindo sua unificação com as outras forças.

E a expansão acelerada do nosso universo seria explicada pelo simples fato de que estaríamos "vazando" pelo buraco de minhoca, atraídos por outro universo.

Buracos brancos

Poplawski admite que apenas um experimento ou uma observação direta poderiam revelar o movimento de uma "partícula" - tão grande quanto o nosso próprio universo - em um buraco negro real.

Mas ele também salienta que, como os observadores somente podem ver o lado de fora de um buraco negro, o interior não pode ser vislumbrado a menos que um observador entre no buraco negro ou já more lá.

"Esta condição seria satisfeita se o nosso universo estiver no interior de um buraco negro existente em um universo maior," afirma ele.

"Como a teoria geral da relatividade de Einstein não escolhe uma orientação para o tempo, se um buraco negro pode se formar a partir do colapso gravitacional de matéria através de um horizonte de eventos no futuro, então o processo inverso também é possível. Um processo assim poderia descrever um buraco branco explodindo: a matéria emergindo de um horizonte de eventos no passado, exatamente como o Universo em expansão," explica Poplawski.

Um buraco branco é conectado a um buraco negro por uma ponte de Einstein-Rosen (ou buraco de minhoca) e é, hipoteticamente, a reversão no tempo de um buraco negro.

Um universo em cada buraco negro

No artigo, Poplawski sugere que todos os buracos negros astrofísicos - e não apenas os buracos negros Schwarzschild e Einstein-Rosen - podem ter pontes Einstein-Rosen, cada um com um novo universo em seu interior, que se formou simultaneamente com o buraco negro.

"Do que decorre que o nosso universo poderia ter-se formado dentro de um buraco negro existente dentro de outro universo", defende ele. Ou, mais especificamente, dentro de um buraco de minhoca que une dois outros universos.

Segundo ele, o conceito de um universo que nasce no interior de um buraco negro de Einstein-Rosen poderia evitar ainda o problema da física atual com o chamado problema da perda de informação dos buracos negros, que afirma que toda e qualquer informação sobre a matéria é perdida quando ela passa pelo horizonte de eventos de um buraco negro - por sua vez, desafiando as leis da física quântica.

Para isso, ele propõe o uso de um sistema de coordenadas euclidianas, chamadas coordenadas isotrópicas, para descrever o campo gravitacional de um buraco negro e para modelar o movimento geodésico radial de uma "partícula de grande massa" no interior desse buraco negro.

Em seu trabalho, Poplawski estudou o movimento radial ao longo do horizonte de eventos (a fronteira de um buraco negro) de buracos negros do tipo Schwarzschild e Einstein-Rosen - ambos soluções matematicamente legítimas da Relatividade Geral. Faltaria agora generalizar mais a sua solução.
Bibliografia:

Radial motion into an Einstein-Rosen bridge
Nikodem J. Poplawski
Physics Letters B
12 April 2010
Vol.: 687, Issues 2-3, Pages 110-113

DOI: 10.1016/j.physletb.2010.03.029
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
<<

Imensidão

Mensagens: 277

Registrado em: Seg Mar 24, 2008 1:43 pm

Localização: santa catarina

Mensagem Sáb Ago 28, 2010 12:21 am

Primeira vez que leio um artigo relacionando diretamente buraco de minhoca e buraco negro. interessante. carl sagan por exemplo pelo que li, tratava buracos negros e minhoca como coisas destintas
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
<<

SpaceGhost

Avatar do usuário

Mensagens: 235

Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:23 am

Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem Dom Ago 29, 2010 12:32 pm

Eu acho que um buraco negro pode ser algo parecido com um buraco de minhoca, porém com resultados catastróficos, incondicionalmente.
Tenho uma matéria e alguns links, mostrando o famoso caso do sistema 3C321 mostrando um buraco negro "destruindo" uma galaxia vizinha.

Terra

Eternos Aprendizes

Imagens captadas pelo trabalho conjunto de telescópios, onde o Observatório Chandra encabeça a informação.

Um buraco negro poderia realmente ser comparado a um buraco de minhoca se comparássemos um possível efeito de ejeção com força para expelir proporcional à força usada para sugar, que o mesmo talvez possua.

Certamente, pela lógica, qualquer corpo seria arremessado à distancias absurdas, mas o que chegaria até lá seria questionável, uma vez que possivelmente nada chegaria até lá inteiro, quem sabe no máximo particulas atômicas ou sub-atômicas.

Como mostra a matéria, a "poeira" lançada pelo buraco negro consegue cruzar a distância entre galáxias, isso poderia ser considerado uma viajem à velocidade da luz usando-se um canal totalmente desconhecido?

Se existe algo inteiro no centro de um buraco negro, o que estaria saindo do outro lado dele para destruir a outra galaxia?

Isso dá um nó no cérebro, eu devia ter ouvido meu pai e ter estudado :D
<<

valter- De férias...

Mensagens: 144

Registrado em: Sáb Jun 12, 2010 6:28 pm

Mensagem Ter Ago 31, 2010 10:24 pm

SpaceGhost escreveu:Isso dá um nó no cérebro, eu devia ter ouvido meu pai e ter estudado :D


somos dois .... :)
Anterior

Voltar para Astronomia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

  • Advertisement
cron