Astronauta brasileiro

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Astronauta brasileiro

Mensagem por hsette »

O primeiro brasileiro a ir à Estação Espacial Internacional, o tenente-coronel Marcos César Pontes, já sabe que terá de realizar nove experimentos no espaço, projetados por 35 cientistas brasileiros.
Um deles é o projeto desenvolvido para verificar danos e reparos no DNA na microgravidade (no espaço).
Segundo Nasser Ribeiro Asad, um dos responsáveis pelo experimento da UERJ, com um pequeno equipamento chamado módulo de luz será analisado o efeito da radiação ultravioleta no DNA da bactéria Escherichia coli. Na sua opinião, trata-se de um passo importante para que se possa verificar a capacidade da bactéria de corrigir em seu DNA as lesões provocadas pela radiação, causa de deformações celulares. "Caso se constate que a bactéria não foi capaz de corrigir os danos em seu DNA, teremos de começar a estudar os efeitos da radiação nas células humanas em ambientes de microgravidade e pensar formas de proteger os astronautas dessas radiações", disse Asad. De acordo com ele, o aperfeiçoamento do equipamento usado no espaço pode levar a novos estudos sobre os efeitos em pessoas de radiações na Terra.
Já o experimento Nuvens de Interação Protéica pode despertar interesse de educadores, artistas e farmacêuticos por causa dos equipamentos usados e das imagens de gotas de proteínas em movimento numa espécie de dança de partículas. Segundo o engenheiro Aristides Pavani, do Centro de Pesquisas Renato Archer, de São Paulo, será estudado o fenômeno da atomização e a interação de proteínas bioluminescentes, responsáveis pelo efeito da luz em vaga-lumes, larvas, animais marinhos e fungos.
Para essa experiência foram desenvolvidos atomizadores, que dividem as proteínas bioluminescentes em micropartículas. "Esse equipamento pode vir a ser usado por farmacêuticos, porque cada vez mais, para reduzir custos, eles precisam separar substancias em partículas cada vez menores", explicou Pavani.
Fonte: Tribuna da Imprensa
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

vai dançar samba e assistir a copa no espaço aposto, nao pode de deixar de experimentar o efeito da caipirinha do espaço :lol:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Diego
Mensagens: 227
Registrado em: 01 Set 2005, 08:34

Mensagem por Diego »

Eu tenho orgulho, era um sonho ver o Brasil representado por uma pessoa no espaço.
:D
I'm Diego, and I'm coming to get the rest of you alien bastards.
K@i0
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2005, 20:40
Localização: Floripa/SC

Mensagem por K@i0 »

Eu tb tenho um orgulho imenso, quando o cara volta tantas capas de revistas q o cara vai passa, ja penso aquelas propagandas que nem o do zeca pagodinho ole brasil! :roll:
como tenho orgulho de ser brasileiro cercado de propaganda industrial capitalista ate os dentes :P (literalmente).
como disse em cima ole brasil! 8)
"A religião é o ópio do povo".
Karl Marx.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

K@i0 escreveu:Eu tb tenho um orgulho imenso, quando o cara volta tantas capas de revistas q o cara vai passa, ja penso aquelas propagandas que nem o do zeca pagodinho ole brasil! :roll:
como tenho orgulho de ser brasileiro cercado de propaganda industrial capitalista ate os dentes :P (literalmente).
como disse em cima ole brasil! 8)
Não entendi a ironia!!! :o

Atente-se para o fato de que o tenente-coronel Marcos César Pontes é um agente público, e como tal, impedido por lei de participar de campanhas promocionais da iniciativa privada em proveito próprio, com base em atividades desenvolvidas no exercício de suas funções.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Porraaaaaaaaaaaaada!!! :D
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Agência FAPESP – 25/01/2006
Uma comitiva russa está em São José dos Campos (SP), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para avaliar os experimentos que o astronauta Marcos César Pontes levará para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Inicialmente previsto para o dia 22 de março, o lançamento da nave Soyuz TMA-8, que levará Pontes à ISS, foi adiado para o dia 30 do mesmo mês, por razões técnicas.
Segundo o Inpe, no encontro, que começou no dia 23, serão realizadas reuniões técnicas e atividades no Laboratório de Integração e Testes, a fim de averiguar a segurança dos experimentos. Para assegurar que os experimentos não causarão danos aos astronautas durante a viagem na Soyuz nem à tripulação na Estação Espacial, serão checadas questões como a toxicidade de materiais e sua resistência à vibração.
Os nove experimentos selecionados pela AEB compreendem as áreas de nanotecnologia, biotecnologia, controle térmico de equipamentos espaciais e agricultura e fazem parte de uma iniciativa do Programa Microgravidade, que disponibiliza o ambiente de gravidade zero para estudos da comunidade científica.
À frente das pesquisas estão o Inpe, o Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A FEI estudará a influência da gravidade zero em enzimas, com vistas a aplicações na indústria química, de alimentos e farmacêutica. A UERJ e o Inpe pretendem avaliar a influência da radiação no DNA de bactérias e a UFSC desenvolver e aperfeiçoar mecanismos para controle da temperatura interna de satélites.
O experimento sob responsabilidade do CenPRA envolve a interação de proteínas que, em insetos, gera luminosidade, para novos medicamentos e usos em saúde pública na detecção de elementos patogênicos. O da UFPE consiste na fabricação de novos materiais a partir da análise atômica de amostras com nanopartículas de prata e o da Embrapa envolve processos básicos relacionados a plantas a partir de sementes de uma espécie nativa do Cerrado.
Também comporão a carga científica dois experimentos escolares, desenvolvidos em São José dos Campos, o que deverá mobilizar os estudantes da região do Vale do Paraíba. Um deles estudará o efeito da microgravidade no crescimento de sementes de feijão e o outro analisará a cromatografia da clorofila, a partir de um extrato de folhas de couve.
Mais informações: www.inpe.br e www.aeb.gov.br
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

:P :P :P O Chico Anísio tinha um quadro interessante. Chamava-se "O Vampiro brasileiro", mas qualquer semelhança é mera coincidência, ou não?

Vejamos então:

1) Treinamento no exterior há décadas em curso e provavelmente pelas beiradas;
2) Foguete emprestado (de carona);
3) Nave Russa ainda por cima - das piores, provavelmente marca LADA;
4) Falar com o Lula do espaço - isso é que é emocionante. O pior é se ele deflagrar uma GREVE nos controladores de vôo de foguetes russos - aí o astronalta brasileiro vai fazer companhia para a cadela russa;
5) País rídiculo...Não?

A China:

1) Faz seus próprios treinamentos;
2) Desenvolve seus próprios foguetes, naves e tecnologia espacial;
3) Envia um homem no espaço porque tem capacidade tecnológica para isso e não para fazer propaganda, ainda por cima usando a bacia dos outros;
4) Cresce e gera empregos;
5) Tem tecnologia e futuro;


Alguém mais está orgulhoso do astronalta brasileiro?


O que mais falta para completar a incompetência brasileira?
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Que tipo de argumentos sérios podem ser utilizados para desmerecer esse projeto? Eu, sinceramente, não vejo nenhum.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

CRÍTICAS:
Ontem, o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o engenheiro Gilberto Câmara, afirmou que o País precisa de um "programa espacial do tamanho do Brasil", motivado por resultados. "Não é só colocar astronauta, cosmonauta, taikonauta no espaço."
A declaração foi dada em São Paulo, enquanto ele apresentava a membros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) seu projeto de gestão - com grande foco justamente no desenvolvimento de satélites. Para Câmara, o setor precisa ser valorizado, uma vez que o Brasil pode rapidamente se posicionar como um dos principais fornecedores de imagens do mundo.
O diretor do Inpe diz que tanto a Nasa, agência americana, quanto a ESA, européia, já demonstraram interesse em comprar imagens do CBERS - uma vez que o satélite Landsat está a ponto de pendurar as chuteiras - antes que um substituto esteja a postos.
A viagem do astronauta Marcos Pontes, marcada para março, custará aos cofres públicos entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões, pagos à Roskosmos, a agência russa.
O valor é suficiente para que um sistema de controle de órbita dos satélites seja desenvolvido por e para brasileiros. Tal tecnologia é essencial para manter o satélite na posição desejada e orientar as câmeras corretamente.
A SBPC também não concorda com o investimento alto, neste momento, em missões que envolvam astronautas e a ISS. "Em 1986, já havíamos detectado que o sistema de direcionamento de satélites é uma questão estratégica. Hoje pegamos carona na tecnologia de outros", diz o presidente da sociedade, o físico Ennio Candotti.
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

hsette escreveu:
Que tipo de argumentos sérios podem ser utilizados para desmerecer esse projeto? Eu, sinceramente, não vejo nenhum.
E depois parece que mudou de idéia postando a resposta logo acima.

Afinal estamos de acordo, pois acho um absurdo ficar pagando caro para realizar o sonho de um garotinho de ir ao espaço. Temos que pensar como país.

Se 10% do dinheiro da corrupção fosse empregado no programa espacial brasileiro, já teríamos nossas próprias naves e talvez já estivéssemos prestes a pisar em Marte!!! :( :( :(
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Lulu, ainda não mudei de idéia. Continuo achando o projeto muito importante.
Postei as críticas porque as acho pertinentes e para enriquecer o debate. Além disso, tenho acompanhado o assunto de perto, e parece que só agora as críticas começam a encontrar espaço na mídia.
Sobre a grana da corrupção, concordo 100% com você.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

A partir de agora, os passos dados pelo primeiro brasileiro para ir ao espaço, o tenente-coronel Marcos Pontes, poderão ser acompanhados de qualquer lugar do mundo pela Internet. A AEB (Agência Espacial Brasileira) lançou um site especial sobre a Missão Centenário, que vai enviar o astronauta a uma viagem para a ISS (Estação Espacial Internacional).
O brasileiro levará vários experimentos desenvolvidos no País com foco, principalmente, na nanotecnologia (pesquisa e manipulação de moléculas e átomos para a criação de novos materiais). Os experimentos foram selecionados pela AEB e, na semana passada, aprovados na penúltima etapa de seleção para o embarque na expedição.
Será analisado, por exemplo, o efeito da gravidade na cinética das enzimas, na interação das proteínas, nos danos e reparos do DNA,
http://www.aeb.gov.br/minisite/missao_c ... Missao.php
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Folha de São Paulo
Uma das novidades de um dos oito experimentos a serem realizados pelo astronauta Marcos Cesar Pontes na ISS (Estação Espacial Internacional) em abril será o envio de bactérias em sua condição natural, crescendo e se multiplicando, já na viagem até a órbita, para investigar como elas "se viram" num ambiente de radiação.
"Normalmente, em experimentos desse tipo, as bactérias são liofilizadas para ir ao espaço. É como se elas estivessem completamente desidratadas, convertidas em um pó", explica Adriano Caldeira de Araújo, da UERJ, um dos envolvidos na concepção do experimento, em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O processo de liofilização é usado para evitar o risco de contaminação.
Desta vez não. As bactérias irão ao espaço como vieram ao mundo. Tudo graças a um aparelho de contenção para impedir qualquer risco, desenvolvido por pesquisadores brasileiros e aprovado para vôo por técnicos russos.
Dentro do aparelho, várias cepas de bactéria, algumas em sua versão selvagem e outras com mutações, serão expostas a doses de raios ultravioleta, danosos aos organismos vivos. A idéia é verificar como funcionam, em microgravidade, os mecanismos naturais de reparo do DNA. Quando exposto à radiação, o DNA sofre danos - e as células contra-atacam e corrigem as falhas.
Os cientistas destacam o potencial ganho tecnológico da pesquisa - já planejam pedir o patenteamento do aparelho que desenvolveram e destacam que a tecnologia pode servir também em outros lugares remotos, como a Antártida, dada a portabilidade do sistema (uma caixa de cerca de 20 cm por 15 cm). Outra das vantagens do sistema é que ele é totalmente automatizado.
Ciro2005
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Mar 2006, 13:58

Mensagem por Ciro2005 »

Ele é colaborador da Revista Ufo,né?A revista terá algo para botar na próxima edição pois a apelação atual é notável já tão metendo Espiritismo(aaaaaargh!!!!!!!!)no meio.