A busca ET com luz infravermelha

A existência de vida simples - microorganismos - fora da Terra não responderia as questões da ufologia. Esta área, aborda justamente os possíveis fenômenos relacionados à hipótese da existência de Entidades Biológicas Extraterrestres Inteligentes.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

A busca ET com luz infravermelha

Mensagem por Euzébio »

A obsessão com o binômio inteligência = tecnologia na busca de Inteligência Extraterrestre.
por starviewer

No exemplar de junho de 2013 da revista "Astronomy magazine", será publicado um artigo científico interessante intitulado: " How to Find ET with Infrared Light", ou seja, como encontrar ET com luz infravermelha. O estudo analisa a necessidade de localizar civilizações extraterrestres em nossa galáxia utilizando o rastro que deixam com a emissão de calor e energia no espectro infravermelho, como resultado do desenvolvimento tecnológico de sua civilização.

O estudo foi conduzido por Jeff R. Kuhn, do Instituto de Astrofísica da Universidade do Havaí; por Svetlana V. Berdyugina, da Universidade de Freiburg, por David Halliday, da empresa Dynamic Structures, Ltd. e Caisey Harlingten, do Searchlight Observatory Network in The Grange, Norwich, Reino Unido. (1)

A questão implica uma relação entre inteligência e tecnologia, assumindo sempre nosso modelo de referência como base para a busca de inteligência. Ou seja, que uma civilização produz energia elétrica ou nuclear, etc ... para deslocar-se de seu planeta. O conceito é todo um clássico da presunção do binômio inteligência = tecnologia.

Para isso, propõem a construção de um grande telescópio Colossus capaz de varrer o espectro infravermelho e detectar tais fontes de calor, que são independentes da radiação procedente da estrela. (2)

A construção deste grande telescópio teria por objetivo explorar essas emissões como vestígio da existência de outras civilizações.

Independentemente da inovação que supõe este tipo de novas metodologias para a busca de inteligência extraterrestre, muitos cientistas argumentam que a inteligência não necessariamente imprime esse tipo de emissões, a menos que assumamos que toda a inteligência requer necessariamente a produção de tais fontes de energia como a conhecemos e / ou um vestígio tecnológico.

O que é certo é que este método nos permitiria detectar inteligências tecnológicas em nossa galáxia, sempre que sua tecnologia se pareça com a nossa, o que significa que uma vez mais nos consideramos a medida de todas as coisas.

Não obstante, o estudo supõe um novo avanço metodológico na busca de sinais de inteligência extraterrestre, embora mais uma vez se baseie no pressuposto de que essas civilizações se comportam de forma semelhante à nossa civilização.

Veja artigo sobre o novo projeto do Telescópio Colossus em Astrobiology.com



Notações do artigo

(1) - Literalmente, os autores do estudo argumentam: "The energy footprint of life and civilization appears as infrared heat radiation," says Kuhn, the project's lead scientist. "A convenient way to describe the strength of this signal is in terms of total stellar power that is incident on the host planet." The technique arises from the fact that a civilization produces power that adds to the heat on a planet, beyond the heat received from its host star. A large enough telescope, idealized for infrared detection, could survey planets orbiting stars within 60 light-years of the Sun to see whether or not they host civilizations."

(2). Ver-literalmente "The international team thus seeks funding to build a 77-m telescope, which would be constructed from revolutionary thin-mirror slumping and polishing technologies developed by the Innovative Optics team. The telescope would consist of approximately sixty 8-m mirror segments, and would operate at a high-altitude site." (Veja Astrobiology.com)
Ad Honorem Extraterrestris