Operação Prato: Defesa vai liberar documentos sobre OVNIs

Atualidades ufológicas, publicadas na mídia em geral (rádio, TV, jornais, revistas, internet...)

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Operação Prato: Defesa vai liberar documentos sobre OVNIs

Mensagem por Euzébio »

A ação de 1977 é tratada como um dos maiores esforços militares em busca de objetos voadores não identificados no Brasil

Em 1977, a Força Aérea Brasileira deslocou mais de 20 militares para uma operação especial: registrar e verificar ocorrências de luzes hostis e manifestações misteriosas na cidade de Colares, no Pará. Armados com câmeras fotográficas e filmadoras, os agentes não presenciaram nada extraordinário nos dois primeiros meses. Depois, no entanto, de acordo com os relatos, o cenário se alterou completamente: objetos luminosos se movimentando erraticamente, naves maiores do que prédios de 30 andares e depoimentos chocantes da população ribeirinha.

A Operação Prato, como ficou conhecida, resultou em 2 mil páginas de documentos, 500 fotos e 16 horas de filme. Porém quase tudo permanece arquivado, segundo Gevaerd. “Ainda falta 80% do material, centenas de fotos, vídeos que foram registrados, relatórios dos pilotos, que fizeram a perseguição - nada disso foi liberado”, esclarece.

Da liberação
Segundo o art. 45 do Decreto 7.724, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, as informações desclassificadas nos últimos 12 meses devem ser publicadas, anualmente, até 1º de junho de cada ano. A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) do Ministério da Defesa é quem avalia os documentos sigilosos do Ministério da Defesa. “Na reunião do dia 18 de abril de 2013, o representante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) informou que os documentos referentes à Operação Prato (Pará) estão sendo reavaliados por essa Comissão e que poderão perder o sigilo (secreto) já em 1º de junho de 2013”, declara Spengler.


Leia a matéria completa no Portal Terra
Ad Honorem Extraterrestris
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Eu havia postado esta noticia neste topico.

viewtopic.php?t=3593&highlight=

aguardando os documentos com ansiedade.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

A que documentos se refere?
Às fotos, filmes e filme do Et feito pelo Coronel Hollanda?
Acho que isso tão depressa não vai aparecer ao publico.
Aliás, aquilo que for realmente embaraçoso para o Governo Brasileiro não vai ser disponibilizado ao púbico.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Imensidão escreveu:Eu havia postado esta noticia neste topico.

viewtopic.php?t=3593&highlight=
Desculpe-me, Imensidão, não havia reparado...
Ad Honorem Extraterrestris
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Euzébio escreveu:
Imensidão escreveu:Eu havia postado esta noticia neste topico.

viewtopic.php?t=3593&highlight=
Desculpe-me, Imensidão, não havia reparado...
QUe é isso Euzébio, não foi uma critica não, foi apenas uma observação. Abraço
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Estava aqui revisando todos os documentos, entrevistas etc referentes ao caso Operação Prato e cheguei a alguns questionamentos atormentadores:

O coronel Hollanda alega que não foi dado valor por seus superiores a todos os documentos, fotos, videos, relatórios, testemunhas, ataques que foram feitos por ele como chefe da operação. COmo poderia não ser dado valor se os documentos e arquivos feitos e citados por ele, são mais do que extraordinários?

Ou ele diz que não foi dado valor, para justificar algo que ele inventou ou aumentou.

Ou chego a conclusão de que ele foi mandado para la, sendo ele entusiasta em ufologia para desvirtuar e tirar o foco de outro tipo de situação que estava ocorrendo la, algum tipo de teste macabro por parte de outro país ou até mesmo nacional com o povo da região. Lembro que nas primeiras entrevistas o Coronel menciona que o seu superior o escolheu para comandar a operação por ele gostar muito de ufologia e acreditar em ETs, por isso cheguei a esta conclusão.

Mas quando penso nos fatos ocorridos tendo relação com muitas testemunhas, principalmente com o povo da região, tendo essas tambem relatado acontecimentos extraordinários, volto a estaca zero.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Inicialmente o Coronel era céptico em relação ao fenómeno.
Ele só começou a acreditar quando os testemunhou os acontecimentos.

Mas em relação À sua questão acho que ele, depois de conhecer o fenómeno como o conheceu, estava à espera que também os seus chefes dessem mais importância ao facto já que ele seria para todos os efeitos uma pessoa idónea.
Ele esperou, talvez, que as Forças Armadas investigassem a fundo e fizessem um relatório sério sobre os acontecimentos.

No fundo ele quis aquilo que nós gostávamos de ver... a informação ser disponibilizada a toda a gente.

Ele não entendeu o seu afastamento oficial do caso, a pouca importância dada aos acontecimentos e a tentativa de menosprezar os acontecimentos como um abafamento da informação mas sim como uma pouca importância dada ao caso.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Kosmus15
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Mai 2013, 23:46
Localização: Brasil

Mensagem por Kosmus15 »

Imensidão escreveu: Como poderia não ser dado valor se os documentos e arquivos feitos e citados por ele, são mais do que extraordinários?
Ele afirma em uma entrevista que, talvez, o alto comando não "deu valor" pelo fato de que, se dessem a devida importância naquele momento, surgiriam mais perguntas para serem respondidas. Perguntas essas que o governo não teria capacidade de responder. Perguntas como "quem são?", "de onde vieram?", "o que eles querem?".
Ele afirmou que tais perguntas, pelo fato de não serem respondidas, poderiam desmoralizar o governo. Nenhum governo que se preze quer ser desmoralizado frente ao seu povo.


Imensidão escreveu:Ou ele diz que não foi dado valor, para justificar algo que ele inventou ou aumentou.
Não creio. O próprio alto comando o dispensou dos serviços. Retiraram todo o pessoal de lá, inclusive os agentes do SNI ( Serviço Nacional de Informações ), que estavam lá para manter Brasília informada. SNI é a atual ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).


Brasília, quando entendeu do que se tratava, admitiu que não teria capacidade de lidar com tal evento naquela época. A prova disso é a retirada em massa dos militares e fechamento do projeto.
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Cavaleiro escreveu:Inicialmente o Coronel era céptico em relação ao fenómeno.
Ele só começou a acreditar quando os testemunhou os acontecimentos.

Mas em relação À sua questão acho que ele, depois de conhecer o fenómeno como o conheceu, estava à espera que também os seus chefes dessem mais importância ao facto já que ele seria para todos os efeitos uma pessoa idónea.
Ele esperou, talvez, que as Forças Armadas investigassem a fundo e fizessem um relatório sério sobre os acontecimentos.

No fundo ele quis aquilo que nós gostávamos de ver... a informação ser disponibilizada a toda a gente.

Ele não entendeu o seu afastamento oficial do caso, a pouca importância dada aos acontecimentos e a tentativa de menosprezar os acontecimentos como um abafamento da informação mas sim como uma pouca importância dada ao caso.
Sim ele era cético com relação ao que estava acontecendo no local, é verdade, não acreditava que tinham relações extraterrestres ou ovnis, pensou que poderia explicar tudo de outra fora. Mas ele era uma pessoa que gostava de ufologia. e já afirmou que acreditava em vida fora da terra, isso tudo antes de chefiar a operação.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Ah! Ok Imensidão.
Não tinha percebido isso assim.
Tenho de voltar a ver essa parte.

Mas só uma coisa: o facto de se acreditar em vida extraterrestres (inteligente) não significa que se acredite em OVNIs.
Já agora, ele disse o que você refere ou você subentendeu isso?
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Veja a entrevista dele. Principalmente a 5ª pergunta e a resposta dele....

Entrevista histórica com o Coronel Uyrangê Bolívar Soares Nogueira de Hollanda Lima

http://www.frent.info/maldito_ser_humano/entrevista.htm
Editado pela última vez por Imensidão em 27 Mai 2013, 17:26, em um total de 2 vezes.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Obrigado Imensidão. Eu ia lá chegar. Ia ouvir novamente a entrevista.
Bastava dar o link... Não quer refazer o seu post e deixar apenas o link para a entrevista?
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Segui sua sugestão... Obrigado.

E agora o que você acha da relação que fiz? Ele tinha bastante interesse em ufologia. Me lembra o caso do Travis Walton, também teve contatos extremos e tinha muito interesse em ufologia.

Eu não duvido do Coronel, eu acredito nele até certo ponto, apenas quero explorar todos os fatos possíveis deste acontecimento.

Outra coisa que chama atenção é a demora na liberação do restante dos arquivos, isso só pode dizer uma coisa! Adulteração.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

O que escrevi acima continua válido. Apenas a questão da sua relação com o fenómeno mudou.
Continuo a julgar que ele esperava que os seus chefes fossem até ao fim das investigações em vez de as pararem a meio, esperava que eles dessem a conhecer publicamente o acontecido em vez de esconderem.

Ma acredito mais no Coronel Hollanda do que em Travis Walton.
Se inicialmente acreditava no caso e até o considerava mais um dos casos importantes da ovnilogia, depois de no programa Moment of Truth ele ter dito que tinha sido abduzido e o resultado do polígrafo ter sido no sentido dele ter mentido… fiquei de pé atas. Mas esta minha posição gerou já muita discussão (para variar) e este foi apenas um comentário.
[align=center]Parte do programa em que isso acontece:
[youtube][/youtube][/align]

Quanto ao Coronel, acredito nele e não creio que ele tenha mentido.

Como é que pode achar estranha a demora na libertação dos documentos se este tem sido o método utilizado desde sempre pelos países directamente envolvidos no segredo?
É segredo, Imensidão. E enquanto esse segredo trouxer vantagens ara os EUA e outros países ou organizações (NATO, por exemplo) a nível de poderio militar e tecnológico, não espere nunca ver esses documentos.
Mesmo esses que alegadamente a Força Aérea Brasileira diz ir disponibilizar serão fotos e documentos sem nenhuma informação relevante e nova e a que sair em nada esclarecerá a comunidade OVNI.
O que vai fazer é aliviar a pressão sobre as autoridades militares durante mais um tempo, acalmar a sede de alguns durante o mesmo tempo e permitir a outros vender muita revista, espremendo ao máximo o conteúdo dessa informação.
Neste último ponto escrevam o que digo; serão essas entidades de investigação a restringir a saída dessa informação, gerindo-a de acordo com os seus timings de venda.
Mas isto é outro ponto controverso que não é para aqui chamado.

Adulteração, diz o Imensidão. Não, digo eu, é gestão de informação.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Quanto ao Travis, quando vi ele neste programa, aconteceu o mesmo comigo, acreditava nele e depois fiquei com o pé atras. Fora outros amigos que dizem que na cidade dele, todos sabem e dizem que foi armação. É uma pena, mas nunca vamos saber. Se tudo foi armação, foi muito bem feito.

Eu acredito e muito no Caso de Colares, muito por conta de todas as testemunhas envolvidas nesse caso, não tem como negar que alguma coisa fora do normal aconteceu la, Inclusive a médica da região também viu naves, o povo viu naves, pessoas distantes mais de 100 quilometros contavam a mesma experiencia nos ataques sofridos.
Eu só fico um pouco espantado quando o Coronel fala das naves gigantescas que viu, do seu amigo abduzido, e das conversas que ele tinha dentro da sua casa no Rio de janeiro com um ET, o implante que tinha etc.

A demora que eu me refiro não é desde 1977 quando aconteceu o caso, e sim este prazo que a Defesa pediu para reavaliar os documentos nesse momento, na minha opinião os documentos podem sim sofrer alteração no intuito de induzir as pessoas a acharem que as testemunhas do caso são tontas ou loucas, tirando o foco da verdade.

vejamos

"Da liberação
Segundo o art. 45 do Decreto 7.724, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, as informações desclassificadas nos últimos 12 meses devem ser publicadas, anualmente, até 1º de junho de cada ano. A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) do Ministério da Defesa é quem avalia os documentos sigilosos do Ministério da Defesa. “Na reunião do dia 18 de abril de 2013, o representante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) informou que os documentos referentes à Operação Prato (Pará) estão sendo reavaliados por essa Comissão e que poderão perder o sigilo (secreto) já em 1º de junho de 2013”, declara Spengler. "

Dúvido que os videos verdadeiros e as fotos apareçam em sua totalidade. Vão liberar as fotos e videos ruins como já fizeram antes neste caso, para que, volto a dizer, para que as testemunhas pareçam pessoas tontas e sejam motivo de piada. Mas entendi perfeitamente a sua visão quando diz Gestão.

deixo aqui um vídeo "novo" sobre o caso.

CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...