Efeito extraterrestre no planeta Terra

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

valter- De férias...
Mensagens: 144
Registrado em: 12 Jun 2010, 18:28

Efeito extraterrestre no planeta Terra

Mensagem por valter- De férias... »

Pensando na hipótese de encontrarmos uma civilização alienígena inteligente ( ou eles nos encontrarem ) , eu comecei a refletir quais e como seriam os efeitos que tal descoberta poderia causar na população terráquea. E sinceramente não consegui formar uma opinião sólida sobre isso.
Primeiro por causa da "massa religiosa" que eu não faço a menor idéia do que iriam fazer ou pensar se isso ocorresse,
e segundo porque o que eu espero (e quero) que ocorra, não está muito nítido pra mim mesmo ainda.
O que eu acho (e espero) que possa ocorrer é que isso de alguma forma possa mudar o ponto de vista dos humanos, e que começássemos a nos enxergar como uma espécie num pequeno planeta, num universo muito grande ocupado por outros. E talvez isso fizesse diminuir as diferenças entre nós, e nos fizesse mais humildes e consequentemente nos daria uma perspectiva mais ampla de tudo, tornando a Terra um lugar melhor para se viver.

O que pensam à respeito ? O que acham que poderia acontecer ?
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Para mim não seria surpresa alguma encontrar ou ser encontrado por raças alienígenas.

Haveria uma diferença sim se nós os encontrássemos em seu mundo, aí nos sentiríamos superiores a eles - mais ou menos como se sentiram os habitantes do Velho Mundo ao descobrirem as Américas e suas civilizações.

Se, ao contrário, nós fôssemos "descobertos" pelos alienígenas, a coisa seria diferente - talvez nos sentíssemos minimizados, como os habitantes das Américas ao serem "descobertos" pelos europeus.

Certamente as superpotências reagiriam a tal sentimento e provocariam uma guerra contra os "invasores", até serem dizimados.

Meio catastrófico, mas é o que penso.
Ad Honorem Extraterrestris
valter- De férias...
Mensagens: 144
Registrado em: 12 Jun 2010, 18:28

Mensagem por valter- De férias... »

Euzébio escreveu: Haveria uma diferença sim se nós os encontrássemos em seu mundo, aí nos sentiríamos superiores a eles - mais ou menos como se sentiram os habitantes do Velho Mundo ao descobrirem as Américas e suas civilizações.

Se, ao contrário, nós fôssemos "descobertos" pelos alienígenas, a coisa seria diferente - talvez nos sentíssemos minimizados, como os habitantes das Américas ao serem "descobertos" pelos europeus.
Ótimo ponto de vista Euzébio.
E excelente exemplo!
Imensidão
Mensagens: 277
Registrado em: 24 Mar 2008, 13:43
Localização: santa catarina

Mensagem por Imensidão »

Descobrir com contato imediato é uma coisa, descobrir distantemente através de tecnologia é outra coisa.

contato imediato o impacto iria depender da atitude da raça alienigena.

descobrir que em algum lugar existe vida inteligente distante, acredito que a raça humana teria um impacto rápido, mas logo esqueceriamos, somos muito arrogantes, não teríamos impactos profundos.

penso.
CENTENAS DE BILHÕES DE SÓIS...
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

É difícil imaginar como pode ter desenvolvido a vida em outros planetas. Eu ficaria surpreso se fosse parecida conosco e acho que é isso que a maioria das pessoas esperam. Que raças alienígenas possam ser semelhantes a nós em costumes, procriação, politicamente, mentalmente, religiosamente etc, mas a cada dia penso que esta possibilidade é remota.

Se pensarmos em quão diferentes são a duração de dias e noites em outros mundos e quão diferentes são as temperaturas, além da gravidade individual de cada mundo, ainda que a vida seguisse um modelo análogo, o resultado dessas diferenças criaria seres completamente incompatíveis entre si.

Aquele modelo dos filmes de ficção só se presta a filmes mesmo. Não conseguimos convivência humana interracial satisfatória na maioria dos países e olha que nossas diferenças de DNA são menores que 0,000001%.

Creio que um encontro com outros seres não fugiria muito do que ocorreu com as descobertas de outras terras pelos europeus. Se ampliarmos o que fizeram com os índios, africanos e aborígenes, nos dá uma idéia da tragédia, especialmente se nós humanos fóssemos a parte mais forte.

Some-se a isso o risco extremamente grande de contaminação das diferentes raças em função de doenças desconhecidas e microorganismos.

Em resumo, a menos que os descobridores sejam ETs angelicais, o resultado seria catastrófico.

O filme "Contato" de Jornada nas Estrelas aponta numa direção interessante, mas pouco provável.
Editado pela última vez por lulu em 11 Out 2011, 22:33, em um total de 1 vez.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Dependeria sempre muito do aspecto e atitude deles
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Lulu, o melhor filme que já assisti sobre este tema é Inimigo Meu (http://pt.wikipedia.org/wiki/Enemy_Mine), muito bem imaginado aquele extraterrestre! E a mensagem que ele traz é excelente...
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Muito bem lembrado Euzébio. Já assisti ao filme e este mostra algumas diferenças interessantes, mas vamos mais longe. Imaginem uma raça de pássaros extraterrestres pudessem se comunicar conosco e interagir socialmente. Como seria o relacionamento? Eles voam, tem bicos, botam ovos e não conseguem ficar mais do que 3 minutos sem dar uma cagada, pois isso foi providenciado pela natureza para que estejam com os intestinos sempre vazios a fim de reduzir o peso em vôo. Como ficariam os shoppings centeres com pássaros extraterrestres do tamanho de avestruzes ou emas que chegariam voando e andariam "cagando" pelos corredores?

Agora vejam o rato toupeira neste texto extraído do Wikipédia:
Rato-toupeira-pelado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rato-toupeira-pelado

O rato-toupeira-pelado ou rato-toupeira-nu (Heterocephalus glaber) é um roedor da família Bathyergidae e a única espécie do gênero Heterocephalus.

Pode ser encontrado na Somália, Etiópia central e muito do norte e leste do Quênia, estendendo-se ao sul até o Parque Nacional de Tsavo Ocidental e a cidade de Voi.

Também é registrado no Djibouti, sugerindo que a espécie tinha uma distribuição geográfica mais ampla que a atual.

Essa espécie de rato, como todos os roedores, possui dentes incisivos que nunca param de crescer e que precisam ser gastos constantemente.Eles gastam seus dentes cavando.Segundo pesquisas recentes, esses ratos tem uma longevidade maior do que outros ratos, e também parece que eles são resistente ao câncer.


Essa espécie de rato é conhecida por viver a vida inteira (ou maior parte dela), embaixo do solo, sendo , raramente vistos na superfície. A rainha do grupo acasala-se com um único macho, é ela quem comanda os outros membros do grupo, ela mantém o controle através dos feromônios que libera em sua urina, quando os outros entram em contato com a urina ficam suscetíveis a ela. A rainha impede qualquer membro do grupo de acasalar, as fêmeas são impedidas através dos feromônios, os machos são surrados e empurrados por ela quando estão com interesses reprodutivos. A reprodução por parte dos membros do grupo só é feita quando um macho sai da toca, a procura de outra para poder acasalar.
Vejam também os links abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/98 ... hice.shtml

O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Lulu, é nestas horas incertas que eu repito a mim mesmo:

OBRIGADO, SENHOR, POR EU SER UM MACHO DA ESPÉCIE HUMANA, rsrs...
Ad Honorem Extraterrestris
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

O mesmo digo eu...
O futuro está no desenvolvimento da ciência!