Efeitos de uma análise ufológica mal feita

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
guga
Mensagens: 157
Registrado em: 16 Jun 2003, 23:27

Efeitos de uma análise ufológica mal feita

Mensagem por guga »

É de todos conhecido que, no campo da pesquisa ufológica temos muitos "achismos", aventureiros, charlatães, palpiteiros, aproveitadores etc....

Nessa área de atuação devemos ter extremo cuidado ao analisarmos um determinado caso, antes de tecermos mirabolanmtes teorias extraterrestres a fim de evitarem serem cometidos sérios enganos.

Para vocês terem uma idéia do porque estou comentando sobre isso.. ontem, ao ler uma de minhas revistas antigas (Planeta nº 80, de maio de 1.979, pág.58) me chamou a atenção uma pequena reportagem que dizia que haviam achado um cadáver de um provável extraterrestre em uma mina de cobre da Austrália em 1.948, perto de Adelaide. Segundo a revista, o cadáver foi analisado na Universidade de Melbourne, e o suposto ET usava uma vestimenta estranha e tinha no bolso (isso mesmo.. no bolso :shock: ) um papel escrito "Taman Shud" (que significa "o fim"), que era uma obra tirada de um escritor chamado Omar Kayyam, intitulada Rubayat. Mencionaram também sobre os comentários de um astrônomo de nome "Keith Basterfield" e que essa seria a prova incontestável de um cadáver de alien etc...


Entretanto......

Pesquisando um pouco sobre tal caso.. encontrei do que realmente se trata...não tem absolutamente nada com extraterrestre. Se trata de um homem encontrado mortyo numa praia australiana e que estão até hoje tentando identificar. O nome desse caso ficou mundialmente conhecido como "O caso Taman shud", conforme o link abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Taman_Shud_Case


Apesar da antiga revista planeta não ter sido extamente uma publicação das mais sérias em seu tempo, é importante lembrarmos que ao analisarmos casos ufológicos devemos ter como condição "sine qua non" não somente uma boa dose de ceticismo, como também uma total imparcialidade.


Outro "caso" lamentável (sob todos os aspectos) foi o caso das mortes dos garotos ocorridos em Altamira. Não recordo se li sobre isso na revista UFO ou se na Planeta, o caso é que um colaborador da revista citou os casos dos garotos mortos em altamira com os casos de mutilação de gado, mencionando que teriam sido mortos ou mutilados por extraterrestres. Lamentável a correspondencia entre as barbáries cometidas pelos marginais e extraterrestres. deveria o colaborador da revista ter se atido melhor antes de publicar uma afirmação de que as mortes foram causadas por aliens.


Não que, não existam casos de mutilações de seres humanos analisados sob o aspecto ufológico (infelizemente existe), mas.. daí a pretender corelacionar todos os casos de mutilações ou mortes humanas só em razão de terem sidos extirpados órgãos genitais de pessoas é um total absurdo.


Ou... o mesmo se diz dessas aberrações expostas nesse site:
http://damncoolpics.blogspot.com/2009/0 ... tures.html