Tunguska - Novos Dados

Atualidades ufológicas, publicadas na mídia em geral (rádio, TV, jornais, revistas, internet...)

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Avatar do usuário
italianspiderman
Mensagens: 183
Registrado em: 23 Jun 2008, 12:15
Localização: São Paulo/Capital

Mensagem por italianspiderman »

Cavaleiro escreveu:italianspiderman, pode explicar-nos em que se baseia a sua ideia?
Não há uma prova irrefutável que indique ser um ovni, como tambem não há de ser um meteorito ou asteroide!

A ausência de detritos ou minerais atipicos da região pode ser um indicio de que não seria um asteroide, meteorito mas, alguma outra coisa tambem capaz de gerar radiação então eu aposto no ovni!

Tudo bem, ai você vai perguntar "Então cade os fragmentos do tal ovni, ja que você disse não have-los" eu so posso respoder, no mesmo lugar onde estão os do tal asteroide!

Enfim, tai um misterio que nunca vai ter fim, pois, uma das poucas testemunhas do fato estava a uns 60km (+/- me corrijam se errei) do locau e descreveu como uma bola de fogo que partiu o ceu em "dois" seguido de uma forte explosão que o jogou longe, o estranho é que muitas das vitimas em sua maioria (ou quase todas) eram de animais e plantas vitimados mais pelo calor radioativo, do que pela onda de choque causada comumente pelo impacto de um asteroide!

Concordo que é muito pouco para se tirar conclusões mas como se trata de opiniões continuo apostando no Ovni! :D
Avatar do usuário
italianspiderman
Mensagens: 183
Registrado em: 23 Jun 2008, 12:15
Localização: São Paulo/Capital

Mensagem por italianspiderman »

Delta Foxtrot escreveu:
italianspiderman escreveu:Pensa só, se o tal raio ao atingir seu alvo gerou a tal explosão de Tunguska, por que então não estourou na cara dele quando acertou a pobre Coruja?
Seja lá o que for, explodiu no ar - antes de atingir o solo. Ainda aposto em anti-matéria...
Mas eu estava falando do tal "Raio da morte" do Tesla citadona outra pagina!
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

italianspiderman escreveu:Tudo bem, ai você vai perguntar...
Eh, eh. Não vou não. Pelos motivoas que o senhor alegou.
Eu apenas queria saber as bases da sua convicção. Podia ser que me convencessem com novos dados.
italianspiderman escreveu:...uma das poucas testemunhas do fato... e descreveu como uma bola de fogo que partiu o ceu em "dois" seguido de uma forte explosão ...
Bem, isto encaixa perfeitamente na descrição de uma fireball.
Até hoje só vi uma há muitos anos em pleno dia. Deixou um rasto de fumo e tudo.
Até aqui nada indicia um OVNI (Et, claro).
italianspiderman escreveu:... vitimados mais pelo calor radioativo, do que pela onda de choque causada comumente pelo impacto de um asteroide!
Não há aqui, da sua parte, um pouco de especulação????
Calor radioactivo??? Quem fez esta conclusão?
Foi na época?
Acho que alguém se excedeu na interpretação do relato.
Toda a explosão gera calor.
Todos sabemos que um meteorito, em virtude de todos os factores que são sobejamente conhecidos, vem em fogo.
Também se sabe que dependendo do tipo de material que constitui o meteorito e das suas dimensões a explosão originada pelo impacto directamente proporcional a essas conjugações de factores
Consequentemente o calor gerado pela explosão e a respectiva onda de choque é também proporcional a esses factores.
Mais uma vez, não vejo aqui evidências de OVNI.
Assim, ponderando os dados a que temos acesso e encontrando explicações para o sucedido dentro daquilo que o conhecimento humano hoje em dia conhece, sou obrigado a aceitar como explicação mais plausível a do meteorito.

Se entretanto aparecer um testemunho que diga que antes de atingir o solo o meteorito fez um looping ou uma curva de 90º ou uma inversão de marcha súbita então coloco como primeira hipótese o OVNI já eu não se conhecem meteoros (ou outros corpos celestes) que tenham um movimento deste tipo.

Claro que respeito a sua opinião.
Mas costumo recorrer à explicação mais plausível quando ela pode ser explicada através dos nossos conhecimentos.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
italianspiderman
Mensagens: 183
Registrado em: 23 Jun 2008, 12:15
Localização: São Paulo/Capital

Mensagem por italianspiderman »

Como disse la em cima," Cavaleiro", mesmo com o que eu relatei ainda é muito pouco para se tirar quaisquer conclusões, bem como o que você relatou.

Mas vamos la:

Especulação... como tudo neste caso, tanto o que você disse ou o que eu disse pode ser enquadrado nisso, pois, ambos não temos acesso a provas in loco!

Looping de 90 graus? movimentação de uma aero nave em queda na reentrada é impossivel visto que seus ocupante morrem devido ao calor ou simplesmente a aparelhagem deixa de funcionar (ja que foi visto um "bola de fogo" significa que o objeto estava em chamas obvio).

É logico que a teoria do meteoro é muito plausivel e não significa que eu não acredite nela tambem, o que me intrigou realmente foi a ausência de detritos e de uma cratera que indique uma queda alem do estado da floresta, visto por expedicionarios no locau em 1927 e na decada de 60, indicando que o objeto, explodiu no ar e não no solo!

O que quero saber é a verdade bem como todos aqui, se for realmente provado ser um meteoro otimo menos um caso fantastico que pesquiso para me preocupar, so não acho certo simplesmente aceitar a hipotese mais simples (do meteoro) e fim de papo, sendo que a mesma conta com o mesmo numero de provas que a do ovni.

No entanto o que pode ter sido (e é minha segunda "aposta") é na de um cometa, por não ser 100% solido poderia justificar sua explosão no ar descartando a possibilidade de fragmentos e crateras (pois sua estrutura é baseada em gelo, poeira cosmica, metais e gases)
No entanto so para mostrar que leio sobre todas as possibilidades segue um relato que li ja a algum tempo, no :

http://blogdoastronomo.spaces.live.com/ ... 1174.entry


Uma cratera? Seria o Lago Cheko a cratera do núcleo principal do meteoróide que explodiu em 1908?

Em 1960, estudando a região de Tunguska, dois cientistas russos, V. A. Koshelev e K. P. Florensky, anunciaram a descoberta de um pequeno depósito de água, o lago Cheko, situado cerca de 8 km a noroeste do provável centro do fenômeno. Na época, Koshelev sugeriu a possibilidade de que esse lago fosse uma cratera de impacto meteórico, talvez associada à queda de Tunguska.

O lago Cheko pode ser uma cratera resultante da explosão de Tunguska, em 1908 (Foto: Reprodução)

No entanto, o geólogo e astrônomo soviético Kirill Pavlovich Florensky (1915-1982) recusou a idéia, pois acreditava, com base no estudo das camadas de sedimentos no fundo do lago, que a formação do lago fosse anterior ao evento Tunguska.

Recentemente, em junho de 2007, os pesquisadores italianos Luca Gasperini (1929 - ), Enrico Bonatti e Giuseppe Longo (1929 - ), da Universidade de Bologna, após pesquisarem a forma do fundo do lago Cheko na região de Tunguska, chegaram à conclusão de que o seu perfil era muito diferente dos outros lagos siberianos, que apresentavam em geral um fundo chato.

A forma afunilada do lago Cheko é muito semelhante à estrutura dos lagos produzidos por crateras de impacto. Essa descoberta serviu de estímulo para que os pesquisadores italianos procurassem uma associação maior com o evento. Pesquisando em mapas geográficos da região anteriores a 1908, os pesquisadores localizaram um mapa militar da época czarista de 1883, onde não existia um registro do lago.

Pessoas nativas da região confirmaram que o lago teria sido formado depois da explosão de 1908. E pesquisas feitas pelas paleobotânicas italianas Carla Alberta Accorsi e Luíza Forlandes, da Universidade de Bologna, verificaram que os depósitos do lago não superavam um metro de espessura, característica compatível de uma formação mais recente.

Os pesquisadores italianos localizaram, após criteriosa análise dos perfis obtidos sobre todo lago, um ponto mais profundo no centro do lago provavelmente um objeto rochoso de cerca de um metro de diâmetro. Esses resultados foram reforçados pela descoberta de anomalias magnéticas observadas no mesmo ponto durante o levantamento com magnetômetro.

Os italianos pretendem voltar para perfurar o centro do lago com objetivo de atingir o objeto que poderia ser fragmento do meteorito de Tunguska, ainda em 2008. Será que esse mistério de 100 anos, será finalmente resolvido?

Não consegui colar a foto do lago.
Editado pela última vez por italianspiderman em 18 Set 2009, 13:08, em um total de 4 vezes.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

...


Tantas teorias ""vindas do céu""...

Não seria possível a tal explosão ter sido consequência da combustão de uma grande concentração de gases subterrâneos ??
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Avatar do usuário
italianspiderman
Mensagens: 183
Registrado em: 23 Jun 2008, 12:15
Localização: São Paulo/Capital

Mensagem por italianspiderman »

Alexandre escreveu:...


Tantas teorias ""vindas do céu""...

Não seria possível a tal explosão ter sido consequência da combustão de uma grande concentração de gases subterrâneos ??
E da Terra tambem como o raio de tesla (que acho um absurdo) e a que citou!

O problema desta é sobre os relatos dos habitantes do locau que afirmam terem visto um "bola de fogo" vinda do céu, houve tambem uma testemunha nos relatos que estava a uns 65 km do lugar e que tambem descreveu a tal "bola de fogo" que rasgou o céu seguido de uma forte explosão de calor que o jogou longe, o que era a tal bola é que intriga a todos, pode ter sido um ovni queimando na reentrada, ou um metero imenso, ou um meteoro pequeno que (como você disse) pode sim ter caido numa parte do solo que abrigaria gaz natural gerando a incrivel explosão.

Mas por enquanto todas as teorias estarão entregues a especulação, seja mais bizarra ou a mais plausivel todas ainda caressem de provas mais concretas, por isso foristas pesquisemos! :D
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

italianspiderman escreveu:... menos um caso fantastico que pesquiso para me preocupar,...
E essa pesquisa levou-o até onde? Até aos claros indícios de que se tratou de um OVNI?
italianspiderman escreveu:... so não acho certo simplesmente aceitar a hipotese mais simples (do meteoro) e fim de papo, sendo que a mesma conta com o mesmo numero de provas que a do ovni.
Pois é. Conhece aquela máxima que diz "Keep it simple" (simplifica as coisas)?

Pois bem, geralmente esta máxima resulta a maior parte das vezes.
Quantas vezes procuramos a solução de uma avaria começando pelo mais complicado quando a solução é a mais simples? Por exemplo;
Avaria: Lâmpada que não acende;
Solução: Substituir a rede filar eléctrica;
Avaria real: Interruptor avariado.
italianspiderman escreveu:... No entanto so para mostrar que leio sobre todas as possibilidades segue um relato que li ja a algum tempo,...
Só o "desculpo" porque referiu que leu o artigo à muito tempo.
Se reparou bem, esse artigo apoia claramente a teoria do meteorito (embora o autor seja um ceptico convicto: "Mourão é conhecido na atualidade como um dos maiores céticos em relação à Ufologia", in http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronaldo_Ro ... our%C3%A3o
Mas é pena que não tenha continuado a colagem do texto do que vem no parágrafo seguinte que, conforme é referido, pertence ao campo especulativo e que diz assim:

Explosão de uma nave alienígena
Amantes da ufologia há muito tempo sustentam que Tunguska é o resultado da explosão de uma nave alienígena enviada para "salvar a Terra de uma ameaça iminente". Esta hipótese provém de uma história de ficção científica escrita por Aleksander Kazantsev, engenheiro soviético, em 1946, na qual uma nave espacial é movida a energia nuclear. Essa história foi inspirada por Kazantsev pelo bombardeio de Hiroshima, em 1945. Muitos fatos do relato de Kazantsev foram posteriormente confundidos com as ocorrências reais em Tunguska.

A hipótese de OVNI usando força nuclear adaptada para tevê foi tomada dos escritores Thomas Atkins e John Baxter, em seu livro "The Fire Came By" (1976). Em 1998, a série televisiva "The Secret KGB UFO Files", difundida pela TNT, refere-se a Tunguska como "o Roswell russo", informando que os destroços do OVNI tinham sido recuperados.

Em 2004, um grupo de cientistas russos do Tunguska Space Phenomenon Public State Fund alegou que foram encontrados destroços de uma nave espacial alienígena no local. Os defensores da hipótese OVNI nunca foram capazes de fornecer qualquer prova significativa para as suas reivindicações.


Felizmente neste caso todos podemos lançar a nossa hipótese. Nenhuma delas poderá ser confirnada.
Rasta-nos o bom senso, a honestidade intelectual e um correcto ponderar de possibilidades para se chegar o mais possivel à verdade.

Quando o Homem construir uma máquina do tempo se verá quem tem razão...

Entretanto, a todos os ruídos de fundo que envolvem noticias deste tipo e que alguns, a todo o custo, tentam levar para a frente como única explicação possivel, respondo com a seguinte frase:
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso"

... Onde é que já li isto? 8)
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre escreveu:... Não seria possível a tal explosão ter sido consequência da combustão de uma grande concentração de gases subterrâneos ??
Acho que não.
Para uma explosão daquela magnitude seria necessário uma quantidade enorme de gás.
O gás, no ar, dificilmente de concentraria num local só, sem se dispersar.
Depois falta o elemento ingnitor do gás.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

italianspiderman escreveu:E da Terra tambem como o raio de tesla (que acho um absurdo)...
italianspiderman, sabia que hoje em dia se aplicam muitas técnicas de Tesla que na altura (dele) eram consideradas impossiveis?

Lembro-me por exemplo, da experiência dele de enviar energia electrica pelo ar (como uma onda) de forma a ser captada por um receptor e permitir a sua utilização noutro local.
- http://freezday.blogs.sapo.pt/34561.html
- http://abertoatedemadrugada.com/2009/06 ... -fios.html

Nestas coisas de experiencias e impossiblidades cientificas não podemos ser totalmente fechados pois um dia destes podemos ter de engolir um sapo.
italianspiderman escreveu:O problema desta é sobre os relatos dos habitantes do locau que afirmam terem visto um "bola de fogo" vinda do céu, houve tambem uma testemunha nos relatos que estava a uns 65 km do lugar e que tambem descreveu a tal "bola de fogo" que rasgou o céu seguido de uma forte explosão de calor que o jogou longe,...

Falemos de "bolas de fogo":


[youtube][/youtube]

[youtube][/youtube]

[youtube][/youtube]

[youtube][/youtube]


Como vê, estes filmes mostram as descrições feita pelas testemunhas:
- Uma bola de fogo;
- Vinda do céu;
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão