Espelhos deixados na Lua há 35 anos ainda são usados
Tony Phillips
Da Nasa
A coisa mais famosa que Neil Armstrong deixou na Lua 35 anos atrás é uma pegada, uma depressão em forma de bota na poeira cinzenta lunar. Milhões de pessoas viram fotos dela, e um dia, daqui a anos, turistas lunares irão se aglomerar no Mar da Tranquilidade para vê-la pessoalmente.
Será que alguém irá notar, perto dali, algo mais que Armstrong deixou?
![]()
NASA: A rede de retrorefletores deixada pela Apollo
Cercada de pegadas, está um painel de 60 centímetros de comprimento com 100 espelhos apontando para a Terra, a "rede de retrorefletores laser lunar". Os astronautas da Apollo 11 Neil Armstrong e Buzz Aldrin a colocaram lá em 21 de julho de 1969, cerca de uma hora antes de sua caminhada final na Lua. Trinta e cinco anos depois, é o único experimento da Apolo ainda funcionando.
Carrol Alley, professor de Física da Universidade de Maryland, era o principal pesquisador do projeto durante os anos da Apollo, e segue seu progresso atualmente. "Usando esses espelhos", explica, "podemos enviar pulsos laser para a Lua e medir a distância entre ela e a Terra com muita precisão. É um ótimo meio de aprender sobre a órbita lunar e testar teorias sobre a gravidade."
Eis como funciona: um pulso de laser é disparado por um telescópio terrestre, cruza o espaço, e atinge os espelhos. Devido ao seu formato, os espelhos devolvem o pulso diretamente de onde vieram. "É como jogar uma bola no canto de uma quadra de squash", explica Alley. De volta à Terra, os telescópios interceptam o pulso -"geralmente um simples fóton", diz.
Essa viagem do laser aponta a distância para a Lua com incrível precisão: apenas uns poucos centímetros em 385.000 km, geralmente.
Mirar os espelhos o captar seus pálidos reflexos é um desafio, mas os astrônomos o tem feito por 35 anos. Um observatório-chave é o McDonald, no Texas, onde um telescópio de 70 centímetros regularmente dispara contra os espelhos no Mar da Tranqüilidade (Apolo 11), Fra Mauro (Apolo 14) e Canal Hadley (Apolo 15) e, algumas vezes, no Mar da Serenidade. Há um conjunto de espelhos lá a bordo do veículo Lunokhud 2, deixado lá pelos soviéticos.
Por décadas, pesquisadores têm traçado cuidadosamente a órbita luna, e aprenderam algumas coisas incríveis, tais como:
(1) A Lua está se afastando em espirais da Terra, a uma taxa de 3.8 centímetros por ano. Por quê? A culpa é das marés da Terra.
(2) A Lua provavelmente possui um núcleo líquido.
(3) A força universal da gravidade é muito estável. A constante gravitacional de Newton (G) mudou menos de uma parte em 100 bilhões desde que os experimentos com laser começaram.
NASA: Telescópio usado para medições no observatório McDonald
Físicos também usaram os resultados do laser para checar a teoria da gravidade de Einstein, a teoria geral da relatividade. Até então, tudo certo: as equações de Einstein prevêem o formato da órbita lunar tão bem quanto o laser a mede. Mas Einstein, sempre testado, ainda não está livre. Alguns físicos (Alley entre eles) acreditam que há furos na teoria geral. E, se ele existe, a medição com laser irá achá-lo.
A Nasa e o Fundação Nacional de Ciência dos EUA estão criando um novo local no Novo México, a Operação de Medição a Laser do Observatório Lunar Apache, ou, apropriadamente, Apollo (em inglês). Usando um telescópio de 3,5 metros, os astrônomos irão examinar a órbita lunar com precisão de milímetros.
"Quem sabe o que irão descobrir?", pergunta Alley.
Mais e melhores dados poderão revelar estranhas flutuações na gravidade, remendos na Teoria Geral, o balanço do núcleo lunar. O tempo dirá...e há muito tempo. Os espelhos lunares não requerem fonte de energia. Eles não foram cobertos de poeira ou atingidos por meteoritos, como se temia. As medições por laser poderão continuar por décadas.
NASA: Um retrorefletor deixado na Lua pelos astronautas da Apollo 14. Espelhos similares foram colocados por astronautas da Apollo 11 e 15
FONTE: Noticias UOL: NOVIDADES - ASTRONOMIA
Espelhos na Lua, deixados pela APOLLO 11
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
-
- Administrador
Espelhos na Lua, deixados pela APOLLO 11
Essa eh boa pra quem ainda tem duvidas a respeito de os americanos terem mesmo pousado ou nao em nosso satelite:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
-
- Administrador
Eh, a bandeira fui feio mesmo. Ha quem diga q essa parte eles fizeram em laboratorio pra ficar mais "comercial", uma vez q a realidade da bandeira estatica seria mto sem graça.
Sei lah neh... vc sabe q eu nao ponho minha mao no fogo nao...
...de qquer forma, pra mim foi interessante saber q tao (teoricamente)usando os espelhos ateh hoje; observatorios como o da foto o fazem.
Como eu disse... sei lah.
Sei lah neh... vc sabe q eu nao ponho minha mao no fogo nao...
...de qquer forma, pra mim foi interessante saber q tao (teoricamente)usando os espelhos ateh hoje; observatorios como o da foto o fazem.
Como eu disse... sei lah.

SEM FÉ, SOU LIVRE.

-
Pano pra manga
No evento do Solar 7 sobre Apollo 11 no mês passado no Centro Cultural São Paulo, o tema das conspirações envolvendo o pouso lunar ou n foi longe
Até o fim do ano eles pretendem fazer mais uma palestra, desta vez só sobre a teoria da "fraude lunar"´, incluindo as fotos discutíveis
Tem um site de um autor sensacionalista brasileiro ("a fraude do século") sobre isso
Ele foi entrevistado pelo Jô Soares e vive tentando vender seu livrinho em bancas ou pela internet
Até o fim do ano eles pretendem fazer mais uma palestra, desta vez só sobre a teoria da "fraude lunar"´, incluindo as fotos discutíveis
Tem um site de um autor sensacionalista brasileiro ("a fraude do século") sobre isso
Ele foi entrevistado pelo Jô Soares e vive tentando vender seu livrinho em bancas ou pela internet
-
- Administrador
Opa, atençao entao. Eventos sao legais pois reunem gente de todo tipo, com as mais diferentes visoes e fatos.
Quem ficar sabendo de algo entao, pos favor nao se esqueça da gente!!

Quem ficar sabendo de algo entao, pos favor nao se esqueça da gente!!

SEM FÉ, SOU LIVRE.

-
Bão...
Os eventos do Solar 7, apresentados pelo editor do antigo fanzine Starfleet, discutindo temas q vão da verossimilhança da ficção científica, exploração espacial e até ufologia, além é claro da exibição de films e episódios de séries de FC, ocorrem todo último domingo do mês, das 11 às 15hs, no centro Cultural São Paulo, ao lado da estação Vergueiro do metrô, na capital
O próximo será no dia 29/8, o q estará na programação eu n sei, quem estiver na capital pode retirar folhetos c/ a programação do CCSP e da secretaria da cultura do município c/ as datas e horários todo mês nos centros culturais e bibliotecas da capital
Em maio houve o a Maratona Scully do Arquivo X Brasil no CCSP em conjunto c/ o Solar 7 e em julho tivemos novamente a participação do presidente do AXBrasil
O próximo será no dia 29/8, o q estará na programação eu n sei, quem estiver na capital pode retirar folhetos c/ a programação do CCSP e da secretaria da cultura do município c/ as datas e horários todo mês nos centros culturais e bibliotecas da capital
Em maio houve o a Maratona Scully do Arquivo X Brasil no CCSP em conjunto c/ o Solar 7 e em julho tivemos novamente a participação do presidente do AXBrasil