Os humanos são os animais mais violentos do mundo?
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy
Os humanos são os animais mais violentos do mundo?
Direto e reto vejo os contatistas revelarem mensagens de ets em que reclamam de nossa violência, das guerras, das armas, e da vilã de todos os tempos - a bomba atômica. Mas, e os outros animais? Tenho observado os bichos, os pássaros, os insetos e assistido a muitos documentários sobre os animais e não vejo diferença entre o comportamento humano e o da maioria dos bichos. Parece-me que a violência é uma imposição da natureza para garantir a sobrevivência das espécies. Claro que há diferenças, pois os humanos desenvolveram a inteligência e com ela o planejamento, a cobiça, o ciúmes, etc. Isso tudo aliado ao desenvolvimento tecnológico e armas poderosas potencializou nosso poder de destruição e fazendo-nos parecer muito violentos, mas não acho que somos piores que os pardais, as formigas ou os pandas. Imaginem como seria o mundo se ao invés do homo-sappiens, os tigres tivessem desenvolvido a inteligência. Caçador por natureza e carnívoro, certamente não teriam desenvolvido agricultura, apenas criação de animais e matança. E se fossem os lobos que vivem em luta com outras matilhas? Em minha casa, costumamos deixar um pote de água fresca disponível para os pássaros no quintal. É muito interessante observar as lutas entre rolinhas e pardais pela posse da água. Quando uma rolinha macho domina a água, não deixa nenhum outro pássaro usá-la, nem mesmo os de sua espécie. Acredito que a violência seja uma herança animalesca e hormonal e somente com a reflexão, a filosofia e a civilização é que poderemos nos aperfeiçoar. Acredito que o ser humano será evoluído quando conseguir fazer sacrifícios em prol de outros seres vivos. Os japoneses e escandinavos por exemplo são muito evoluídos tecnologicamente, mas não conseguem parar de comer baleias mesmo sabendo que isso as levará a extinção, então, são apenas animais inteligentes e dotados de alta tecnologia, pois não conseguem deixar de matar baleias embora possuam uma diversidade incrível de outros alimentos a sua disposição.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Creio que a maioria das pessoas não dá a mínima pro que os animais sentem. Geralmente o homem tem a tendência de fazer as coisas pela própria necessidade ou vontade, independente das consequências.
Aliás, as pessoas são muito egoístas quando a situação é de interesse delas. Por exemplo, nos EUA a maioria das pessoas ta de vida boa, e é muito fácil continuar assim. Que se dane o resto. Isso foi só o exemplo mais óbvio, é claro. E sempre existem as exceções, antes que alguém me crucifique.
Aliás, as pessoas são muito egoístas quando a situação é de interesse delas. Por exemplo, nos EUA a maioria das pessoas ta de vida boa, e é muito fácil continuar assim. Que se dane o resto. Isso foi só o exemplo mais óbvio, é claro. E sempre existem as exceções, antes que alguém me crucifique.

-
- Administrador
São os mais dainhos, os que mais esculhambam o meio, porque há muito tempo deixaram de ter sua população contralada pelo meio.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)