Remédio `apaga` lembranças ruins

Ao compreendermos os avanços cientificos e tecnológicos podemos criar bases para explicar a maior parte dos fenômenos.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Remédio `apaga` lembranças ruins

Mensagem por Britan »


Link Original

Pesquisadores das universidades de Harvard e McGill, em Montreal, testaram com sucesso uma droga que bloqueia as más lembranças. Segundo estudo publicado no "Journal of Psychiatric Research", a droga propranolol é usada em conjunto com psicoterapia para amenizar a memória de pacientes com estresse pós-traumático. De acordo com reportagem do site "Live Science", a técnica permite que psiquiatras interrompam o circuito bioquímico que recupera a memória.

A pesquisa foi anunciada em março deste ano. Agora, os cientistas trataram durante dez dias 19 vítimas de acidentes ou abuso sexual. Nesse período, os pacientes foram orientados a descrever suas lembranças sobre o evento traumático, que acontecera dez anos antes. Alguns receberam a droga, que também é usada para tratar de amnésia e hipertensão, enquanto outros receberam um placebo. Uma semana depois, os pacientes que haviam recebido a droga mostraram poucos sinais de stress ao recordar do trauma.

"Isso é muito importante. Procuram-se hoje substâncias que possam atuar para apagar o evento traumático que causa sofrimento", avaliou a chefe do setor de psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio, Fátima Vasconcelos, quando a pesquisa foi anunciada.

Um estudo semelhante foi realizado com ratos pelo professor Joseph LeDoux, da Universidade de Nova York. Usando uma droga chamada U0126, cientistas conseguiram remover uma memória específica do cérebro dos animais, deixando todo o resto intacto.

Os ratos foram treinados para associar dois tons musicais a um leve choque elétrico. Assim, ao ouvir os sons, eles deveriam se preparar para o choque. Os cientistas deram a droga à metade dos ratos quando tocavam um dos sons. Depois do tratamento, os animais que "medicados" deixaram de associar aquele som específico ao choque iminente, mas ainda reagiam ao ouvir o segundo tom, demonstrando que apenas uma memória fora apagada.

A experiência já inspirou dezenas de filmes, como "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", em que os personagens de Kate Winslet e Jim Carrey procuram uma empresa para apagar as memórias sobre o relacionamento que tiveram. No filme, o procedimento era feito à base de choques elétricos, administrados enquanto o cliente resgatava lembranças sobre aquilo que desejava esquecer. Segundo cientistas, a técnica não funcionaria na prática.

Da Agência O Globo
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Essa notícia nos mostra que é possível apagar eventos da mente, coisa que os ets fazem o tempo todo, o que leva muitos a duvidarem que as abduções sejam reais.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!