...
publicado em 5/6/2006
Ker Than
Uma inscrição rupestre descoberta no Arizona pode representar uma antiga explosão estelar observada por nativos da América do Norte há mil anos atrás, dizem estudiosos.
Se confirmada, a inscrição rupestre ou “petróglifo” seria o único registro conhecido nas Américas da famosa supernova do ano 1006, também conhecida como SN 1006.
A inscrição foi descoberta no Parque Regional de White Tanks, em uma área onde acredita-se terem vivido os índios hohokam, de 500 a 1.100 a.C.
A descoberta foi anunciada no encontro da Sociedade Astronômica Americana, em Calgary, Canadá.
Luz na noite
Na primavera de 1006, observadores na Ásia, Oriente Médio e Europa registraram o nascimento de uma “nova estrela” acima do horizonte sul do céu, na constelação de Lupus, logo ao sul de Escorpião.
Desconhecido para eles, o que aqueles astrônomos antigos estavam testemunhando era o canto de cisne de uma estrela enquanto ela se despedaçava em uma violenta explosão chamada de supernova.
Embora praticamente invisível hoje em dia, a supernova de 1006 foi talvez o evento estelar mais claro da história humana registrada. No seu auge, a supernova estava a um quarto do brilho da lua, tão radiante que as pessoas podiam ler à luz da meia noite.
O petróglifo dos hohokam contém símbolos que parecem representar um escorpião e estrelas que se encaixam no modelo mostrando as posições relativas das estrelas em relação à constelação de Escorpião.
Se confirmada, a descoberta vai dar força à idéia de que os nativos americanos sempre estiveram atentos aos eventos do céu noturno e se movimentavam para comemorar esses grandes eventos em seus registros culturais.
Arte rupestre representa uma grande explosão estelar ?
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
-
- Moderador
- Mensagens: 1353
- Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
- Localização: Mogi das Cruzes SP
Arte rupestre representa uma grande explosão estelar ?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo