Tesla ou não Tesla: Tunguska, 100 anos

Área reservada exclusivamente a postagem e discussão de dados verificáveis. Debate dentro da metodologia científica. Sem choro.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...tá loco...
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Avatar do usuário
jeff
Editor do Portal
Mensagens: 398
Registrado em: 16 Jan 2003, 16:39
Localização: São Paulo/Brasil

Mensagem por jeff »

Bom... Não sei de quantas formas uma bactéria ou um vírus (principalmente o segundo) poderia se alojar num bólide espacial. Mas que poderia, poderiam. Não fosse assim, a Panspermia não seria uma hipótese considerada no meio científico...
[]'s
Jeferson Martinho (Jeff)
Editor - Portal Vigília
http://www.vigilia.com.br
Desde 1996, Ufologia com seriedade e objetividade na Internet
twitter: http://twitter.com/portalvigilia

* Chave pública PGP mediante pedido *
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Uma teoria não passa a ser válida só porque é aceita no meio científico. Aliás, isso é um dos fundamentos da metologia científica.

A bactéria mais resistente ao calor que conhecemos é a thermus aquaticus, capaz de suportar temperaturas pouco superiores aos 100 graus celsius.

Imagem
Essa bactéria, apesar de unicelular, é um ser de alguma complexidade. O funcionamento de uma célula é algo bastante complexo, e que não pode simplesmente se formar do nada.

Ela precisa ter evoluído de uma estrutura mais simples, um coacervado (que não passa de um colóide cercado por uma membrana protéica, sem a mínima organização e nem material genético).

Para que um coacervado tivesse condições de se organizar, durante alguns milhões de anos até atingir o patamar de organização de uma bactéria, são necessárias condições de "conforto" como a dos oceanos. Ainda, a quantidade de coacervados precisaria ser gigantesca para que a concorrência (literalmente um comendo o outro) para que alguns pudessem evoluir, englobando os menores.

Um coacervado não sobreviveria dentro de um meteoro, ao contrário de alguns tipo de bactéria como a thermus aquaticus. Mas uma bactéria como a essa, precisaria de um planeta muito parecido com o nosso para se desenvolver. Um planeta parecido e relativamente perto, no braço de nossa galáxia, suficiente para que um meteoro viajante pudesse nos atingir.

Não achamos nenhum planeta assim até agora, e já saímos do Sistema Solar. E quanto mais distante formos sem achar planetas assim, mais tola vai se tornando a panspermia.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

[youtube][/youtube]

Vídeo sobre Tunguska...
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

cacilda...

...a gente se afasta tanto do conteúdo dos tópicos que dá até pra esquecer do que se tratava. Fiquei por uns 3 segundos pensando em o que um vídeo sobre Tunguska teria a ver com a discussão (offtopic!) acima. :P:P:P

Agora voltando ao tema. Caramba, Zé... você conseguiu denovo. Que vídeo impressionante.

Colegas, a primeira imagem do vídeo, é um corte sagital de uma árvore, literalmente torrada POR DENTRO, enquanto a parte externa está menos queimada.

Fogo não faz isso. Isso é fruto de irradiação (microondas, ondas curtas). E aí? Gelo faria isso?

Outra coisa: infelizmente eu assistí sem som. Há um trecho onde alguém confere o local com um contador geiger. Pode-se ouvir o aparelho? Ele pipoca rápido ou lento?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Por absoluta falta de tempo eu não assisti o vídeo na íntegra, apenas postei por se tratar do mesmo tema do tópico.
Ad Honorem Extraterrestris
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Código: Selecionar todos

Colegas, a primeira imagem do vídeo, é um corte sagital de uma árvore, literalmente torrada POR DENTRO, enquanto a parte externa está menos queimada.

Fogo não faz isso. 
Calor faz isso.

Como sou do interior, já cansei de ver situação semelhante nas proximidades de queimadas.
O coeficiente térmico no interior é maior. Aquece mais rápido que a parte externa.

Latorre, cometas são compostos de gelo. Não foi o gelo que provocou o estrago, e sim a onda de choque.
O impacto do objeto com a alta camada da atmosfera gerou essa onda de choque: calor tremendo, forte deslocamento de imensas massas de ar.

Para mim, esse evento é totalmente incontroverso.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Hum, muuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado, Humberto.

Vejo que minhas idéias estavam cruas ainda e equivocadas por isso. Agora tudo fica mais claro: não havia imaginado essa possibilidade (agora factual) de diferença no coeficiente térmico do caule - que faz o maior sentido, inclusive logico, haja vista o tipo de seiva e a densidade do interior em relação as camadas mais externas.

Agora quanto as ondas de choque, para causar aquecimento suficiente para torrar a floresta, elas precisariam frequencias ultrassonicas, certo? Um objeto em queda poderia causar a criação de ondas assim?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Sobre ter que ser ultrassônica, eu não tenho certeza.

Mas acho que não.

A questão aqui, acho que é a velha lei de proporcionalidade direta entre Pressão e Temperatura.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Uma onda de frequencia maior nao penetraria. Ondas menores penetram e aquecem o liquido nos interiores.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Latorre escreveu:Uma onda de frequencia maior nao penetraria. Ondas menores penetram e aquecem o liquido nos interiores.

É vero, meu caro Latorre. :D

Penso que tens razão.

Vou dar uma pesquisada no assunto.
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

[youtube][/youtube]

Mais um vídeo sobre Tunguska...
Ad Honorem Extraterrestris
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Euzébio escreveu:Desculpe-me, Brit, mas nenhuma cratera foi encontrada no local do suposto impacto.

Imagem
Agora é que reparei, nesta foto é evidente o local de impacto
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

...e nao foi pequeno.

Caras, agora o negócio ficou mais complicado ainda. Temos um problema bem sério. Atenção na sequência:

1) Nesta última figura do Brit, fica claro que algo sólido caiu, afundando-se na planície e elevando as margens, não???

2) No primeiro vídeo do Zé visualiza-se perfeitamente a devastação - árvores queimadas, quebradas e deitadas radialmente - provocadas por algo compatível a uma onda de choque sem impacto direto. Afinal, com impacto, as árvores teriam sido soterradas, e não sopradas, certo?

Caramba, meninos! Uma informação nao bate com a outra! Estamos falando do mesmo local???
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Zé, essa sua foto não é compatível com os vídeos, inclusive da época. De onde ela saiu?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)