Para quem nao sabe o 25 de Abril de 1974 foi a data da revolução em Portugal.
O referido Professor Joaqum Fernandes aqui falado é uma das sumidades intelectuais Portuguesas sendo lhe reconhecido o estatuo de grande cientista
O 25 de Abril de 1974 democratizou não só o regime mas também o relato de observações de fenómenos OVNI, afirmou hoje no Porto o historiador Joaquim Fernandes, autor do maior estudo feito em Portugal sobre o imaginário extra-terrestre.
A primeira fase do estudo deste professor da Universidade Fernando Pessoa, fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, foi hoje apresentada no auditório daquela instituição.
No estudo, que abarca a história de Portugal entre 1908 e 2000, Joaquim Fernandes observa que o 25 de Abril de 1974 abriu as portas a um «boom» de relatos de observações directas de «fenómenos OVNI» e de organizações de estudo deste tipo de situações.
«No anterior regime foram registados vários outros fenómenos deste género, mas o seu relato era quase exclusivo dos meios de comunicação social. O 25 de Abril trouxe a democratização também aos testemunhos de fenómenos OVNI», referiu o historiador.
Este interesse súbito pelo tema dos extra-terrestres poderá estar psicologicamente relacionado com a forma contida como o anterior regime tratava este tema de alguma forma «proibido».
«Após a Revolução, surgiu um interesse repentino por uma série de assuntos proibidos. O dos OVNI foi um deles», disse Joaquim Fernandes.
A partir da década de 1970, surgem, através de investigadores individuais ou das associações de observação dos temas relacionados com extra-terrestres, mediadores que passaram a recolher de forma sistemática os testemunhos dos fenómenos observados.
«Do trabalho desses mediadores resultou a recolha de cerca de 700 relatos que pela primeira vez em Portugal foram analisados de forma sistemática neste estudo», referiu Joaquim Fernandes.
Do total de 700 testemunhos, o historiador seleccionou 319 inquéritos mais pormenorizados, que incluem, para além dos dados sobre o fenómeno observado, registos das reacções afectivas, físicas e cognitivas das testemunhas, assim como eventuais efeitos ocorridos posteriormente (o que as pessoas sentiram emocional e fisicamente, o que consideraram ter observado e que sintomas registaram nos dias seguintes).
Uma primeira constatação que surpreendeu o investigador foi a de que apenas cerca de um terço dos 319 inquiridos fez uma relação directa entre o que viu e a existência de extra-terrestres.
«Surgiu um número muito expressivo de pessoas que apresentam uma visão neutral do observado, afirmando ter-se deparado com um objecto, um aparelho ou um fenómeno sem o procurar interpretar», explicou.
O maior número de observações de fenómenos não identificados foi feito por homens entre os 20 e os 30 anos, constatou ainda.
Joaquim Fernandes comparou, seguidamente, as descrições feitas pelas testemunhas com os estereótipos apresentados pela comunicação social ao longo dos anos, nomeadamente com o conceito de «disco voador».
O historiador apercebeu-se também de que nas primeiras décadas do século XX foram os centros espíritas quem mais difundiu o conceito de vida extra-terrestre e mais se interessou pelas descobertas astronómicas, ideias que iam de encontro às motivações e à doutrina do espiritismo.
25 de Abril abriu as portas aos OVNIs
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
25 de Abril abriu as portas aos OVNIs
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Re: 25 de Abril abriu as portas aos OVNIs
ricardo_britan escreveu:O historiador apercebeu-se também de que nas primeiras décadas do século XX foram os centros espíritas quem mais difundiu o conceito de vida extra-terrestre e mais se interessou pelas descobertas astronómicas, ideias que iam de encontro às motivações e à doutrina do espiritismo.

É uma pena que as outras doutrinas Cristas não tenham uma visão mais aberta sobre o tema UFO, pra elas e sempre coisa do


-
- Administrador
- Mensagens: 2942
- Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
- Localização: Florianopolis SC Brasil
Muito interessante.Este interesse súbito pelo tema dos extra-terrestres poderá estar psicologicamente relacionado com a forma contida como o anterior regime tratava este tema de alguma forma «proibido».
Exato. Coisas de começo. Veja só a astronomnia: veio da astrologia, e hoje já saimos do sistema solar.é nois no DVD!!! PQ Fita é coisa de Pobre!!!!O historiador apercebeu-se também de que nas primeiras décadas do século XX foram os centros espíritas quem mais difundiu o conceito de vida extra-terrestre e mais se interessou pelas descobertas astronómicas, ideias que iam de encontro às motivações e à doutrina do espiritismo.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)