A onipotencia é tecnicamente possível?
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
-
- Administrador
A onipotencia é tecnicamente possível?
Imaginemos um ser, genérico, onipotente.
Traduza-se onipotencia pelo poder de tudo realizar.
Poderia nosso ser imaginário, criar uma pedra tão pesada que nem ele mesmo pudesse levantar; e mesmo assim continuar onipotente?
SOLUÇÃO 1: Poderia criar. Neste caso, ele deixaria de ser onipotente, pois passaria a existir algo que ele nao pudesse fazer (no caso, levantar a pedra).
SOLUÇÃO 2: Nao poderia criar. Neste caso ele deixaria de ser onipotente, pois haveria algo que ele nao pudesse fazer/criar (no caso, a tal pedra).
CONCLUSAO: Onipotencia é impossível.
Poderia nosso ser imaginário, criar uma pedra tão pesada que nem ele mesmo pudesse levantar; e mesmo assim continuar onipotente?
SOLUÇÃO 1: Poderia criar. Neste caso, ele deixaria de ser onipotente, pois passaria a existir algo que ele nao pudesse fazer (no caso, levantar a pedra).
SOLUÇÃO 2: Nao poderia criar. Neste caso ele deixaria de ser onipotente, pois haveria algo que ele nao pudesse fazer/criar (no caso, a tal pedra).
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Tudo me leva a crer que a omnipotencia seja realmente impossvel assim como a omnipresença
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Não vejo contradição nenhuma, e muito menos dualismo.Yarwinish escreveu:Só não acho muito adequado tentar, através de uma mera contradição de palavras, definir um conceito que creio ainda ser muito complexo para a nossa mente. Não se pode tentar enquadrar todas as regras de funcionamento do universo em uma mera metodologia "dualista".
Ou pode não pode. Não há o que tergiversar.

Esse é um ponto de vista que eu considero em alta conta.BLACKMAGIC escreveu:Minha opniao fica em que nao existe um ser q criou tudo, simplesmente existem seres capaz de coisas ainda impossiveis para os seres humanos (o q os tornam deuses para nos) porem ainda longe de onipotencia, eles tem apenas conhecimentos ainda alem de nossas compreensoes.
-
- Administrador
A ideia nao eh minha: na verdade é bastante antiga.hsette escreveu:Boa!![]()
Passei pra frente e até agora ninguém refutou a contento.
Mas gostei dessa ideia de que o problema é muito complexo para nossa rélis mente. Afinal, somos limitados. Mesmo em se tratando de uma questao tao simplória, como a envolvendo uma simples pedra. Gostei. Pode ser que sejamos limitados mesmo. Vou usar esse argumento com meus professores, toda vez que nao souber responder uma questão, especialmente nas provas de Verdadeiro e Falso.
SEM FÉ, SOU LIVRE.

-
- Moderador
Re: A onipotencia é tecnicamente possível?
...Gustavo Latorre escreveu:Imaginemos um ser, genérico, onipotente.
Você disse "imaginemos" certo? Então frisemos ""nosso ser imaginário"".
Pois bem. Este ser genérico como vc mesmo falou, sendo ele onipotente, poderia simplesmente querer ou não querer criar a tal pedra, ou seja, tudo dependeria da vontade dele. Fica difícil entender porque ficamos presos ao nosso conceito de impossível, o que para um ser onipotente não existe. Acho que a chave para isso está no poder da fé, lembre - se "A fé move montanhas"Basta acreditar. Então se vc acredita que algo é intransponível assim o será.,ou não.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
-
- Administrador
Re: A onipotencia é tecnicamente possível?
Sim, poderia querer ou nao. Mas deixe eu explicar denovo: o que está em questãonao sao os motivos que levariam o tal ser a criar a pedra, mas sim se ele poderia ou nao criá-la (note que sao problemas diferentes).alexandre alves escreveu:Este ser genérico como vc mesmo falou, sendo ele onipotente, poderia simplesmente querer ou não querer criar a tal pedra
Eu diria o seguinte: quando vc acredita em algo, por mais ridículo ou improvável que possa parecer, nada nem ninguem vai jamais te fazer aceitar qualquer outra coisa que vá de encontro aquilo. Como vc disse, questão de fé. Vai entender...Então se vc acredita que algo é intransponível assim o será.,ou não.
SEM FÉ, SOU LIVRE.

-
- Administrador
Questao de fé.

Detalhe para a ultima frase:
"ATENÇAO: TEM QUE VIR COM FÉ."

Detalhe para a ultima frase:
"ATENÇAO: TEM QUE VIR COM FÉ."
Editado pela última vez por Latorre em 24 Abr 2006, 17:26, em um total de 1 vez.
SEM FÉ, SOU LIVRE.