Entre fadas e espíritos

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:Sim, é um diferencial. Animais não têm esse sentimento de religiosidade, isto é típico do homem. Por isto que é de se estranhar um homem sem religiosidade (=espiritualidade), isto me leva a considerar que há algo de errado com esta gente descrente.
AXB. Uma coisa nao necessariamente tem relação com a outra. Peixes tem escamas e nadam. Entao Homens, que nao tem escamas, nao podem nadar?
Porque as Artes são uma percepção espiritualizada do mundo
Isso é uma opinião pessoal. A arte pode nao passar de uma manifestação subjetiva, do inconsciente humano que, justamente pelo fato de ser inconsciente, parace mágica. Porque nãopercebemos de onde ela sai. Exatamente como a fome - que hoje se sabe que depende de um centro neuroquímico, que avisa sobre a quantidade de nutrientes circulando no sangue. Antesdisso, parecia magia.
O mal é a ausência do bem, quem quer que seja espiritualizado não pode cometer o mal.
Denovo. Nao existiu entao nenhum "espiritualizado" do mal? Complicado isso.
Somente sofrendo é que saberemos o valor de um consolo.
O que nao justifica que, por exemplo, por sofrimento um jovem fuja da realidade para o mundo dos entorpecentes.
Quem é espiritualista sabe que as respostas estão corretas
Idem.
As pessoas são de verdade, mas isto aqui é que nem papel, e papel a gente sabe que aceita tudo!
Tá sendo sacana. Voce sabe muito bem que pela net, hoje se conhece muito melhor as pessoas do que as vezes convivendo ao vivo. Aqui se conversa - coisa que muito comumente nao faz lá fora.

Mas tudo bem... que seja. Ateus sao todos máu-caráteres então. Não tenho como negar (ad ignorantia), e portanto você teria que provar. Deixa pra lá...

Fico pensando apenas o seguinte: traçar o perfil de alguém que nem se conhece, apenas baseado na lógica (tal qual fez Hitler), é o que tecnicamente chamamos de preconceito. Como alguém tão espiritualizado, e portanto tão ético, poderia gerar idéias preconceituosas, ou pré-concebidas? Assim, não me parece que a "espiritualidade" é sinônimo de bom caráter, mas muito pelo contrário.

(e nao me venha dizer que voce esta falando apenas dos seus "irmaos" do exemplo, porque vc generalizou dizendo que ateus nao tem bom carater; ou no minimo, apresentam uma forte tendencia a nao terem bom carater).
Mas Einstein pertence à classe dos cientistas, e por sinal bem famoso, no entanto - diferentemente dos nossos cientistas atuais - ele não se declara ateu nem tampouco materialista. Isto para você deve ser um choque, não?
Não. Com o tempo, a ciência progride. E com ela, os cientistas. Lembrei de uma frase extremamente interessante, mas que me foge o autor no momento: "Quando um cientista velho e famoso afirma que algo é verdade, ele muito provavelmente deve estar certo. Mas quando afirma que algo não o é, ele muito provavelmente deve estar errado". Em suma, velho turrão existe até na ciência.
Estude Chico Xavier, não é possível que você não encontre nele alguma evidência da continuidade da vida
Evidência baseada em causos? Sinto muito, mas ele apresenta apenas teorias, nao menos mirabolantes que a dos nossos companheiros new age. Baseados em imaginação, e nada mais. Acompanho com frequencia programas sobre fantasmas no Dyscovery. Nenhuma evidencia, a nao ser ruidos amplificados e imagens borradas. Se eles existem, eles nao querem de jeito algum que saibamos. Portanto, nao deixarao evidencias. Portanto, nao existem, nem existirao jamais evidencias.

...ou (hipotese 2) nao existem mesmo.
Você quer dizer que não existem MATERIALISTAS espiritualizados, aí eu concordo. Ateu não acredita em Deus apenas - mas podem crer num mundo espiritual. Portanto, podem existir padres ateus.
Que seja. Mudemos os termos para materialisas. E que fique bem, mas bem claro desde já, que materialista não é aquele cara que se apega apaixonadamente ao material (do tipo, maníacos por dinheiro).

Materialista é (ao menos para essa discussão) pura e simplesmente quem não aceita a idéia de espíritos, vida após a morte, reincarnção, alma, fantasmas, deuses, etc.
Ok, mas o Não Matar da religiosidade se refere ao morticínio inescrupuloso
Interpretaçoes... elas abrem espaço para as maiores atrocidades. Até Hitler justificou seus atos baseando-se na Biblia.
Fachada, apenas fachada.
Posso dizer o mesmo de Chico Xavier, Kardec, Jesus e cia. (Posso dizer isso, afinal materialistas são imorais mesmo. Nao dão importância para aqueles que vêm ao mundo material para propagar o bem - e de quebra angariar alguns escrav... digo, fiéis).
Gustavo escreveu:Nao funciona. E muito provavelmente porque o mundo todo se baseia na etica religiosa. Talvez quando nos basearmos na etica academica, a coisa mude de figura. isso parece bastante provavel: veja nos paises mais desenvolvidos, onde a religiao esta se tornando cada vez mais rara - a violencia é muito menor do que nos países extremamente religiosos (oriente medico, america latina...).
Gostaria que você comentasse essa afirmação.
Na ética acadêmica de Nietsche e seu super-homem?
Não. Nietsche é negativista. Está ultrapassado. Não há mais nenhum "deus" da ética. São milhares de pesquisadores unidos.
Já expliquei a diferença entre o amor divino e o amor carnal. São pouquíssimos os homens que conhecem o amor divino - que é aquele ensinado pelo Mestre da Galiléia.
Nao explicou. E amor divino, aceitando-se a hipótese de que o divino pode simplesmente nao existir, não tem o menor sentido.
(eu costumo comparar este outro amor com o amor das mães pelos seus filhos - eis o mais perfeito amor que conhecemos).
Freud tem uma explicação totalmente diferente da sua para esse efeito. Uma explicação que agride a sociedade, no entando. Como agredia ha nao muito tempo o fato de algumas mulheres que andavam na rua assoviando, ou que usavam calças. Um verdaediro absurdo; imoralidade.

Contudo, ele era ateu, e portanto, segundo sua teoria, amoral também. Tal qual mulheres usando calças.
:D E tu conhece outro tipo de amor, Gustavo?
Pelos amigos. Nao sei dizer se há alguma ligação com o outro tipo. Há quem defenda que sim. Teria que ler mais a respeito.
Amar ao próximo como a si mesmo quer dizer enxergar no próximo a nossa figura, a nossa pessoa.
Subjetivo.
Divino.
Achar algo divino é tambemuma afirmação subjetiva. Eu nao acho. Achar, é subjetivo. Subjetivo porsubjetivo, fico com o meu sujeito. E nao chegamos a lugar algum. Abandonemos o subjetivo? Nao podemos, pois assim abandonaríamos o místico, e portanto, esta discussao.
E o que é o respeito senão uma manifestação deste amor divino? E o que é a busca pelo bem comum senão uma pálida interpretação deste mesmo amor?
Bah... :evil: Ciclo vicioso...
Amar não é só DESEJAR o próximo (ou a próxima!), amar é perdoar, é auxiliar, é respeitar, é apoiar, é tolerar, é ouvir, é aconselhar, é compreender, é doar-se!
Que seja. Nao é necessário divindidade ou espiritualidade pra isso.
Sim, a verdade está em Jesus, mas não está SOMENTE em Jesus. Ela está espalhada entre os homens, cabe a eles juntá-la novamente.
Ad hominen. Ou ad jesus, se preferir. Nao ehporque um Homem disse que é verdade. Senao, eu também digo e pronto. Sou Homem tambem.
Volto à resposta dada acima: estude Chico Xavier (que JAMAIS se importou com fortuna alguma), ou os demais citados.
Tem gente que acredita porque gosta. Isso nao prova que sua crença é verdadeira. Pode provar ingenuidade, também - ou apenas, quem sabe?
Religiosidade INDEPENDE de qualquer religião, a religião foi criada pelo homem para TENTAR entender este sentimento nato que é a religiosidade.
...que depende de espírito ou alma. Tao subjetivo quanto duendes.
Há evidências demais para negar a existência de um plano imaterial ativo, vide Chico Xavier.
Mostre as evidencias. Um Homem?
Isto está correto. Mas não quer dizer que não exista um plano imaterial.
Ad ignorantia. Nao é porque nao se pode provar que nao existe, que passa a existrir. Que tal vc trazer as provas sobre a existencia de alma, ou plano imaterial aqui pra gente?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Gustavo Latorre escreveu:AXB. Uma coisa nao necessariamente tem relação com a outra. Peixes tem escamas e nadam. Entao Homens, que nao tem escamas, nao podem nadar?
Pois é, peixes têm escamas e nadam. Estranho seria se peixes com escamas não soubessem nadar...
Gustavo Latorre escreveu:Ateus sao todos máu-caráteres então.
Em momento algum eu disse isto. Disse que é um estado perigoso que PODE levar o homem a fazer o mal aos seus semelhantes.
Gustavo Latorre escreveu:Fico pensando apenas o seguinte: traçar o perfil de alguém que nem se conhece, apenas baseado na lógica (tal qual fez Hitler), é o que tecnicamente chamamos de preconceito. Como alguém tão espiritualizado, e portanto tão ético, poderia gerar idéias preconceituosas, ou pré-concebidas? Assim, não me parece que a "espiritualidade" é sinônimo de bom caráter, mas muito pelo contrário.
Agora é você que está dizendo que todo espiritualista é mal-caráter...

:)
Gustavo Latorre escreveu:
Estude Chico Xavier, não é possível que você não encontre nele alguma evidência da continuidade da vida
Evidência baseada em causos? Sinto muito, mas ele apresenta apenas teorias, nao menos mirabolantes que a dos nossos companheiros new age. Baseados em imaginação, e nada mais.
Há pelo menos três casos jurídicos onde os réus foram inocentados pela Justiça (laica!) por intermédio de depoimentos das vítimas mortas psicografadas pelo Chico. Será que os nossos juízes foram envolvidos pelas "teorias mirabolantes baseadas na imaginação" do nosso Chico?
Gustavo Latorre escreveu:Acompanho com frequencia programas sobre fantasmas no Dyscovery. Nenhuma evidencia, a nao ser ruidos amplificados e imagens borradas. Se eles existem, eles nao querem de jeito algum que saibamos. Portanto, nao deixarao evidencias. Portanto, nao existem, nem existirao jamais evidencias.

...ou (hipotese 2) nao existem mesmo.
Outro dia assisiti a um documentário onde alguns adolescentes chilenos FILMARAM a aparição de uma garotinha de uns sete anos que havia falecido no local. Nem mesmo os céticos conseguiram refutar as imagens. Isto não serve como evidência?
Gustavo Latorre escreveu:Posso dizer o mesmo de Chico Xavier, Kardec, Jesus e cia. (Posso dizer isso, afinal materialistas são imorais mesmo. Nao dão importância para aqueles que vêm ao mundo material para propagar o bem - e de quebra angariar alguns escrav... digo, fiéis).
Agora você está entrando no âmbito das religiões. Como escrevi antes, há religiosos como o bispo Edir Macedo - que pelos seus atos ilícitos de enriquecimento está muito distante de ser um verdadeiro espiritualista.

É claro que existem ateus-materialistas muito mais humanos que muitos que se dizem espiritualistas-religiosos! Tudo depende do foco de ação com relação ao seu próximo!

Como disse antes, há ateus que são muito mais 'cristãos' do que muitos que se dizem espiritualistas...
Gustavo escreveu:Nao funciona. E muito provavelmente porque o mundo todo se baseia na etica religiosa. Talvez quando nos basearmos na etica academica, a coisa mude de figura. isso parece bastante provavel: veja nos paises mais desenvolvidos, onde a religiao esta se tornando cada vez mais rara - a violencia é muito menor do que nos países extremamente religiosos (oriente medico, america latina...).
Gostaria que você comentasse essa afirmação.
Nos países desenvolvidos a religião está se tornando mais rara? Só nos EEUU os criacionistas contam 40% da população! A religião não está diminuindo não! Ateus são 1% da população mundial!

A violência no mundo tem muito mais um fundo político do que religioso, sendo que os países desenvolvidos estão muito mais envolvidos nestes conflitos do que os países "religiosos"...
Gustavo Latorre escreveu:Contudo, ele era ateu, e portanto, segundo sua teoria, amoral também. Tal qual mulheres usando calças.
Taí, o maior erro de Freud: ser ateu...

:twisted:
Gustavo Latorre escreveu:Achar algo divino é tambemuma afirmação subjetiva. Eu nao acho. Achar, é subjetivo. Subjetivo porsubjetivo, fico com o meu sujeito. E nao chegamos a lugar algum. Abandonemos o subjetivo? Nao podemos, pois assim abandonaríamos o místico, e portanto, esta discussao.
Contra o subjetivismo não há refutação, não é?

:)
Sim, a verdade está em Jesus, mas não está SOMENTE em Jesus. Ela está espalhada entre os homens, cabe a eles juntá-la novamente.
Ad hominen. Ou ad jesus, se preferir. Nao ehporque um Homem disse que é verdade. Senao, eu também digo e pronto. Sou Homem tambem.
A única verdade que Jesus proclamou foi a da irmandade dos homens perante uma força superior imutável e criadora. isto significa que somos todos irmãos, e por isso devemos todos nos amar, nos unir e nos respeitar.
Volto à resposta dada acima: estude Chico Xavier (que JAMAIS se importou com fortuna alguma), ou os demais citados.
Tem gente que acredita porque gosta. Isso nao prova que sua crença é verdadeira. Pode provar ingenuidade, também - ou apenas, quem sabe?
Acho que o tema Chico Xavier caberia melhor num novo tópico, exclusivamente sobre ele.
Religiosidade INDEPENDE de qualquer religião, a religião foi criada pelo homem para TENTAR entender este sentimento nato que é a religiosidade.
...que depende de espírito ou alma. Tao subjetivo quanto duendes.
Ah, vai dizer que você nunca viu um duende?!?...

:o
Há evidências demais para negar a existência de um plano imaterial ativo, vide Chico Xavier.
Mostre as evidencias. Um Homem?
Prefiro discutir isto num tópico à parte.
Isto está correto. Mas não quer dizer que não exista um plano imaterial.
Ad ignorantia. Nao é porque nao se pode provar que nao existe, que passa a existrir. Que tal vc trazer as provas sobre a existencia de alma, ou plano imaterial aqui pra gente?
A melhor prova ao meu ver é mesmo o Seu Chico e a sua fantástica mediunidade. Outro muito bom para isso é o Gasparetto (aquele que pintava grandes artistas mortos com os pés e olhos fechados). Há relatos de crianças que se lembram de vidas passadas (dando inclusive nomes de locais, pessoas e situações posteriormente comprovadas).

Alguns casos registrados de TVP também são boas provas (ao menos para mim).
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:Em momento algum eu disse isto. Disse que é um estado perigoso que PODE levar o homem a fazer o mal aos seus semelhantes.
Nao era o que parecia. Vejamos alguns posts anteriores:
O mal é a ausência do bem, quem quer que seja espiritualizado não pode cometer o mal.
Dizer que os espiritualistas nao podem fazer o mal, nao foi uma forma sutil de chamar atençao para o inverso?

Ou este entao;
Eu CONVIVO com pessoas sem espiritualidade alguma e te digo: é HORRÍVEL, repugnante, enervante!

Ao menos as pessoas que conheço (e muito bem, são irmãos de sangue!) são mesquinhas ao extremo, individualistas ao extremo, interesseiras ao extremo e ferem os sentimentos alheios SEM O MENOR CONSTRANGIMENTO!
Esta está mais clara.
Gustavo escreveu:Fico pensando apenas o seguinte: traçar o perfil de alguém que nem se conhece, apenas baseado na lógica (tal qual fez Hitler), é o que tecnicamente chamamos de preconceito. Como alguém tão espiritualizado, e portanto tão ético, poderia gerar idéias preconceituosas, ou pré-concebidas? Assim, não me parece que a "espiritualidade" é sinônimo de bom caráter, mas muito pelo contrário.
Agora é você que está dizendo que todo espiritualista é mal-caráter...
Eu dei um exemplo, e disse "parece".
Há pelo menos três casos jurídicos onde os réus foram inocentados pela Justiça (laica!) por intermédio de depoimentos das vítimas mortas psicografadas pelo Chico. Será que os nossos juízes foram envolvidos pelas "teorias mirabolantes baseadas na imaginação" do nosso Chico?
Isso evidencia que existem fantasmas ou que o nosso sistema jurídico é ridículo? Não há como responder.

De qualquer forma é útil saber que se algum dia um fantasma me contar que meu vizinho cometeu um crime e eu contar isso pra um delegado, ele pode ser preso :twisted: . Será que o fantasma foi depor? Nao, ele nao foi. Foi o "médium" que falou por ele. Interessante. Alguém fala por uma testemunha. Quem garante que a fala não vai ser manipulada?

Só o nosso judiciário mesmo pra fazer uma dessa.
FILMARAM a aparição de uma garotinha de uns sete anos que havia falecido no local. Nem mesmo os céticos conseguiram refutar as imagens.
...então a impossibilidade de provar que não existe, serve de evidência que que existe? Denovo?
É claro que existem ateus-materialistas muito mais humanos que muitos que se dizem espiritualistas-religiosos!
Espiritualismo depende de espírito. Quem nao acredita em espírito nao pode ser espiritualista. De acordo?
Nos países desenvolvidos a religião está se tornando mais rara? Só nos EEUU os criacionistas contam 40% da população! A religião não está diminuindo não! Ateus são 1% da população mundial!
É... a voz do povo é a voz de deus. :lol:
A violência no mundo tem muito mais um fundo político do que religioso, sendo que os países desenvolvidos estão muito mais envolvidos nestes conflitos do que os países "religiosos"...
Ah, claro... compare por exemplo a situação dos países europeus ou americanos, com os islâmicos. Onde estão os maiores conflitos? E na Irlanda, que tal? Vc sabe qual é o motivo do terrorismo por lá? E na Índia, Caxemira, em específico?
Acho que o tema Chico Xavier caberia melhor num novo tópico, exclusivamente sobre ele.
Mais um tópico onde espiritualidade vai ser tratada como sinônimo de ética?
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Gustavo Latorre escreveu:Será que o fantasma foi depor? Nao, ele nao foi. Foi o "médium" que falou por ele. Interessante. Alguém fala por uma testemunha. Quem garante que a fala não vai ser manipulada?
Os mortos assinaram a psicografia (escrita mediúnica), sua letra e sua assinatura foram reconhecidas judicialmente, ou contaram detalhes de suas vidas que não tinham como o médium saber; para mim isto não é apenas uma evidência da existência do "sobrenatural", é uma prova irrefutável.
FILMARAM a aparição de uma garotinha de uns sete anos que havia falecido no local. Nem mesmo os céticos conseguiram refutar as imagens.
...então a impossibilidade de provar que não existe, serve de evidência que que existe? Denovo?
Não é bem assim. O que houve foi a impossibilidade de comprovar uma fraude. Em outras palavras, um atestado de veracidade das provas.
Ah, claro... compare por exemplo a situação dos países europeus ou americanos, com os islâmicos. Onde estão os maiores conflitos? E na Irlanda, que tal? Vc sabe qual é o motivo do terrorismo por lá? E na Índia, Caxemira, em específico?
Os EEUU estão metidos na maior parte das guerras que ocorrem no mundo (país desenvolvido); a questão irlandesa também tem suas bases na política e na economia, sendo a religião usada como pano de fundo; O conflito na Caxemira é pela posse das terras - uma disputa entre a Índia e o Paquistão que reinvidicam para si a região da Caxemira.
hsette
Moderador

Mensagem por hsette »

Os mortos assinaram a psicografia (escrita mediúnica), sua letra e sua assinatura foram reconhecidas judicialmente, ou contaram detalhes de suas vidas que não tinham como o médium saber; para mim isto não é apenas uma evidência da existência do "sobrenatural", é uma prova irrefutável.
Como assim, prova irrefutável, Euzébio.
Onde eu encontro alguma referência sobre isso? :?:

Uma coisa dessas não tem validade jurídica em lugar nenhum do mundo.
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

hsette escreveu:
Como assim, prova irrefutável, Euzébio.
Onde eu encontro alguma referência sobre isso? :?:

Uma coisa dessas não tem validade jurídica em lugar nenhum do mundo.
Mas no Brasil teve, não apenas uma vez, mas ao menos três vezes!

Outro dia passou no programa Linha Direta da Globo o episódio "O CASO AS CARTAS DE CHICO XAVIER" sobre estes três casos inéditos.

Vou abrir um tópico sobre isto...
Britan
Administrador

Mensagem por Britan »

Esta vossa discussao está fantástica
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Como eu disse antes, só no Brasil mesmo. Dá nada: a copa do mundo está chegando. "Seus problemas acabaram!!!".
Euzébio escreveu:Os mortos assinaram a psicografia (escrita mediúnica), sua letra e sua assinatura foram reconhecidas judicialmente
A letra foi reconhecida judicialmente. Interessante.
O que houve foi a impossibilidade de comprovar uma fraude.
Ad Ignorantia. Isso nao é judicialmente válido em parte alguma. Claro, exceto no país das maravilhas.
Os EEUU estão metidos na maior parte das guerras que ocorrem no mundo (país desenvolvido)
Metidos, tirando uma grana na GUERRA ALHEIA. Nenhuma delas foi desencadeada pelos EUA, mas por fundos religiosos.
a questão irlandesa também tem suas bases na política e na economia
Voce sabe muito bem que a principal questao dos conflitos é a religiosa (católicos X anglicanos).
O conflito na Caxemira é pela posse das terras - uma disputa entre a Índia e o Paquistão que reinvidicam para si a região da Caxemira.
Mesmo caso: o conflito começou por causa das diferenças religiosas, a separação também é desejada pelo mesmo motivo. Seres com crenças diferentes nao conseguem coexistir sobre o mesmo chao. Deprimente.

Outros lugares resolvem suas questoes politicas e economicas de forma civilizada. Qual a diferença entre estes e os acima citados?