Vale lembrar que na minha infância a internet engatinhava no Brasil, "mal e mal" entrávamos nos BBS com um modem de 2kbps, um garoto como eu tinha acesso a informações sobre ufologia basicamente de 3 formas. Pela TV em programas no estilo "comando da madrugada" ou "sbt reporter"... Em revistas como a Planeta (as melhores eram as no formato quadrado que tinhamos que catar nos sebos) que em meio as reportagens sobre venusianos e outras baboseiras apareciam um ou outro texto/foto que despertavam curiosidade, e em livros que em plena década de 80 ainda discutiam a forma de propulsão dos ovnis do Adamski...=P
Voltando ao vídeo... Na época vários fatores me impressionaram. Os avistamentos noturnos não faziam muito sucesso, bacana mesmo era você ter a foto daquele "super disco voador" em plena luz do dia. Isso é "bacana" até hoje, mas sinceramente um vídeo ou foto de luzes no céu noturno não impressionavam tanto na minha infância como geram interesse hoje... As fraudes de discos opulentos a luz do dia sobre grandes cidades eram muito mais legais do que luzes em um céu noturno! Mas...
Esse vídeo noturno impressionou! Dezenas de pessoas tinham parado seus carros na beira da estrada para ver, o áudio das pessoas falando era contagiante, as formas diferentes que as luzes tomavam em nada pareciam com algo conhecido, estava no horário nobre, e era aqui do lado pow! No Brasil!!!
Eis que tempos atrás navegando pela rede, me deparo com o vídeo da tal reportagem.
Foi a maior nostalgia, mostrei para a família toda mas ninguém se lembrou de ter visto a reportagem na época.
Eis o vídeo em questão (ele pode ser baixado em muito sites também).
Fui dar uma pesquisada... e nada...
=======================================================
Mas sobre Ovnis em Casimiro de Abreu encontrei várias coisas.
O que mais despertou minha atenção foi isso.
UFO Roundup 7 nº47
" Elsewhere in Brazil, on Monday, November 18, 2002, a UFO appeared over the mid-sized city of Casimiro de Abreu, located 175 kilometers (105 miles) northeast of Rio de Janeiro. The object, seen by dozens of eyewitnesses, was videotaped by Sergio Chapelin, a local resident.
On Friday, November 22, 2002, at 8:50 p.m., "witnesses observed for a number of seconds the overflight of a ring-shaped object with alternating yellow, white and blue lights around the rim. The colored lights alternated rapidly. The object flew from the northeast to the southeast" over Santos, the port city serving the state of Sao Paulo. "The unusual object was seen by hundreds of people along the Rua Alexandre Herculano in the bairro Boqueirinho (neighborhood)" in Santos. (See the Brazilian newspaper O Globo for November 19, 2002. Muito obrigado a Eduardo Enderle Oliveira, Rodrigo Branco e Ufologia Brasileira por eso casos.)"
Achei no mínimo estranho... Tá certo que Casimiro de Abreu é famosa pelos avistamentos. Mas...
1-o Sergio Chapelin filmou um ovni????????????? Justo ele que foi dupla com o Cid Moreira, que coincidentemente narra a reportagem do vídeo que motivou esse post? Será que não tem alguma coisa errada com a informação? Em listas de discussão da época (fim de 2002, começo de 2003) o que se comentava é que era o próprio Chapelin mesmo, e não um homônimo desconhecido. De qualquer forma acho que o vídeo nunca foi divulgado.
2-e essa reportagem do jornal O Globo? Alguém que assina o jornal pode tentar pesquisar nos arquivos dele?
3-Incrível também como a descrição do ovni de 22 de novembro bate com o vídeo que motivou esse post.
Não sei...
achei coincidência demais a descrição de como as luzes se comportaram no caso de Santos, e a proximidade das datas com esse segundo caso de Casimiro de Abreu.
Agora...
Alguém se lembra de ter visto o vídeo em questão na TV?
Sinceramente eu não tenho a menor lembrança de quantos anos eu tinha... pode ser de 1989 até 1995...
Então a pergunta que fica é se alguém sabe de que ano é o vídeo...
qualquer outra informação sobre esse caso seria bem vinda.
Queria deixar registrado também que abomino as idéias de uma base intraterrena no Morro de São João.