Algo no céu em 20/03/2006 em Cabreúva-SP

Espaço reservado para os foristas relatarem alguma experiência com UFOs/extraterrestres.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

Britan
Administrador

Mensagem por Britan »

O meu esta com GMT
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Britan
Administrador

Mensagem por Britan »

Imagem do Hsette ele pode explicar melhor a mesma ta mto boa eu so me limitei a postar a mesma:

http://www.ricardo-britan.com/invo/careu.jpg
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador

Mensagem por hsette »

No meu entendimento, o que a Soraya viu foi as estrelas que estão nomeadas na imagem: Sirius, Murzim, Wezen e Adara. A imagem se refere ao horário de 23:00, quando se deu a primeira observação. Ela teria visto até as 02:00, que coincide exatamente com o momento que as mesmas somem no horizonte.
picoassirio

Mensagem por picoassirio »

Vou tentar postar aqui as imagens que obti no Stellarium. Para que vejam que não coincide com as imagens já postadas...

Na minha opinião as estrelas observadas foram: Canopos, Sírio, Procyon, Saturno(planeta) e Regulus.
picoassirio

Mensagem por picoassirio »

Olá de novo!

Na minha opinião não é possível ser as estrelas Murzim, Wezen e Adara, pois são pouco brilhantes e apareceriam juntas no mesmo campo de visão da máquina, coisa que a Soraya disse ser impossível fazer. A disposição das estres no esquema da testemunha vai de encontro ás estrelas que penso terem sido as responsáveis, ou seja: Canopus, Sirius, Procyum, Saturno (planeta) e Regulus, que também são as cinco mais brilhantes visiveis naquele local do céu e naquela hora.

Aqui ficam os esquemas que fiz:

http://photos1.blogger.com/hello/136/16 ... 0local.jpg

Esta imagem mostra o céu ás 01h00 locais, 04h00 UTC.

http://photos1.blogger.com/hello/136/16 ... 0local.jpg

Esta mostra o mesmo céu ás 02h30 locais, 05h30 UTC.

Onde é que o hsette foi buscar as 23h00?... A testemunha tinha falado da primeira observação ser ás 01h00, duas horas depois... O céu ás 23h00 locais estava diferente e isso pode trazer confusões.

Um abraço a todos :D

[editado para preservar a formatação original da página]
hsette
Moderador

Mensagem por hsette »

Citei as 23:00, porque as estrelas Betelguese, Alnilam e Riguel, no canto da direito da imagem (Oeste) estão a sumir no horizonte e podem ser descartadas.
A partir desse horário, tudo que ocorre é a movimentação aparente lenta da conformação celeste em direção a Oeste.
Não penso que isso possa levar a qualquer confusão. Basta notar que apenas às 02:30 o conjunto que apontei desaparece no horizonte, coincidindo com o apontado (ou seja, há um intervalo de 3 horas e 30 minutos.
Sobre Murzim, Wezen e Adara, observo-as todas as noites aqui de BH, a olho nu, junto a Sirius. Aliás, o brilho delas se confunde, o que dá causa a fenômenos ópticos que lembram movimento, mudança de cor, etc.
Azurian

Mensagem por Azurian »

Oi de novo!

Temos de esclarecer isso melhor. Há aqui qualquer coisa que parece não estar a bater certo, no que toca a interpretação dos fenómenos celestes dessa noite. Mas para identificar o fenómeno em si, basta, quando o tempo melhorar, a Soraya ir observar outra ez no mesmo local e à mesma hora, para ver se ainda lá estão as ditas estrelas, sejam elas quais forem...

Aviso a todos que tenho um perfil novo, inclusive o nick. A partir deste momento vou postar como Azurian. Já estava farto do perfil antigo. Contudo este último mantem-se activo e pode ser sempre usado.

Um Abraço a todos :wink:
Antigo Nick: Picoassirio
Origem: Ilhas do Pico a Sirius
Espécie: Homo Sapiens Sapiens Azorica
Sites: http://www.filokosmicos.blogspot.com e http://www.spo-ovnilogia.com
Visitante

Mensagem por Visitante »

Digam-me uma coisa, essa estrelas quando piscam, sempre o fazem com o mesmo rítmo, iguais e intermitentes, durante as 2:30 horas? E sempre mantendo os mesmos padrões de mudança de cores? Grata, e perdão pela ignorância!
hsette
Moderador

Mensagem por hsette »

Anonymous escreveu:Digam-me uma coisa, essa estrelas quando piscam, sempre o fazem com o mesmo rítmo, iguais e intermitentes, durante as 2:30 horas? E sempre mantendo os mesmos padrões de mudança de cores? Grata, e perdão pela ignorância!
Basicamente, sim.
Trata-se de um fenômeno chamado cintilação, e é mais intenso quando próximo ao horizonte, e varia conforme a época.
Variações de temperatura criam regiões mais ou menos densas na atmosfera, e isso interfere na trajetória dos raios de luz. E quanto maior o percurso da luz na atmosfera terrestre, maior a intensidade. Daí a intensificação quando as estrelas estão mais próximas ao horizonte (são dois os fatores nesse caso: maior o percurso e também o ângulo de incidência).
Visitante

Mensagem por Visitante »

Eu já havia escutado falar sobre esses fenômenos, mas nunca imaginei que tivessem essa magnitude, e que fossem tão bonitos! Pena que ainda não conseguimos uma noite sequer de céu limpo para podermos observar novamente! Mas assim que o céu clarear, estaremos lá. Até quando poderemos observá-lo?
Soraya

Mensagem por Soraya »

Ontem,por volta das 00:30 hrs, avistamos novamente, mas sómente á da esquerda, a mais brilhante, e duas das menos brilhantes que ficam á direita. A que saiu na foto não estava lá. Vocês podem me dizer porque? Grata e abraços.
hsette
Moderador

Mensagem por hsette »

Soraya escreveu:Ontem,por volta das 00:30 hrs, avistamos novamente, mas sómente á da esquerda, a mais brilhante, e duas das menos brilhantes que ficam á direita. A que saiu na foto não estava lá. Vocês podem me dizer porque? Grata e abraços.
Agora estou mais convencido ainda de que a mais brilhante se trata de Sirius. Segundo o Cartes du Ciel, é exatamente por volta desse horário, em Cabreúva, que a mesma acabou de se por no horizonte.
Para mim, está claro!

Azurian e Britan, vcs podem dar uma conferida no software de vcs para clarear mais a situação?
Para mim, é complicado postar imagens.
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Só uma coisa... nao poderia ser Saturno naquela data? Isso nao explicaria o carater "móvel" da luz com o passar dos dias? Ontem, a noite estava perfeita - gelada e com umidade baixíssima; dei uma conferida no Cartes du Ciel e ví Saturno saindo de Gemeos.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Visitante

Mensagem por Visitante »

po essa variacao de cores das luzes nao estao muito evidentes para ser estrela?
quando nos olhamos para o ceu e vemos uma estrela vermelha por exemplo isso so fica claro observando bem... de 2 uma se for algo natural eu diria que esse eh um dos melhores lugares de SP para observacoes astronomicas!
Fabao

Mensagem por Fabao »

a msg anterior eh minha...desculpe a nao identificacao...