
1) Guerras nucleares;
2) Catástrofes naturais como inundações, super aquecimento do planeta, meteóros, doenças, etc;
3) Super catástrofes como explosão de super nova nas proximidades, buracos negros e colisão com outro astro.
Se escaparmos a todas essas, haverá um momento final para o planeta e isso se dará dentro de 8 bilhões de anos quando o sol tornar-se uma gigante vermelha, tão gigante que abrangerá a órbita de Vênus e o céu será quase todo preenchido por essa enorme bola vermelha que derreterá tudo que há no planeta e talvez até a própria Terra.
Depois que o sol explodir tornando-se uma anã branca, se a Terra sobreviver, o que será pouco provável, tudo que restará de nosso sistema solar serão os planetas externos, talvez Marte e Terra, todos girando em torno de uma estrela pequena, pesada e fria. Tudo será escuro e frio.
Mas a vida na Terra, terá acabado bem antes disso tudo, pois a cada bilhão de ano, o sol fica 10% mais quente e dentro de 2 bilhões de anos a vida vegetal não resistirá mais e a maioria da vida animal perecerá. Nessa fase se ainda existirmos e tivermos propensão à vida, deveremos já ter conquistado meios de mudarmos para Marte e mais além.