Perguntas que a ciência não respondeu... ainda.
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
Perguntas que a ciência não respondeu... ainda.
Muitas questões atormentam a cabeça dos cientistas e até de pessoas comuns como nós e que ainda não foram respondidas. A Revista Science fez uma lista com 125 delas que poderão ser manchetes de jornais nos próximos anos. Confira:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 3353.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 3353.shtml
Editado pela última vez por lulu em 11 Jul 2005, 13:16, em um total de 1 vez.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
-
- Administrador
- Mensagens: 2942
- Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
- Localização: Florianopolis SC Brasil
Pera lah: essa eh pergunta eh minha!Euzébio escreveu:Penso que a pergunta principal deveria ser:
Qual o PORQUÊ de tudo isto...
Vc tem a resposta, nao?

(R: Porque deus quis).
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Eu adoraria ter a resposta, mas infelizmente não a tenho. Aliás, penso que a resposta tem sido a busca pelo Santo Graal da Filosofia, de todos os tempos!Gustavo Latorre escreveu:Pera lah: essa eh pergunta eh minha!Euzébio escreveu:Penso que a pergunta principal deveria ser:
Qual o PORQUÊ de tudo isto...
Vc tem a resposta, nao?![]()
(R: Porque deus quis).
Dizer que "porque Deus quis" não responde satisfatoriamente. Aí restaria a pergunta: "Mas por que Deus quis?"
Ad Honorem Extraterrestris
Os Deuses devem estar loucos
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
-
- Administrador
- Mensagens: 2942
- Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
- Localização: Florianopolis SC Brasil
hehehe
ok, ok.
Entao... deixa eu imaginar outra melhor ainda:
Por que os politicos roubam?
ok, ok.
Entao... deixa eu imaginar outra melhor ainda:
Por que os politicos roubam?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
-
- Mensagens: 112
- Registrado em: 10 Set 2005, 09:18
- Localização: Brasília
As 25 mais importantes por MAX DINIZ CRUZEIRO
- De que o Universo é feito?
O universo é feito de estruturas atômicas que se agregam e expelem entre si. A interação entre eles gera a matéria e energia, que ora se condensa ora se dilata em expansão. O complexo num todo gera uma biosfera que no século XXI chamamos de Universo.
O processo de agregação e desagregação é sistêmico e energia se condensa em plasma, matéria, luz, incandescências, densidades e todos estes estados atômicos podem assumir tais propriedades. Átomos são formados por choques de intensidades de energia. E a cada momento o ciclo se renova da matéria ao que não podemos ver, denominado vazio.
- Qual é a base biológica da consciência?
A base biológica depende do referencial a que um cientista se prende. Se classifico consciência como a demonstração de inteligência e noção de si mesmo num meio, tenho que a base é o neurônio no caso humano.
Se analisar pela capacidade e absorção de estímulos, dados fatores do meio, então a base poderia ser a magnetita (um metal que orienta a estrutura direcional de um ser vivo) no caso de bactérias que precisam deste impulso para deslocar até o alimento.
Quaisquer princípios físicos podem ser ativadores de mecanismos biológicos que, como sensores, captam as variações do ambiente e interpretam na forma de contra-estímulos que auxiliam na manutenção da vida.
- Por que os humanos têm tão poucos genes?
A falta de necessidade atrofia um membro. Assim também é a genética, quando deixamos de utilizar determinada capacidade então ela se degenera nas gerações seguintes. Um processo lento quase que imperceptível.
A multifuncionalidade é outro fator de agregação genética. Quando um organismo se torna complexo e as funções orgânicas passam a ser desempenhadas de forma múltipla. Um grupo de funcionalidades orgânicas se funde a estruturas que incorporem a dinâmica de fluxo de suas tarefas. Assim, caso fossem necessários 3 genes para exercer determinada atividade a agregação, devido a melhora do desempenho, necessitará apenas de 3 genes. E o gene que deixou de controlar aquela atividade será absorvido por outras funções e perderá o status de controlador daquela tarefa especifica.
O ser humano tem poucos genes devido a evolução em relação ao meio aliado ao desenvolvimento da inteligência.
- Até que ponto há um elo entre variação genética e saúde?
Para responder é necessário conceituar:
Variação genética: diferenças no genótipo e fenótipo de seres vivos que distinguem um ser vivo do outro.
Saúde: percepção de que um ser vivo em relação ao seu desenvolvimento corpóreo de que não está sendo afetado por nenhum fator que cause uma degeneração de sua estrutura biológica.
Quanto mais inteligente for um genótipo menor é a chance de uma pessoa vir a não ser saudável, porque aquela função específica do gene trabalhará de forma mais eficiente que estruturas menos desenvolvidas.
- As leis da física podem ser unificadas?
As leis da física podem ser unificadas desde que sejam criados axiomas da mesma forma que a matemática pode ser unificada. Os axiomas serviriam de conversores de base propiciando a migração de um modelo Físico para outro.
- Quanto à vida humana pode ser aumentada?
Uma célula humana tem a capacidade de se reproduzir, multiplicar e permanecer ativa até que extinga seu período de funcionamento. O homem poderá elevar sua vida em até 10 vezes se conseguir controlar o processo de reprodução e funcionamento das células. Não conseguirá ultrapassar muito além disto, devido o efeito corrosivo da atmosfera sobre os organismos vivos.
Para o século XXI existem países que já estão com expectativa de vida acima dos 80 anos. E existem pessoas que conseguem viver até seus 120 anos. É possível que até o final do século XXI a expectativa tenda aos 120 anos devido ao avanço da medicina com a tecnologia. Em 2050, a expectativa de vida deverá elevar-se em 20 anos.
- O que controla a regeneração de órgãos?
O fígado humano é o órgão que melhor consegue regenerar suas funções vitais. O grande controlador do corpo humano é o cérebro. É ele que estimula zonas afetadas a provocarem uma reação em cadeia para restabelecer as funções afetadas.
- Uma célula de pele pode virar um neurônio?
Recentemente descobriu-se que uma celular de pele pode servir, em termos de uso, similarmente a uma celular tronco. Por este princípio descoberto, uma vez estimulada e devidamente alimentada para desenvolver-se como um neurônio ela irá adquirir a função.
Não é demais lembrar que uma abelha se torna rainha pela ingestão de geléia real.
- Como uma única célula "adulta" pode gerar uma planta inteira?
Pelo princípio da hereditariedade. Onde a parte herdeira transmite sua carga genética para as células derivadas do crescimento que, em termos de unidade embrionária, repassa todas as informações necessárias para que a planta evolua conforme estava geneticamente programada para sua espécie.
- Como o interior da Terra funciona?
Um receptor de calor e um gerador de campo eletromagnético que irá servir para a drenagem de mais ondas de calor que adentrar sob a atmosfera terrestre.
- Estamos sozinhos no Universo?
Não estamos sozinhos no universo. A prova são os círculos ingleses cuja existência de registros data de 1800 para cá.
- Como e onde a vida na Terra surgiu?
A vida surgiu na terra pela viagem de microorganismo no espaço que vieram parar aqui por impacto em meteoros e meteoritos. A vida se espalhou no princípio como num experimento que foi contaminado por um fungo ou bactéria. E desta mistura microbiana que encontrou calor necessário que as despertou do espaço gélido sob hibernação, povoou a crosta terrestre e encontrou as condições ideais para se multiplicar e associarem em organismos mais complexos.
- O que determina a diversidade das espécies?
Tipo de alimentação, exposição a luz, exposição a fontes de calor, umidade, temperatura, água, associação com outros organismos vivos, comportamento do grupo, ...
Não existe um fator determinante, existe um grupo de fatores associados que fazem uma espécie nova surgir ou desaparecer.
- Que mudanças genéticas nos tornaram humanos?
Mudanças genéticas derivadas principalmente de aquecimento global por fontes radioativas, ingestão de fósforo, ingestão de cálcio, aumento da caixa craniana (neurônios), resistência imunológica pela observação da natureza...
- Como as memórias são gravadas e recuperadas?
Simples: através de níveis de substâncias químicas. Existem neurônios controladores dentro da psique humana capazes de identificar um estímulo e codifica-lo em termos químicos de forma semelhante ao que está gravado no cérebro. Uma vez a percepção indicando a coincidência, dispara um feixe de energia 9 mHz que o conduzirá a uma resposta ou contra-estímulo.
- Como o comportamento cooperativo evoluiu?
Evoluiu da herança genética de bactérias que descobriram que suas existências eram prolongadas pelo compartilhamento de espaço e alimentos. O restante é decorrente das inúmeras formas associativas que tornou o comportamento social um padrão entre os seres vivos.
- Como dar abrangência às descobertas da biologia molecular?
Através da abertura de escolas primárias para os pesquisadores, em linguagem clara e simples as bases da ciência e mostrando a importância dela para o desenvolvimento da sociedade.
- Até onde podemos levar a automontagem química?
Até o ponto de fundirmos átomos uns aos outros os transformando em circuitos integrados para armazenar e transmitir informação.
- Quais são os limites da computação convencional?
A inserção de uma estrutura computacional na forma orgânica, reorganizando os neurônios de um ser humano numa estrutura computacional que maximiza a utilização do cérebro pela máquina humana. Em outras palavras seria o mesmo que embutir um software dentro de uma caixa craniana.
- Podemos desligar seletivamente respostas imunológicas?
Podemos pelo funcionamento inadequado do cérebro humano, inibindo a fabricação de substâncias orgânicas e pela incubação de patógenos que seletivamente inibem respostas do organismo.
- A incerteza quântica tem fundações mais profundas?
“De acordo com este princípio, para prever a posição e velocidade futuras de uma partícula é necessário poder medir a posição e velocidade atuais. Para se observar a partícula é necessário fazer incidir sobre ela um raio de luz, por exemplo.”
Sim, na origem da matéria. E no meio em que a partícula se desloca. Saber a posição inicial e velocidade são apenas dois vetores que traduzem apenas uma porcentagem do evento. Dependendo da magnitude a ser medida o resultado de um experimento seria altamente impreciso.
- É possível criar uma vacina contra o HIV?
Sim. Principalmente retirando das células tronco o fator que ativa a defesa do sistema imunológico.
- Quão quente será o mundo-estufa?
Quão grande for nossa falta de racionalização da utilização dos recursos terrestres.
O grande desafio é transformar a variável CRESCIMENTO um benefício para a biosfera e não um prejuízo.
O aquecimento segue uma tendência de variação de [0,5°;1°] ao ano de forma sazonal e imperceptível as vezes. Fenômenos climáticos surgem em virtude da elevação diminuta e reequilibram o sistema até que novamente torna-se a elevar mais uma vez e a reequilibrar. A ciclicidade é um efeito sistêmico que o planeta tenta absorver os novos estímulos e reage para tentar manter o campo eletromagnético dentro da nova realidade.
- O que pode substituir o petróleo, e quando?
Hidrogênio em 20 anos
Álcool em utilização
Água – em 100 anos
Biodiesel - em 10 anos
Solar - 50 anos
Elétrica – 15 anos
- Malthus continuará errando?
“O crescimento da população tende sempre a superar a produção de alimentos, o que torna necessário o controle da natalidade.”
Malthus não está errado, esta realidade pode ser sentida em alguns países do mundo.
O certo é que o globo tem um limite de pessoas. Quando este limite for atingido se a capacidade técnica de produzir alimentos não for suficientes então métodos anti-conceptivos devem ser adotados em massa para evitar um mal maior.
O universo é feito de estruturas atômicas que se agregam e expelem entre si. A interação entre eles gera a matéria e energia, que ora se condensa ora se dilata em expansão. O complexo num todo gera uma biosfera que no século XXI chamamos de Universo.
O processo de agregação e desagregação é sistêmico e energia se condensa em plasma, matéria, luz, incandescências, densidades e todos estes estados atômicos podem assumir tais propriedades. Átomos são formados por choques de intensidades de energia. E a cada momento o ciclo se renova da matéria ao que não podemos ver, denominado vazio.
- Qual é a base biológica da consciência?
A base biológica depende do referencial a que um cientista se prende. Se classifico consciência como a demonstração de inteligência e noção de si mesmo num meio, tenho que a base é o neurônio no caso humano.
Se analisar pela capacidade e absorção de estímulos, dados fatores do meio, então a base poderia ser a magnetita (um metal que orienta a estrutura direcional de um ser vivo) no caso de bactérias que precisam deste impulso para deslocar até o alimento.
Quaisquer princípios físicos podem ser ativadores de mecanismos biológicos que, como sensores, captam as variações do ambiente e interpretam na forma de contra-estímulos que auxiliam na manutenção da vida.
- Por que os humanos têm tão poucos genes?
A falta de necessidade atrofia um membro. Assim também é a genética, quando deixamos de utilizar determinada capacidade então ela se degenera nas gerações seguintes. Um processo lento quase que imperceptível.
A multifuncionalidade é outro fator de agregação genética. Quando um organismo se torna complexo e as funções orgânicas passam a ser desempenhadas de forma múltipla. Um grupo de funcionalidades orgânicas se funde a estruturas que incorporem a dinâmica de fluxo de suas tarefas. Assim, caso fossem necessários 3 genes para exercer determinada atividade a agregação, devido a melhora do desempenho, necessitará apenas de 3 genes. E o gene que deixou de controlar aquela atividade será absorvido por outras funções e perderá o status de controlador daquela tarefa especifica.
O ser humano tem poucos genes devido a evolução em relação ao meio aliado ao desenvolvimento da inteligência.
- Até que ponto há um elo entre variação genética e saúde?
Para responder é necessário conceituar:
Variação genética: diferenças no genótipo e fenótipo de seres vivos que distinguem um ser vivo do outro.
Saúde: percepção de que um ser vivo em relação ao seu desenvolvimento corpóreo de que não está sendo afetado por nenhum fator que cause uma degeneração de sua estrutura biológica.
Quanto mais inteligente for um genótipo menor é a chance de uma pessoa vir a não ser saudável, porque aquela função específica do gene trabalhará de forma mais eficiente que estruturas menos desenvolvidas.
- As leis da física podem ser unificadas?
As leis da física podem ser unificadas desde que sejam criados axiomas da mesma forma que a matemática pode ser unificada. Os axiomas serviriam de conversores de base propiciando a migração de um modelo Físico para outro.
- Quanto à vida humana pode ser aumentada?
Uma célula humana tem a capacidade de se reproduzir, multiplicar e permanecer ativa até que extinga seu período de funcionamento. O homem poderá elevar sua vida em até 10 vezes se conseguir controlar o processo de reprodução e funcionamento das células. Não conseguirá ultrapassar muito além disto, devido o efeito corrosivo da atmosfera sobre os organismos vivos.
Para o século XXI existem países que já estão com expectativa de vida acima dos 80 anos. E existem pessoas que conseguem viver até seus 120 anos. É possível que até o final do século XXI a expectativa tenda aos 120 anos devido ao avanço da medicina com a tecnologia. Em 2050, a expectativa de vida deverá elevar-se em 20 anos.
- O que controla a regeneração de órgãos?
O fígado humano é o órgão que melhor consegue regenerar suas funções vitais. O grande controlador do corpo humano é o cérebro. É ele que estimula zonas afetadas a provocarem uma reação em cadeia para restabelecer as funções afetadas.
- Uma célula de pele pode virar um neurônio?
Recentemente descobriu-se que uma celular de pele pode servir, em termos de uso, similarmente a uma celular tronco. Por este princípio descoberto, uma vez estimulada e devidamente alimentada para desenvolver-se como um neurônio ela irá adquirir a função.
Não é demais lembrar que uma abelha se torna rainha pela ingestão de geléia real.
- Como uma única célula "adulta" pode gerar uma planta inteira?
Pelo princípio da hereditariedade. Onde a parte herdeira transmite sua carga genética para as células derivadas do crescimento que, em termos de unidade embrionária, repassa todas as informações necessárias para que a planta evolua conforme estava geneticamente programada para sua espécie.
- Como o interior da Terra funciona?
Um receptor de calor e um gerador de campo eletromagnético que irá servir para a drenagem de mais ondas de calor que adentrar sob a atmosfera terrestre.
- Estamos sozinhos no Universo?
Não estamos sozinhos no universo. A prova são os círculos ingleses cuja existência de registros data de 1800 para cá.
- Como e onde a vida na Terra surgiu?
A vida surgiu na terra pela viagem de microorganismo no espaço que vieram parar aqui por impacto em meteoros e meteoritos. A vida se espalhou no princípio como num experimento que foi contaminado por um fungo ou bactéria. E desta mistura microbiana que encontrou calor necessário que as despertou do espaço gélido sob hibernação, povoou a crosta terrestre e encontrou as condições ideais para se multiplicar e associarem em organismos mais complexos.
- O que determina a diversidade das espécies?
Tipo de alimentação, exposição a luz, exposição a fontes de calor, umidade, temperatura, água, associação com outros organismos vivos, comportamento do grupo, ...
Não existe um fator determinante, existe um grupo de fatores associados que fazem uma espécie nova surgir ou desaparecer.
- Que mudanças genéticas nos tornaram humanos?
Mudanças genéticas derivadas principalmente de aquecimento global por fontes radioativas, ingestão de fósforo, ingestão de cálcio, aumento da caixa craniana (neurônios), resistência imunológica pela observação da natureza...
- Como as memórias são gravadas e recuperadas?
Simples: através de níveis de substâncias químicas. Existem neurônios controladores dentro da psique humana capazes de identificar um estímulo e codifica-lo em termos químicos de forma semelhante ao que está gravado no cérebro. Uma vez a percepção indicando a coincidência, dispara um feixe de energia 9 mHz que o conduzirá a uma resposta ou contra-estímulo.
- Como o comportamento cooperativo evoluiu?
Evoluiu da herança genética de bactérias que descobriram que suas existências eram prolongadas pelo compartilhamento de espaço e alimentos. O restante é decorrente das inúmeras formas associativas que tornou o comportamento social um padrão entre os seres vivos.
- Como dar abrangência às descobertas da biologia molecular?
Através da abertura de escolas primárias para os pesquisadores, em linguagem clara e simples as bases da ciência e mostrando a importância dela para o desenvolvimento da sociedade.
- Até onde podemos levar a automontagem química?
Até o ponto de fundirmos átomos uns aos outros os transformando em circuitos integrados para armazenar e transmitir informação.
- Quais são os limites da computação convencional?
A inserção de uma estrutura computacional na forma orgânica, reorganizando os neurônios de um ser humano numa estrutura computacional que maximiza a utilização do cérebro pela máquina humana. Em outras palavras seria o mesmo que embutir um software dentro de uma caixa craniana.
- Podemos desligar seletivamente respostas imunológicas?
Podemos pelo funcionamento inadequado do cérebro humano, inibindo a fabricação de substâncias orgânicas e pela incubação de patógenos que seletivamente inibem respostas do organismo.
- A incerteza quântica tem fundações mais profundas?
“De acordo com este princípio, para prever a posição e velocidade futuras de uma partícula é necessário poder medir a posição e velocidade atuais. Para se observar a partícula é necessário fazer incidir sobre ela um raio de luz, por exemplo.”
Sim, na origem da matéria. E no meio em que a partícula se desloca. Saber a posição inicial e velocidade são apenas dois vetores que traduzem apenas uma porcentagem do evento. Dependendo da magnitude a ser medida o resultado de um experimento seria altamente impreciso.
- É possível criar uma vacina contra o HIV?
Sim. Principalmente retirando das células tronco o fator que ativa a defesa do sistema imunológico.
- Quão quente será o mundo-estufa?
Quão grande for nossa falta de racionalização da utilização dos recursos terrestres.
O grande desafio é transformar a variável CRESCIMENTO um benefício para a biosfera e não um prejuízo.
O aquecimento segue uma tendência de variação de [0,5°;1°] ao ano de forma sazonal e imperceptível as vezes. Fenômenos climáticos surgem em virtude da elevação diminuta e reequilibram o sistema até que novamente torna-se a elevar mais uma vez e a reequilibrar. A ciclicidade é um efeito sistêmico que o planeta tenta absorver os novos estímulos e reage para tentar manter o campo eletromagnético dentro da nova realidade.
- O que pode substituir o petróleo, e quando?
Hidrogênio em 20 anos
Álcool em utilização
Água – em 100 anos
Biodiesel - em 10 anos
Solar - 50 anos
Elétrica – 15 anos
- Malthus continuará errando?
“O crescimento da população tende sempre a superar a produção de alimentos, o que torna necessário o controle da natalidade.”
Malthus não está errado, esta realidade pode ser sentida em alguns países do mundo.
O certo é que o globo tem um limite de pessoas. Quando este limite for atingido se a capacidade técnica de produzir alimentos não for suficientes então métodos anti-conceptivos devem ser adotados em massa para evitar um mal maior.
Sempre existe algo para aprender e evoluir para quem quiser conhecimento e evolução. Para quem não quer sempre existirá algo também para se fazer.
-
- Mensagens: 112
- Registrado em: 10 Set 2005, 09:18
- Localização: Brasília
Migrei meus dados para outro tópico
Lulu como responder as 125 questões ira carregar este link eu resolvi abrir um tópico com todas as respostas científicas que você mencionou aqui.
Vamos montar um banco de dados para cada uma das questões e formar uma teoria sólida.
Max Diniz Cruzeiro
Vamos montar um banco de dados para cada uma das questões e formar uma teoria sólida.
Max Diniz Cruzeiro
Sempre existe algo para aprender e evoluir para quem quiser conhecimento e evolução. Para quem não quer sempre existirá algo também para se fazer.
-
- Administrador
- Mensagens: 2942
- Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
- Localização: Florianopolis SC Brasil
Acho que vamos ressucitar a discussao sobre Malthus.
Os paises onde o modelo maltusiano continua funcionando tem problemas serios com educaçao e pobreza. Fica facil prever o futuro desses paises espelhando-os nos paises desenvolvidos (vide Brasil e Argentinha: cada seculo que passa mais proximos do modelo europeu).
Quem duvida da afirmaçao acima, precisa apenas estudas as piramides etarias dos dois paises para 100-50-10 anos atras. A piramide de nosso pais esta cada vezs mais proxima da dos paises europeus (topo mais largo e grande concentraçao no meio, com base mais estreita - leia-se mais idosos e muito menos crianças, quando comparado com paises jovens - muitas crianças - caracteristica de subdesenvolvimento).
Logo o problema que leva ao comportamento malthusiano da sociedade (crescer ate explodir) tem origem educacional e cultural, sendo solucionado com o tempo. A populaçao das culturas mais antigas vai decaindo (o cresc vegetativo da europa hoje eh negativo em muitos paises) e o mesmo ja esta acontecendo com os paises pobres. Precisamo apenas de mais uns 100 anos.
O que se verifica hoje, eh que a populaçao da Terra tende ao equilibrio, e ate a diminuiçao. Ate que haja outra mudança no comportamento da sociedade - ninguem quer mais ter 3 filhos), o sistema progredirá dessa forma.
Malthus nao contava com o desenvolvimento intelectual do povo. Errou ai.

Os paises onde o modelo maltusiano continua funcionando tem problemas serios com educaçao e pobreza. Fica facil prever o futuro desses paises espelhando-os nos paises desenvolvidos (vide Brasil e Argentinha: cada seculo que passa mais proximos do modelo europeu).
Quem duvida da afirmaçao acima, precisa apenas estudas as piramides etarias dos dois paises para 100-50-10 anos atras. A piramide de nosso pais esta cada vezs mais proxima da dos paises europeus (topo mais largo e grande concentraçao no meio, com base mais estreita - leia-se mais idosos e muito menos crianças, quando comparado com paises jovens - muitas crianças - caracteristica de subdesenvolvimento).
Logo o problema que leva ao comportamento malthusiano da sociedade (crescer ate explodir) tem origem educacional e cultural, sendo solucionado com o tempo. A populaçao das culturas mais antigas vai decaindo (o cresc vegetativo da europa hoje eh negativo em muitos paises) e o mesmo ja esta acontecendo com os paises pobres. Precisamo apenas de mais uns 100 anos.
O que se verifica hoje, eh que a populaçao da Terra tende ao equilibrio, e ate a diminuiçao. Ate que haja outra mudança no comportamento da sociedade - ninguem quer mais ter 3 filhos), o sistema progredirá dessa forma.
Malthus nao contava com o desenvolvimento intelectual do povo. Errou ai.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)