Pelo que se sabe, graças às crônicas e às antigas tradições lendárias, Paititi teria sido uma imensa cidade que teria sido encoberta em algum lugar da Floresta Amazônica peruana. É uma cidade pela qual se tem buscado por toda a América do Sul. Mas, desde cerca de cinquenta anos, a pesquisa se concentrou no sudeste do Peru, na Amazônia peruana. O que parece lógico, porque Paititi está ligada ao Império Inca. E o Peru moderno constitui o que era o centro deste Império: o Tawantinsuyu.
Segundo o blog "Noite Sinistra", No ano de 2011 durante as comemorações do centenário da descoberta de Machu Picchu no Perú,o historiador e geógrafo francês Thierry Jamin garante estar perto de desvendar o mistério sobre Paititi. Segundo ele, o Vale de Lacco, porta de entrada para a Amazônia peruana, guarda "cidades ancestrais complexas unidas por caminhos incas", assim como o que há no Vale Sagrado, nos arredores de Cuzco.
Jamin explora a região do Lacco há 13 anos e acredita que em breve poderá anunciar ao mundo uma grande descoberta na área do Santuário Natural Megantoni. Ele está convicto de que o "Eldorado Inca", cuja referência aparece em texto do jesuíta Andrea López escrito no século 17, vai deixar de ser lenda para se transformar em realidade. Um antigo mapa guardado num museu de Cuzco registra: "Coração do coração, terra índia do Paititi, a cujas gentes se chamam índios: todos os reinos limitam com ele, mas ele não limita com nenhum".

Antigo mapa em couro do século XVII onde supostamente se representa a região onde estaria situada a cidade perdida de Paititi…
Leia mais em:
http://www.granpaititi.com/index.php?id=10&lang=en