Portugueses e Extraterrestres no século XX.

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Portugueses e Extraterrestres no século XX.

Mensagem por Alexandre »

...



Imagem

Trabalho coordenado pelo professor Joaquim Fernandes reúne conteúdo inédito e fundamental sobre a relação da cultura portuguesa com 'os outros mundos'.


Os portugueses se tornaram famosos como navegadores e descobridores de outros mundos, dentro do nosso mundo. Mas, também, ao contrário disso, os portugueses sempre reconhecem que receberam visitas de desconhecidos "descobridores", possivelmente oriundos de outros mundos.

A história mostra que ao longo do século XX, milhares de portugueses confrontaram-se com o inesperado e o desconhecido, vindos de algures e agindo de maneira inteligente. Em 100 anos, foram registrados cerca de 800 "encontros súbitos", por vezes, traumáticos. Tais fenômenos sempre envolveram o avistamento e “luzes” e objetos voadores de natureza alienígena, inclusive, seres insólitos, de corpos estranhos e com pouca aparência humana.

Após um árduo trabalho desenvolvido por diversos pesquisadores portugueses, os arquivos do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal apresenta um raio x do ideário extraterrestre nas terras portuguesas. O trabalho mostra que as incríveis experiências e visões celestes foram protagonizadas por cidadãos comuns e permanecem sem respostas científicas à altura de tais ocorrências.

A obra “De outros Mundos: Portugueses e Extraterrestres no século XX” (Planeta Editora, de Lisboa, 2009), coordenada pelo professor Joaquim Fernandes, da Universidade Fernando Pessoa, registra, e aborda justamente essa relação entre o povo de Portugal e as alegadas criaturas exógenas ocorridas naquele país ao longo do século passado.

Trata-se de uma análise multidisiciplinar com base em 19 trabalhos, se constituindo em um estudo singular, envolvendo experimentados investigadores e teóricos portugueses num projeto inédito. Segundo Fernandes, "Da antropologia à física, passando pela psicologia e a religião, variadas são as propostas de leitura e interpretação destas caprichosas “observações” e dos eventuais agentes que as provocam".

Por conta de sua proposta e seu formato, esta antologia, se torna a primeira no seu gênero, em língua portuguesa e contou com a elaboração de uma vasta equipe de acadêmicos lusos que propõem "uma digressão por 'outros mundos' que se atravessaram, subitamente, no quotidiano normal de pessoas normais".

O trabalho sintetiza uma visitação aos casos de contatismo com o desconhecido mais intrigantes da cultura portuguesa, onde o leitor é guiado por especialistas, de diferentes disciplinas, aos conceitos, ideias e imagens geradas no país durante o último século.

"Investigadores das principais universidades portuguesas juntaram-se a este esforço coletivo que tende a dignificar o tratamento de um tema com evidentes repercussões nos domínios da prospectiva das crenças noutras formas de vida fora do nosso planeta e dos seus impactos sociais e individuais", afirma Fernandes.


O professor Joaquim Fernandes é autor de diversos estudos e publicações abordando a influência extraterrestre na cultura portuguesa. Juntamente com a autora Fina D’Armada, ele revolucionou a interpretação das notórias ocorrências registradas em Fátima, Portugal, no ano de 1917. Para ele, aquele que foi o maior evento do contatismo português, deveria ser visto à parte das paixões religiosas e sob à luz da ciência, pois que teria se tratado de uma “intervenção extraterrestre”.
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Parece bom!
Ad Honorem Extraterrestris
Avatar do usuário
Cavaleiro
Moderador
Mensagens: 895
Registrado em: 04 Ago 2009, 11:10
Localização: Portugal

Mensagem por Cavaleiro »

Já li.
Não é o típico livro sobre OVNIs onde se relatam os casos e se fazem algumas análises sobre os acontecimentos.
É um estudo sobre o fenómeno OVNI em Portugal.
São apresentados alguns cruzamentos de dados entre pormenores de casos e o meio humano onde se dão esses casos. O tipo de pessoa que é testemunha, idade, sexo, região dopais, hora, etc, etc, etc.
Só há uma coisa que não gostei no livro, o tipo de discurso empregue. São usadas palavras muito “finas”, muito elaboradas e isso torna a leitura muito pesada e por vezes desinteressante.
Os estudos são de diversos autores da área da sociologia, história, etc.

Pessoalmente não foi o que estava à espera.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Embora reconheça no Prof. Joaquim Fernandes uma mente brilhante nestes estudos e no comportamento do pensamento.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)